29 de julho de 2017

São Bento (Paraíba)


São Bento (Paraíba)

São Bento, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Catolé do Rocha. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 29.659 habitantes. Área territorial de 248 km².
  •  

História

Pouco se sabe das verdadeiras origens do atual município de São Bento. Tem-se apenas notícia de que em fins do século XIX, habitava a região um senhor conhecido como "Catonho" com sua família e alguns moradores de sua propriedade - fazenda conhecida como Cascavel. Pouco tempo depois, por ali passou um sacerdote, cujo nome é desconhecido, que terá batizado o lugar de São Bento.
E assim permaneceu até nossos dias. Foi escolhido como padroeiro do lugar São Sebastião e, em sua honra, construída uma capela, concluída em 1889. A primeira missa foi celebrada pelo padre Emídio Cardoso. Suas terras pertenciam a Brejo do Cruz.
Fundada nas margens do Rio Piranhas, a cidade desenvolveu um grande potencial na indústria de redes de dormir sendo a maior produtora nacional deste produto. Atualmente, São Bento exporta redes para todo os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África e Europa.
Anualmente são farbricadas uma infinidade de toneladas de redes de dormir, gerando uma grande movimentação econômica no comércio interno. Isso se constituiu no principal fator pelo qual, diferentemente da maioria dos municípios do sertão paraibano, a população não sente necessidade para deslocar-se para os grandes centros urbanos do país. É por essa razão, que o município de São Bento apresente um bom indíce de crescimento de modo a possuir uma das maiores densidades demográficas do sertão paraibano.
São Bento é conhecida na região como a cidade que tem um índice 0% de desemprego e uma grande movimentação financeira, gerando um dos maiores ICMS do estado. São Bento também é conhecida pela fabricação de [Rede]s, que também é a atividade de maior geração de empregos da cidade. Suas redes são conhecidas em todo o Brasil, disputando lugar de destaque com a cidade de Jaguaruana, do estado do Ceará.
A cidade também oferece muitas possibilidades de entretenimentos. Conhecida como uma cidade festeira, dispõem de uma infinidade de atrações para o entretenimento, distribuido durante o ano. Cantores como Bruno e Marrone, Daniel, Leonardo, Banda Calipso, Reginaldo Rossi, Amado Batista, Raça Negra, já fiseram shows na "FOR HALL", principal casa de shows da cidade. As principais festas da cidade são: A festa de São Sebastião, 20 de janeiro; Vaqueijada, 29 de abril; São João fora de época, em julho; São Bento Fest, setembro.

 Geografia

Localizada no sertão nordestino, limita-se ao sudoeste com o município de Paulista/PB, ao oeste com Riacho dos Cavalo/PB, ao norte com Brejo do Cruz/PB, ao nordeste com jardim de Piranhas/RN e ao leste com Serra Negra do Norte/RN.

Hidrografia

São Bento é cortada pelo [[Rio Piranhas], este perenizado pelo açude de Coremas/Mãe d'água. O Rio Piranhas, além de servir para o uso vital e entretenimento, é indispensável à industrialização têxtil, uma vez que todas as indústrias do municípios necessitam de água em abundância para o tingimento dos fios utilizados na confecção de redes de dormir e artigos do gênero.

Transporte

Apesar do grande movimento de passageiros, a cidade não conta com um terminal rodoviário. A maior parte dos passageiros usam lotações - Transportes alternativos que circulam diariamente de São Bento-Catolé do Rocha, São Bento-Caicó/RN, São Bento-Pombal, São Bento - Campina Grande e São Bento-João Pessoa.Conta ainda com condução de São Bento-Natal e uma linha de ônibus da empresa Guanabara que sai de Catolé do Rocha/Brejo do Cruz/São Bento/Paulista/Pombal... até João Pessoa, capital do estado.


Nenhum comentário: