24 de novembro de 2016


AMIZADE, QUEM VIVE SEM ELA?

AMIZADE, QUEM VIVE SEM ELA?

 
O que vem a ser AMIZADE?
É um sentimento super complexo e difícil de ser explicado. É um sentimento assexuado, pois pode ser vivido por pessoas do mesmo sexo, bem como por pessoas de sexo diferente. E até mesmo sem sexo definido...
É um sentimento que está bem próximo do amor. Podemos ser amigos sem nos envolvermos amorosamente, da mesma maneira que podemos ser amigos de quem amamos de verdade. Aliás, se existir amor mesmo de fato, a amizade é parte imprescindível.
Sem dúvida alguma, a amizade é o suporte para que um amor se desenvolva, e dure muito tempo... o amor-desejo, pode acabar, mas o amor-amizade não...
Acontece que o tema agora é só amizade, deixemos o amor de lado, e vamos procurar entender porque conseguimos ser amigos de determinadas pessoas que cruzam nosso caminho, por vezes sem ter como nem porque.
Já falei por diversas vezes em afinidades. Elas existem, é claro. Também existem casos em que apesar de inexistirem, a Amizade se instala e fica, por motivos...sabe-se lá quais.
Por exemplo, entre centenas de colegas de trabalho com os quais convivemos, existem alguns que marcam mais a presença que outros. Ninguém sabe explicar porque ficamos mais amigos de alguns que de outros. O interessante, é que por vezes não é dos melhores, que ficamos amigos, mas sim daqueles com quem sentimos alguma afinidade.
Atualmente pela Internet então, acontecem coisas realmente extraordinárias no que diz respeito à Amizade.
Com a extrema facilidade "emaillatória", nos comunicamos com centenas (quiçá milhares) de pessoas diferentes. Não podemos saber se são fisicamente simpáticas. A dizer a verdade, sequer podemos saber se são sinceras, pois o que se escreve pode ou não exprimir os reais sentimentos das pessoas.
Contudo, de uma maneira inexplicável, sentimos surgir um certo vínculo maior com algumas pessoas e, dentre as muitas com quem trocamos mensagens, e-mails, piadas, confidências, ou seja lá o que for, sentimos uma simpatia maior por algumas do que por outras. São as pessoas que mais nos "tocam" o coração, os sentimentos. Por que? Ora, Porque... sabe-se lá... se existisse lógica, não teria a mínima graça.
Essa amizade internáutica é muito interessante, pois muitas vezes usamos esses "amigos especiais" para certos desabafos que não temos com quem fazer. Por que sentir essa confiança em alguém? Como explicar tal sentimento? Chega a ser um mistério o porque não conseguimos nos abrir, soltar nossas fantasias com quem está a nosso lado, e conseguimos fazê-lo com quem sequer conhecemos. Talvez justamente por isso. Chega a ser uma espécie de "Terapia Interneteira" . Que é bacana, é.
Posso não conseguir explicar esse "por que", mas acho sensacional fazer parte desse mundo doido. Faz com que nossas idéias se multipliquem. Por vezes fazem alguma consulta que requer uma certa pesquisa. E isso nos ajuda a evoluir. Temos que aprender a medir as palavras, saber o que se pode dizer e a quem.
Por motivos vários, perdemos contato com alguns desses amigos, e sempre fica a mesma sensação de quando perdemos um amigo "real". E é muito fácil terminar com uma comunicação. Basta mudar-se o e-mail, e pronto, fecha-se o circuito. A esse respeito sobre as amizades perdidas, li um pensamento muito interessante, que transcrevo abaixo:
A verdadeira riqueza é uma daquelas coisas a que só damos valor depois de sentirmos falta.
Finalmente aparece um pensamento com autor definido. Este é de autoria de um grande amigo meu... o famoso A. B. Desconhecido...

GRANDE SUSTO: O médico entra no quarto para examinar a paciente. Pouco depois, abre a porta do quarto, e pede uma chave de fenda. Em seguida, pede um alicate. O marido, muito assustado, pergunta: O que minha esposa tem, doutor? O médico irritado responde: Não sei...estou tentando ainda abrir a maleta...

Marcial Salaverry


COISAS DA ÁFRICA

 
Bem como estou rememorando os episódios que vivi no Congo, acabei me lembrando de muitas outras coisas, além dos fatos lá vividos, e, vejam bem amigos, a África não é só leões, elefantes, alegres aventureiros, e... africanos.
Também existe alguma sabedoria lá. De minhas lembranças, trago um provérbio africano muito interessante, que diz:
Nunca são esquecidas as lições aprendidas na dor.
Palavras simples, como simples é a vida que vive a população africana, de modo geral, mas, quanta verdade existe nessas palavras...
Realmente, ao "levarmos uma paulada na moleira", aprendemos que não devemos repetir o mesmo erro (errare humanum est, mas reincidirem em errum, burrarum est).
O interessante, é que dificilmente enxergamos que tal caminho, tal atitude pode magoar alguém que seja um pouco mais sensível que outros, e insistimos nesse erro, nessa atitude, até que, por vezes ferimos esse alguém de uma forma tal que fica bem mais difícil consertar a besteira cometida.
Muitas vezes, não reparamos, mas uma resposta brusca sem razão, uma brincadeira mal colocada, por vezes magoa muito. Agora, quando reparamos que o mal foi cometido e tratamos de corrigi-lo é sinal de bom senso e humildade, da mesma maneira que gostamos de ver uma mudança de atitude em quem nos magoa.
Quando sofremos algum revés, temos que ter a sabedoria de aprender a lição que a vida nos deu e, ao invés de lamentarmos o azar que nos atingiu, devemos é verificar se não fomos nós os errados, ao insistir num projeto, numa atitude inadequada.
Sempre devemos fazer uma análise bem acurada sobre o que passamos na vida... aproveitar cada percalço, cada problema, cada contratempo, e saber tirar proveito de tudo que aconteceu... é aí que reside nossa grande sabedoria. Fazer de cada insucesso, de cada acontecimento desagradável, um degrau para melhorias na vida.
Aproveitar os azares, e transformá-los em ponto de partida para o êxito.
Utilizar os erros cometidos para os acertos futuros.
Bem crianças, fica aqui a lição trazida da África: nunca beije um leão na boca...
Bem, não, não é bem essa, mas também é útil...
A lição verdadeira é : vejam a extensão de seus erros, e procurem não repeti-los
Nesses provérbios populares, sempre encontramos muita sabedoria, pois eles são produtos de experiências vividas.
A questão é saber interpretá-los.
Complementando a oportunidade de aproveitarmos sabedoria alheia, veja quanta sabedoria:
Envelhecer depois dos 90, é diferente do envelhecer depois dos 50 ou 60: envelhecemos sem nos sentirmos ofendidos... Tem outra vantagem adicional, ou seja, se conseguimos "envelhecer depois dos 90, é porque chegamos lá..."


Falando em África, vem a pequena história do garoto que diz para a mãe: Mas mamãe... você num disse que gostava do papai? E ela: Claro que gosto... dá mais um pedaço...

Marcial Salaverry


ESPALHAR AMIZADE

ESPALHAR AMIZADE

 
Pode parecer meio esquisito dizer-se "Espalhar Amizade". A explicação encontrei numa frase de Santa Catarina de Siena, que diz: Assim como os pés levam o corpo, os afetos transportam a alma.Assim, poderemos usar nossos atos para espalhar a amizade. Por exemplo, se soubermos de alguma história desagradável sobre uma pessoa, ao invés de contarmos a todos o que ocorreu, melhor será procurarmos essa pessoa, procurando saber de que maneira poderemos ajudá-la. Creio ser a melhor atitude.
Principalmente se essa história for muito séria... envolvendo algum segredo muito íntimo, algo que vá prejudicar muito essa pessoa, manchando sua reputação. Claro que, o melhor será mantermos esse segredo... secreto.
Penso que sempre devemos procurar divulgar boas notícias, sempre com o intuito de formar amigos, esse o grande objetivo da vida em sociedade.
Por outro lado, a Internet é um meio de comunicação em massa que atinge o mundo inteiro, e que melhor maneira de utilizá-la, senão como veículo de espalhar amizade.
Existe uma corrente muito forte que se incumbe dessa missão, repassando mensagens cheias de otimismo, amor, fé, carinho. Parabenizo a todos que se preocupam em espalhar amizade, usando essa grande arma que temos nas mãos.
Outra maneira de espalhar amizade, são os sites científicos, que sempre transmitem instruções sobre novos métodos de cura, sobre as pesquisas que estão sendo feitas no mundo inteiro, e descobrir esses métodos de cura, sem dúvida que é outra maneira de espalhar amizade, não acham?
Outra maneira de espalhar amizade, encontro nos sites que falam sobre terapias alternativas, como por exemplo aqueles sobre a yoga, que cuida tanto do corpo como do espírito.
Conheci diversas pessoas que, com o simples fato de lerem as publicações da filosofia yoga, encontraram solução para seus problemas de espírito e relacionamento, pois a yoga serve para "abrir a mente", espalhando paz e amizade.
Existem alguns sites que procuram "mexer" com a parte espiritual. Merecem uma boa leitura, nossa melhor atenção. Sempre são pensamentos e idéias que fazem um bem incrível para a alma. Principalmente para pessoas que estão com as idéias meio embaralhadas, precisando de alguma luz.
Nossos pés sempre nos levam aonde queremos ir, então usemo-los para procurar aqueles amigos ou parentes de quem já faz algum tempo não temos notícias.
Como? Agora temos Internet, e não precisamos mais dos pés? Claro... então, trocando os pés pelas mãos, vamos batucar o teclado, procurando comunicação com esses amigos eventualmente distantes, levando nosso afeto, transportando assim nossa alma, fazendo um contato de amizade.
Sempre sentimos a alma mais leve após dirigir uma palavra carinhosa para uma pessoa amiga, após fazermos um gesto de ajuda para alguém que necessita. Então crianças...
Vamos lá. Vamos deixar de lado toda a qualquer vontade de prejudicar quem quer que seja, e vamos engrossar a corrente otimista. Nos meus velhos tempos, era a filosofia da "Paz e Amor". E olha, até que dava resultado.

O aposentado, após deixar-se convencer pelo Gerente do Banco das vantagens de usar o cartão automático, chegou a uma conclusão interessante: não precisa mais esperar o banco abrir para entrar na fila.

Marcial Salaverry


Para Um Violão

Para Um Violão

Delasnieve Daspet

 

Jaz na parede, encostado,
aquele que foi testemunha
Dos meus loucos amores juvenis,
dos meus dissabores, de minhas desilusões,
dos meus sonhos mortos,
do nó na garganta que sufoca,
do cotovelo que se transforma
em dor no peito e mata.


Jaz, abandonado,
seis cordas que dedilhei,
no abraço colado ao corpo,
de manhã, a tarde,a noite,
nas madrugadas solitas,
da vida que escolhi,
quantas lágrimas soluçamos
em tuas notas.


Jaz, meu companheiro,
solitário e acabrunhado,
num canto jogado,
meus dedos já não tão ágeis,
já não te fazem vibrar como antes.

Fizemos tantas serestas,
polcas, guaranás, chamamés, fados,
em tuas cordas pungentes
todos os sonhos que perdi.

Meu violão,
meu amante,
companheiro,
vamos voltar à boêmia
com novas melodias,
cruzar com a lua altaneira,
versejando c'as estrelas,
beber do orvalho da madrugada
na perfumada brisa das campinas,
novos sonhos, novas saudades,
agora que o tempo já vai ficando
tão longo.... e tão tarde...

E eu, - me findo em canção
sem melodia, nas enluaradas
noites deste sertão.
__________________________
Delasnieve Daspet
27-04-03 - 00,39,00 hs
Campo Grande MS



Nosso destino está em nossas mãos

Nosso destino está em nossas mãos 


O meu destino está em tuas mãos
Em minhas mãos tu pusestes o teu destino
Nosso destino está em nossas mãos
Em nossas mãos está o nosso destino.

Mãos virtuosas, mãos frenéticas
Mãos ditosas, mãos calorosas
Mãos cálidas, mãos ávidas
Mãos que ampara, mãos que afaga.

Mãos que enlaçam, mãos que cativam
Mãos distintas, mãos puras
O nosso destino está em nossas mãos
Em nossas mãos está o nosso destino.

Mãos ponderadas, mãos plácidas
Mãos transparentes, mãos decisivas
O nosso destino está em nossas mãos
Em nossas mãos está o nosso destino.


"Aparecida Silva - "Andriella"
Pode chegar sem avisar


Dizer-te que estou feliz
Sem a tua companhia
Seria mentir ou esconder o que sinto.
Dizer-te que sem você estou triste
Seria abdicar do meu amor e da minha vida
Que está interligada a você!
Não estou feliz nem triste
Estou com muita saudade
Não me desfaço dos meus sonhos
Que para o seu bem ou mal
Estás presente em todos eles.
Nada nem ninguém
Poderá criar obstáculos
Para invalidar
Minha disposição de te amar.

Não precisa você se preocupar
Eu não deixei de te amar
Pode chegar sem avisar
Estou te esperando.

Aparecida Silva - "Andriella"

Nos amamos tanto

Nos amamos tanto
por uma ano e talvez mais,
depois nos deixamos
não lembro como foi.

Mas uma noite nos encontramos
por fatal combinação,
porque juntos nos abrigamos,
pela chuva, num portão.

Elegante com seu vel,
com um branco chapeuzinho,
dozes os olhos seus de céu,
sempre triste o seu rostinho.

E eu pensava a um sonho distante,
a um quartinho de um último andar,
quando de inverno no meu coração se apertava.
Como chovia, como chovia!

"Como estás?" lhe perguntei de improviso.
"Bem, obrigada", disse, "e tu?".
"Mais ou menos" e depois distraído:
"Olha que água vem abaixo!".

"Não me importa se me molho,
tanto a casa devo ir".
"Tenho o guarda chuva, te acompanho".
"Obrigada, não te incomodar".

Passa na hora um táxi,
eu o chamo, ela faz: "não",
digo: "Vai, sem medo,
vamos entrar", e ela entrou.

Assim suavemente eu peguei na sua mão
enquanto o pensamento vagava distante,
quando de inverno no meu coração se apertava.
Como chovia, como chovia!

Mas a lembrança do passado
foi para ela a maior dor,
porque ao mundo ela havia dado
a beleza e o candor.

Assim quando no seu portão
um sorriso acenou,
nos belos olhos de paixão
uma lagrima apareceu.

Eu nunca mais a revi,
se é feliz quem o sabe!
Mas se for rica, ou for perdida,
ela sempre terá saudade:

Quando uma noite num sonho distante
no táxi eu peguei na sua mão,
quando salvar-se ela ainda podia!
Como chovia...assim chorava!

Espaço Para o Amor

Espaço Para o Amor.

Delasnieve Daspet


Todos temos em nós
O
segredo de uma vida.
Abrigamos uma semente que
Se bem cuidada dará bons frutos.

Para que haja o seu crescimento
Depende de todo um acompanhamento.
De carinho e de delicadeza.

Tantas sementes são lançadas
Em corações duros e estéreis.
Indiferentes,
Sem espaços para o amor.

Há sementes em corações indecisos.
Coraçoes que se empolgam e emocionam,
Mas que são frios e insensiveis,
Que dão valor a dúvida.

Há sementes que fenecem
Em corações profanos
Cheios de medo e comodismo.

Existem sementes plantadas
Nas areias que cobrem as águas,
- Que tudo aceita -
Mas que não criam raízes.

A semente de que falo,
( Traz em si o segredo da vida )
Precisa de espaço.
De compromisso.
De justiça e da verdade.
Da generosidade da acolhida.
Eu falo do Amor.
___________________
Delasnieve Daspet
18-07-2002 12,00 hs
Campo Grande MS

LOUCO -

LOUCO -
Hoje eu sou louco de vez,
um pouco porque eu já era,
um pouco porque você me fez."

"Não posso simplesmente fechar os olhos e fingir que tudo está bem.
Tenho que parar de fugir da realidade:
estou te amando cada vez mais.
Infelizmente você não compreende isso."

"Amar é sofrer um instante de saudade é
sentir um segundo de ciúmes,
viver um momento de paixão."

"Talvez tenha sido por um olhar...
Talves por um sorriso...
Talvez tenha sido por aquelas palavras ou talvez aquele instante contigo...
Talvez um dia estaremos juntos e talvez tudo será esquecido...
Talvez possa existir outros momentos e aí quem sabe...
Nem tudo estará perdido."

"Te Amo, não somente pelo que és,
mas pelo que sou quando estou contigo!
Te Amo, porque puseste a mão pela minha alma e
passaste por debaixo de minhas fraquezas e com teu
Amor fizeste sair à luz toda a beleza que ninguém antes de
Ti conseguiu encontrar !!!"

"Prefiro acreditar que não nos dissemos adeus,
mas que nos separamos para que o destino nos dê um reencontro feliz..."

"Você é minha vida, você é minha alma.
Pois sem minha vida não posso viver,
pois não posso viver sem minha alma,
então não posso viver sem você.
É por isso que te amo tanto!"

"Não firas quem te ama,
pois o amor mal correspondido machuca e a ferida que se forma,
Mata !!!"

"Você me faz feliz mesmo quando a vida me faz Triste."

"Um dia te amei para esquecer alguém,
hoje para te esquecer não consigo amar ninguém."

"Os meus olhos te perguntam coisas que só o teu coração sabe responder."

"É duro não ser nada na vida de alguém que é tudo na vida da gente..."

"Depois que um corpo comporta outro corpo,
nenhum coração suporta o pouco."

"O destino une e separa pessoas.
Mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas,
que por algum motivo um dia nos fizeram feliz !!!"

"O único momento que não estou pensando em você,
é quando estou dormindo,
porque aí eu não estou pensando, estou sonhando."

"Se você pensa que não é ninguém para o mundo.
Tenha certeza que será o mundo para alguém, se ficar comigo."

"Nunca deixe uma lágrima cair por um homem que só te enxerga quando está solitária... "

"Meu sorriso foi a manifestação dos meus lábios,
pois meus olhos encontraram aquilo que meu coração procurava: