13 de novembro de 2014

Aqui e Agora

 Aqui e Agora


Às vezes, sinto que gostavas de apagar, para sempre, todos os traços do meu passado como se nunca tivessem existido, da mesma forma que me pedes para guardar debaixo do forro de papel da gaveta, as fotografias das mulheres que conheci. Sei que o meu passado te pesa cada vez que o presente o resgata, em telefonemas rápidos e cordiais que vou recebendo de outras mulheres que já passaram pela minha vida e com quem criei esse laço raro e difícil que sucede à desordem do amor quando este se extingue depois da dor e o segredo da pele já se esgotou. Em vão te explico que essas mulheres passaram com a leveza de uma pena ou a intensidade de uma tempestade. Nunca as vejo, mas também não preciso, primeiro porque a minha vida és tu, e por isso não fazem parte dela e depois porque em todas elas descobri coisas de que não gostava e foi isso que me ajudou a amar-te melhor.
Mas vocês não percebem isto nos homens; chamam-nos predadores, animais, insensíveis, como se não tivéssemos honra nem princípios nem coração. Nenhum homem quer magoar uma mulher, olhamo-vos com um misto de medo, admiração e incompreensão e se pudéssemos, construíamos um pedestal e uma escada para vocês subirem, mesmo que seja por escassas semanas. O que damos é o que temos de melhor, sem pensar porquê, nem como, nem até quando.
Mas vocês não, têm sempre que questionar tudo, inventar segredos e intenções em cada movimento que fazemos.
O que conta é o que vivo contigo, aqui e agora, que a pureza de sentir é não ter que pensar que amanhã ficarei triste se partires, e feliz se ainda me quiseres guardar, por isso, esquece o passado e não temas o futuro, porque tudo e nada está nas nossas mãos e é por isso que para nós o amor é uma coisa fácil, simples e transparente. Ou se ama, ou não se ama, e se eu sinto que te amo, sem ter de pensar se é verdade ou não, é porque deve mesmo ser, não achas?

Artista de Circo, Margarida Rebelo Pinto




Anjos De Luz

 Anjos De Luz

Hoje eu estava aqui no meu canto, pensando na vida, quando resolvi conversar com aquele amigo que está sempre a nosso lado o Anjo da Guarda:
- Meu querido e amado Anjo, como é a vida ai em cima?

Respondeu - me, o Anjo:
- Querido amigo sonhador, quem foi que te disse, que vivo aqui em cima?

- Mas, Anjos não vivem no céu, ao lado de Deus?

- Sim? Os Anjos de luzes vivem no céu ao lado de Deus, mas eu sou um Anjo da Guarda, e Anjos da Guarda, vivem ao lado de quem nós protegemos.

- Hum, então tu caminhas lado a lado comigo, nas minhas aventuras, no meu dia-a-dia?

- Exatamente, eu não descuido um só segundo da tua vida, dos teus afazeres, vivo iluminando o teu caminho, estou sempre a tua frente, preparando a tua chegada, desviando você dos perigos que ora, estejam em sua passagem.

- E como é o meu dia-a-dia, dou - lhe, muito trabalho?

- Meu caro amigo, desde que, foi me dada esta missão, procuro cumprir a risca todos os ensinamentos do mestre, para proteger - te, das horas difíceis, dos momentos alegres, tristes, de sua louca vida de aventuras e
quando recolhes para o teu sono, ainda dou - lhe, um beijo em seu coração, sem que uma palavra sua, venha-me, agradecer.

- Mas, meu amado Anjo, todas as noites quando eu vou deitar-me, faço minhas orações aos céus, agradecendo a graça recebida, por ter respirado em mais um dia.

- É Verdade, tu agradece aos céus, mas, esquece-se de que eu não vivo lá, vivo aqui, o agora, ao teu lado.
- Como faço então, para agradecê-lo?

- Simples... feche os olhos e diga: "Meu Anjo da Guarda, fazei com que eu não sofra nenhum tipo de ameaça, protege-me, dos ciúmes e dos olhos do mal, amém.

- Meu amado Anjo, só mais uma pergunta: quando um Anjo da Guarda, passa a ser um Anjo de luz
- Quando você meu amigo, subires aos céus, eu serei o teu Anjo de Luz.


Anjo amigo


Anjo amigo "
 


Só tu tens o dom de me fazer feliz
Tu és a razão do meu viver
És tudo que eu sempre quis
Minha luz, meu caminho, meu querer

A imagem de um anjo que desce
Que me ilumina, em todas as direções
E nas noites de frio me aquece
Ouço sua voz nas canções

Um anjo do céu que escolheu
A minha alma entre outras mil
O mundo todo ele me deu
E meu coração assim o sentiu

A Lua e as Estrelas, todas minhas
O Sol e o Mar em sua imensidão
Os Montes e a Estrada por onde caminhas
Não há tristeza, nem escuridão

Meu anjo, feliz eu sou contigo
E foi Deus que um dia escreveu
Que em você acharia um amigo
Que acharia meu destino, meu eu.

(Clarissa Watanabe)

Alberto Santos do Dumont

Alberto Santos do Dumont
Pai da Aviação
Estas notas são dedicadas aos meus patrícios que desejarem ver o nosso céu povoado pelos Pássaros do Progresso
Uma manhã, em São Paulo, com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindo-se a um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: "Já lhe dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital", e entregou-me títulos no valor de muitas centenas de contos. "Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz: vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um homem; prefiro que não se faça doutor; em Paris, com o auxílio de nossos primos, você procurará um especialista em física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude essas matérias e não se esqueça que o futuro do mundo está na mecânica. Você não precisa pensar em ganhar a vida; eu lhe deixarei o necessário para viver..."
*******************
14-BIS
"Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas previsões sobre o futuro dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá..."
Paris, França - 1905
Em 1906, Utilizando a barquinha do seu dirigível n°14 para equipar o seu "avião", SANTOS DUMONT, fez construir um velame celular biplano (Kit-Box) se aproveitando das tecnicas desenvolvidas pelo australiano Lawrence Hargrave,. À frente, uma célula cúbica realizada sobre o mesmo princípio é orientável para servir de leme e profundor, Duas rodas e um suporte, formam o tren de aterrissagem afixado a uma viga na fuselagem, que eh de um comprimento aproximado de dez metros. A hélice, situada na parte traseira, inicialmente impulsionada por um motor Antoinette de 24cv, o que sendo insuficiente para permitir a decolagem fora substituido posteriormente por um de 50cv. Após ensaios feitos com o 14-bis pendurado de cordas e de o dirigível, n°14, SANTOS DUMONT teve êxito ao fazer um primeiro salto de uma dezena de metros o dia 13 de Setembro de 1906.
*******************
1906
- Santos Dumont nº 12, helicóptero, 2 hélices. - Santos Dumont nº 14.
- Constrói um tipo de aeroplano aquático, com asas do tipo do papagaio celular de Hargrave. Experimenta o aparelho como planador, conseguindo, para isso, prende-lo a uma corda e esta a um barco-automóvel, que o impulsiona.
- Constrói novo aparelho um biplano e para testar seu equilíbrio e direção, prende-o sob o dirigível
nº 14, desprendendo, depois, deste. Mas o biplano fica conhecido por 14-Bis.
SET, 7. - Campo de Bagatelle. Consegue elevar-se no biplano por um segundo.
SET, 13. - Campo de Bagatelle. Faz no biplano (14-Bis) um pequeno vôo de 8 metros.
SET, 30. - Participa da Taça Gordon Bennet para balões livres, mas ferindo o braço numa transmissão teve que aterrissar perto de Bernay.
OUT, 23. - Campo de Bagatelle. Consegue elevar-se do solo a uma altura de cerca de um metro e a uma distância de 60 metros, ganhando a Taça Archdeacon, ofertada ao piloto que em sua máquina, e por seus próprios recursos, conseguisse voar através de um percurso de 25 metros.
Testemunhado e certificado pelo capitão FERBER, Ernest Archdeacon, e oficiais do Aéroclube da França.
NOV, 12. - Campo de Bagatelle. Novamente pilotando o seu 14-Bis consegue voar 220 metros. Estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo.
Este foi o primeiro "VÔO HUMANO, OFICIALMENTE HOMOLOGADO", do mais pesado que o ar.
"Criei um aparelho para unir a Humanidade e não para destruí-la."
(Santos Dumont)
Beijnhos da te... no seu coração!


(red)

PATOS - 101 ANOS
A porta para o Sertão

A história começou no século XVII, quando chegou à região, oriundo do Sertão baiano, o sertanista Antônio de Oliveira Lêdo, se fixando nas proximidades do Rio Espinharas. Ninguém imaginava que ali, na chamada “Porta do Sertão”, num futuro pró-ximo nasceria um povoado que se transformaria em vila e, depois, na próspera Patos, a maior e mais importante cidade da região, berço de Ernani Sátyro. Logo, passou a ser um dos refe-renciais econômicos da Paraíba, com destaque para o comércio e a indústria, especialmente no setor coureiro-calçadista. Aos 101 anos de emancipação política, Patos vive um momento de transformação, fruto da vocação e perseverança de um povo que tem na veia a força do sertanejo. Do algodão colorido ao turismo religioso, a “Morada do Sol” tem caminhado no rumo certo, rece-bendo a influência das milhares de pessoas de outras cidades e até de outros Estados que por lá fazem rota


Coriolano de Medeiros

Casa de Paulo Mendes, no trecho descampado,
E além, de João Gomes, avulta a moradia;
Bem no centro do pátio, o norte defrontado,
Sorri o templozinho da Senhora da Guia.
Moradas de vaqueiros, currais aonde o gado
Rumina e muge triste à mutação do dia;
No milharal viçoso, ou verde ou sazonado,
Debicam periquitos, farfalha a ventania.
Pegas e Panatis, de tangas bem vermelhas,
Guardam porcos e cabras, bezerros e ovelhas,
E de lavoura cobrem do vale grandes tratos.
Paira atrás a lagoa e na frente o Pinharas,
Restrito no verão a fios de águas claras...
E assim no meu sertão um dia surgiu Patos!
Origens

Situada no sertão da Paraíba, a cidade de Patos foi fundada por Paulo Mendes de Figueiredo que, juntamente com alguns familiares, doou, em 1768, uma parte de seu patrimônio para que se erigisse uma capela em louvor de Nossa Senhora, em torno da qual teve origem a cidade. Em 1833 foi instalada a Câmara, criando-se, assim, o Município. A antiga Imperial Vila dos Patos foi elevada a cidade em 1903, através da Lei Estadual n. 200, de 24 de outubro de 1903, de iniciativa do deputado José Campelo de Albuquerque Galvão.

Desenvolvimento

Possui, hoje, uma população em redor de cem mil habitantes e constitui-se no mais importante centro comercial, industrial, e de serviços da região. De aspecto urbanístico aprazível, ruas largas e movimentadas, muitas delas asfaltadas, possui equipamentos necessários para tornar menos árida a existência em uma área castigada por um sol inclemente durante a maior parte do ano. Modernos edifícios já freqüentam a paisagem urbana. A cidade é banhada pelo rio Espinharas, que pode ser considerado um rio urbano, pois nasce às portas da cidade, pela junção de dois outros rios: Farinha e Cruz. Dispõe de um hospital e uma Maternidade, públicos, assim como de um hospital infantil e inúmeras clínicas especializadas particulares. O lazer da população é proporcionado por cinema, clubes e festejos populares realizados em diferentes épocas do ano. Veja abaixo o Calendário Socio-cultural da cidade. Como pontos de atração turística, destacam-se a Fundação Ernani Sátyro, entidade que guarda o acervo bibliográfico e arquivístico do ex-Governador paraibano e onde ele está sepultado; a Igreja da Conceição, vetusto templo colonial; o santuário d'A CRUZ DA MENINA, na saída para Pombal, às margens da BR-230; o Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, no vizinho município de Teixeira e a pedra do Tendó, a vinte quilômetros de Patos, local privilegiado para a decolagem de vôos com asa delta.

Comunicações

Patos constitue um entroncamento rodoviário, onde se cruzam importantes rodovias, todas asfaltadas, que a colocam em comunicação com os demais Municípios do Estado e com os Estados vizinhos. Está ligada a João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Sousa, Cajazeiras e às outras cidades situadas ao longo da rodovia que percorre o Estado, de Cabedelo a Cajazeiras, atingindo o Ceará. Liga-se a Piancó, Itaporanga, Conceição e outros centros, através da rodovia denominada "Redenção do Vale", a caminho do Ceará e outros Estados. Por estrada pavimentada atinge-se a cidade de Teixeira e o vizinho Estado de Pernambuco, em demanda do sul do País. Através de estrada também asfaltada liga-se a Serra Negra, Caicó, Currais Novos e outros municípios do Rio Grande do Norte. Dispõe dos serviços de DDD, DDI e telefonia celular, além de agências da ECT. Um aeroporto, com pista asfaltada, permite, agora com a ampliação de sua pista, pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, inclusive à noite, uma vez que já foi concluída e inaugurada a sinalização e balizamento luminosos, permitindo a realização daquelas operações após as dezoito horas. Seus habitantes passaram a se comunicar com todo o mundo, depois da instalação dos serviços de provedoria da Internet, oferecidos pela OPENLINE.

Administração
O Poder Executivo municipal encontra-se estruturado em Secretarias e outros órgãos menores. A Câmara de Vereadores compõe-se de 19 membros. O Poder Judiciário estadual está instalado com quatro Varas e dois Juizados Especiais (um cível e outro criminal) e respectivos Cartórios, além das Promotorias, e da Advocacia de Ofício. Nela também se situa uma Junta de Conciliação e Julgamento, subordinada ao Tribunal Regional do Trabalho da 13a. Região. A cidade é sede do III Batalhão da Polícia Militar da Paraíba.

Vida Universitária

A cidade conta com sete cursos universitários, a saber: Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, ministrados pela Universidade Federal da Paraíba, que ali mantém o Campus VII; curso de Ciências Econômicas, ministrado pela Faculdade de Ciências Econômicas e os cursos de História Geografia, Letras e Pedagogia, ministrados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. As duas Faculdades são mantidas pela Fundação Francisco Mascarenhas. Possui modernos colégios de primeiro e segundo graus, públicos e particulares, destacando-se entre aqueles o Colégio Estadual, a Escola Normal D. Expedito, o Colégio Polivalente Dionísio Costa, o Colégio Cap. Manuel Gomes, a Escola Agrícola "Sebastião Francisco Fernandes", mantida pela Prefeitura Municipal; a Escola Estadual de Primeiro Grau Rio Branco e o tradicional Colégio Cristo Rei, da Ordem das Filhas do Amor Divino. Nestes dois últimos estabelecimentos estudou a ex-Prefeita de São Paulo, Luiza Erundina. Alguns centros de língua dedicam-se ao ensino de idiomas estrangeiros, a exemplo da Cultura Inglesa

Filhos Ilustres e Figuras de Relevo na Vida do Município

Paulo Mendes de Figueiredo (Fundador da cidade), Jerônimo José da Nóbrega (Deputado Provincial), Porfírio Higino da Costa (Herói da Guerra do Paraguai), Cap. Manoel Gomes dos Santos (Deputado Provincial), Leôncio Wanderley (Deputado Estadual, no começo deste século), Enéas Pedro de Sousa (Deputado estadual, no começo do século atual), Miguel Sátyro e Sousa (ex-Deputado Estadual e ex-Chefe Político do Município, de 1904 a 1934), Pedro Firmino da Costa e Sousa (Deputado Estadual), Coriolano de Medeiros (Historiador, escritor, fundador da APL), Allyrio Meira Wanderley (escritor, jornalista, Patrono da Cadeira da APL), Joaquim Alves Machado (Vigário por cinqüenta anos), Nelson Lustoza Cabral (escritor, jornalista, membro da APL), João Norberto da Nóbrega (gramático e poeta), José Antônio Urquiza, (escritor, advogado), Alfredo Lustosa Cabral (Professor e escritor), Bivar Olintho de Mello e Silva (Prefeito e Deputado Federal), Ernani Ayres Sátyro e Sousa (Governador do Estado, Ministro do STM, deputado federal em 8 legislaturas, escritor, membro da APL), Dom Fernando Gomes dos Santos (Bispo de Penedo (AL) e Aracaju (SE) e Arcebispo de Goiânia (GO)), Anníbal Fernandes Bonavides (jornalista e deputado estadual pelo PCB, do Ceará), Clóvis Sátyro e Sousa (Prefeito, quatro vezes)Francisco Soares de Sá (Deputado Estadual), Tarcísio Meira César (Poeta), José Peregrino de Araújo Filho (Prefeito e Deputado Estadual), Firmino Ayres de Araújo (Brigadeiro da Aeronáutica), Mons. Manuel Vieira (Deputado Federal, educador, diretor por muitos anos do extinto Ginásio Diocesano de Patos), Edivaldo Motta (Deputado Estadual e Deputado Federal), José Cavalcanti (Prefeito, Dep. Estadual e membro da APL), Geralda Medeiros (Prefeita e Deputada Estadual), Rui Gouveia (Deputado Estadual), José Gomes Alves (Fundador dos primeiros cursos superiores de Patos), Darcílio Wanderley da Nóbrega (Prefeito, em cuja administração o Município de Patos foi apontado como um dos dez Municípios brasileiros de maior progresso, em concurso realizado pela revista "O CRUZEIRO"), todos falecidos.

Calendário Socio-Cultural
FEVEREIRO: Carnaval de rua, animado por trio elétrico e bandas.
JUNHO: São João, durante toda a semana, animado por diferentes bandas de forró.
AGOSTO: Semana do Folclore, com palestras, exibições de grupos folclóricos, danças etc.
SETEMBRO: De 14 a 24, Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, com Novenário religioso e festa profana, com pavilhã,o central, barracas, jogos, parques de diversão etc.
OUTUBRO: Dia 24, comemoração da elevação da cidade a esta categoria.
PATOSFEST, três dias de Carnaval fora de época, animado por diferentes bandas e cantores.

Biblioteca Municipal de Patos bate recorde de visitações

....................A Socialização de conhecimentos e a incorporação de ferramentas educacionais estão possibilitando a ampliação das informações na Biblioteca Municipal de Patos. Esses objetivos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedetur), que vem adotando políticas públicas educacionais para ampliar o universo de leitores no município de Patos, vêm sendo alcançados. Segundo o diretor da Biblioteca Municipal, Francisco José Leite, desde que foi inaugurada, no dia 24 de março, foram registradas 6.396 visitas entre consultas de leituras e utilização de serviços de informações didáticas.
.
....................A Biblioteca Municipal de Patos possui três salas de leituras, uma videoteca da TV Escola que possui um banco de experiências sócio-educativas e pedagógicas destinado aos professores, um acervo de 16 mil livros, duas salas destinadas ao acervo bibliotecário e uma com livros para consulta jurídica doada pela família do professor Manoel Messias, uma sala onde será instalado o Telecentro e vários serviços que serão disponibilizados para os visitantes. O diretor, Francisco Leite, afirmou que existem vários projetos que serão executados para otimizar os serviços e aumentar o acervo bibliotecário.
.
....................Ele frisou a importância da Biblioteca Municipal como um instrumento de socialização de conhecimentos e ampliação dos índices de Desenvolvimento Humano (IDH), que é um indicador auxiliar no desenvolvimento do município. Leite revelou que está aguardando 15 computadores para a sala de Telecentros que impulsionarão as pesquisas através da internet além de cursos que serão disponibilizados. Leite afirmou que isso irá enriquecer o acervo e facilitar a vida dos estudantes, democratizando o acesso a tecnologia da informação e conhecimento. A verba já foi liberada e os técnicos da Prefeitura estão aguardando o processo de licitação para informatizar a biblioteca.
.
Campanha de doação
.
....................A campanha de doação de livros, iniciada no início da gestão municipal, continua aberta à comunidade. Francisco Leite ressaltou que é importante que as pessoas continuem colaborando para aumentar a quantidade de títulos da biblioteca municipal.
.


Prefeitura de Patos quer concluir obra e abrir o Shopping Sebrae



....................O prefeito de Patos, apresentou sugestão durante audiência com representantes do Conselho do Sebrae Paraíba objetivando a conclusão das obras e a abertura do Shopping Sebrae do Município ao público, obra paralisada desde 2002. O prefeito quer que o governo do Estado transfira a administração do empreendimento para a Prefeitura Municipal.“Nós queremos concluir a construção do prédio que abrigará o Shopping Sebrae de Patos e estamos dispostos a procurar parcerias para trabalhar para isso, porque Patos não pode esperar mais por esse empreendimento”, ressaltou o prefeito.
.
....................O prédio que abrigará o Shopping Sebrae começou a ser construído num terreno doado pela Prefeitura nas proximidades da BR 230, saída da Cidade para Campina Grande durante a gestão passada do governo do Estado e há cerca de 4 anos está com as obras paralisadas. Com quase 95 por cento do prédio prontos, as instalações do shopping ficou abandonada durante a atual gestão do Estado. “É um empreendimento muito importante para a Cidade de Patos. Foram investidos mais de 2 milhões de reais que não podem ser desperdiçados”, lamentou o prefeito.
.
....................O prefeito disse que está tentando agendar uma audiência com o governador Cássio Cunha Lima para tentar resolver a questão do Shopping Sebrae para que a abertura do empreendimento possa garantir a geração de emprego e renda ao Município. O prefeito disse que o conselho do Sebrae está aguardando a decisão dos governos Estadual e Municipal para que possa dar encaminhamento à conclusão das obras e a abertura do centro comercial.
.
....................Conforme o prefeito, a geração de emprego e renda tem sido uma batalha constante na sua administração e parcerias com instituições como o Sebrae têm sido de fundamental importância para que os programas e projetos tenham o êxito esperado. “Estamos investindo para que a cidade cresça naquela direção e a conclusão deste empreendimento vai proporcionar isso”, acredita ele.

.

Operação tapa-buracos reduz problemas nas ruas em Patos



....................A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Infra-estrutura e Serviços Urbanos (Seinfra) vem desenvolvendo desde sábado a operação tapa-buracos, cuja finalidade é oferecer melhor qualidade de vida, tanto aos pedestres, como aos condutores de veículos. Segundo o secretário da pasta, Érico Costa, em toda a cidade existem ruas esburacadas que necessitam de consertos. Desde os primeiros dias deste mês houve recuperação de calçamentos e pavimentação asfáltica em ruas de diversos bairros. Os trabalhos estão tendo seqüência no Santo Antônio, Maternidade, Guanabara, Centro, Morro e nos demais bairros da cidade.
.
....................O prefeito informou que os serviços são oriundos das receitas municipais. "Deixamos para iniciar agora por causa do cessar das chuvas que foram intensas nos primeiros meses do ano, dificultando assim o início dos serviços.
.
....................Caso começássemos antes perderíamos quase tudo, pois a chuva iria causar novos estragos", explicou ele acrescentando que até o final do mês todo o trabalho estará concluído.
.
....................Outro trabalho que a Seinfra vem sendo desenvolvendo para minimizar os problemas na cidade é na parte hídrica. Diversos trechos de galerias necessitam de consertos. Nessa ação uma nova metodologia de trabalho está sendo usada. Em vez da massa e cimento a equipe da Seinfra utiliza o pré-misturado a frio. A grande vantagem sobre a primeira é a liberação imediata do tráfego logo após a conclusão do serviço.
.
....................Todo esse trabalho da Secretaria de Infra-estrutura está direcionado também à prevenção de problemas causados pelas chuvas. Como o período invernoso, os estragos foram inevitáveis e os prejuízos e transtornos à população também. Os canais estão recebendo manutenção, de onde são retirados lixo e mato, facilitando o escoamento das águas. "São ações preventivas importantes para evitar que a chegada das chuvas agrave os problemas hídricos da cidade", comentou Érico.
.

Empresas investem no São João de Patos através da Lei Houanet


....................A visita do prefeito de Patos a Brasília deu impulso aos investimentos em um dos maiores eventos juninos do Brasil: O São João de Patos 2006. Contatos feitos no Ministério da Cultura permitiram que empresas interessadas em investir no evento possam fazê-lo e deduzir o valor do investimento no imposto de Renda, através da Lei Houanet, de incentivo à cultura. A notícia foi dada ontem pelo prefeito de Patos, que passou uma semana na Capital Federal em busca de recursos para o São João do Município. “É uma maneira das empresas divulgarem seu produto, ao mesmo tempo que está participando da festa e incentivando uma tradição popular e cultural do município”, disse o prefeito.
.
....................Além da Lei Houanet para incentivar o investimento privado em cultura em que os recursos são descontados no imposto de renda, o prefeito conseguiu emendas do senador Ney Suassuna e do deputado Benjamin Maranhão com recursos de 200 mil reais, através de cada parlamentar. Mais 80 mil ficaram garantidos pela Eletrobrás. O Banco do Nordeste sinalizou 30 mil e a Caixa Econômica e os Correios e Telégrafos ficaram de contactar para discutir patrocínio ainda esta semana. Afora outros patrocínios que já haviam sido fechados.
.
....................O prefeito considerou os resultados da visita muito positivos e que possibilitam o encaminhamento dos preparativos do São João de Patos 2006. Ele lembrou que esses recursos conseguidos evitam que a Prefeitura tenha que gastar os recursos do município, porque na opinião do prefeito “eles devem ser investidos sim em infra-estrutura e na melhoria de qualidade de vida da população de Patos”.
.
Investimento do Estado
.
....................O governo do Estado, através de telefonema do próprio governador Cássio Cunha Lima ao prefeito, prometeu um investimento de 200 mil reais para o São João de Patos este ano.
.
....................O prefeito considerou a ajuda bem vinda, já que outros municípios menores que Patos, a exemplo de Santa Luzia, têm recebido recursos para a festa junina. “Estamos conscientes de que se trata de uma festa do povo e que todos devem estar envolvidos. O próprio governador ligou e prometeu um investimento de 200 mil reais”, informou o prefeito. Ele disse que estava tentando esse contato com o governo do Estado há cerca de 15 dias e ontem conseguiu retorno.
.

Recursos de Brasília garantem financiamento para desenvolvimento do Município


....................Recursos para construção de barragem na comunidade rural do Mocambo e das primeiras 52 casas do Pólo Coureiro Calçadista e ainda para a aquisição dos computadores do Telecentro de Patos. A confirmação do repasse das verbas foi anunciada pelo prefeito após a chegada de uma viagem que fez a Brasília semana passada em busca do financiamento dos projetos voltados ao desenvolvimento do Município.
.
....................O Prefeito informou que foi liberada uma primeira parcela dos R$ 958.000,00, conseguidos através de emenda parlamentar do deputado federal Benjamin Maranhão para a construção da barragem do Mocambo. A previsão é de que na próxima segunda-feira as obras comecem. Ele estará sábado na comunidade do Mocambo de Baixo para a assinatura da ordem de serviço que dará início a obra, beneficiando mais de 50 famílias de trabalhadores rurais.
.
....................Segundo o prefeito, foram conseguidos, também através de emenda do deputado Benjamin Maranhão, R$ 652.000,00 para a construção de 52 casas. Esses recursos serão empregados nas primeiras residências do Pólo Coureiro Calçadista de Patos. Vamos começar a construção as primeiras das 157 casas do Pólo beneficiando os pequenos fabricantes de calçados, completou.
.
....................Mais recursos foram conseguidos, ainda, para a aquisição dos computadores do Telecentro de Patos. Foram liberados R$ 300.000,00 para a instalação de cinco telecentros que funcionarão nas escolas Anaísa Luiz Calixto, no bairro do Bivar Olinto; Escola Profissionalizante Verlane Wanderley, no Monte Castelo e Jatobá; na Biblioteca Municipal, no Centro; na Escola Profissionalizante do Homem, no São Sebastião e na Escola José Permínio Wanderley, em Santa Gertrudes. Nabor informou ainda que a publicação do edital para a realização do pregão aconteceu hoje (06/06). Cada telecentro terá 15 computadores para oferecer à população carente cursos de computação gratuitos e acesso à internet gratuito. Hoje em dia sabemos que toda profissão necessita de noções de computação. Para as famílias carentes do Município, essa capacitação era mais difícil por isso batalhamos tanto para conseguir esses telecentros”, ressaltou o prefeito.
.
....................O Prefeito confirmou que ainda existem outros recursos em outros ministérios, para esgotamento sanitário e calçamento, para serem liberados nos próximos dias. Estamos transformando a cidade num verdadeiro canteiro de obras, disse ele.
.

Cidade em Luto Profundo; Morre Dom Gerardo de Andrade Ponte – Bispo Emérito de Patos


..................Faleceu às dezenove horas e quinze minutos desta quarta-feira (24/05), na cidade de Fortaleza – CE, o Bispo emérito de Patos Dom Gerardo de Andrade Ponte, 81 anos.
.
..................O corpo do religioso está sendo velado naquela cidade desde a noite de ontem e será transladado para a cidade de Patos no início da tarde desta quinta-feira (25/05), devendo chegar no início da noite.
.
..................Segundo a Diocese de Patos, ao chegar à cidade sertaneja, o corpo será velado na Igreja Catedral durante a noite da quinta-feira e o dia de sexta-feira (amanhã).
.
..................Haverá missa na Igreja Catedral na sexta-feira às dez horas da manhã, durante o velório. Às quatro horas da tarde terá início o rito do sepultamento com a concelebração da santa missa em frente à Igreja Catedral.
.
..................Dom Gerardo era natural de Fortaleza – CE e por mais uma década esteve à frente da Diocese de Patos.
.
Fonte: PatosOnline.com
.
Dom Gerardo, muito Obrigado por tudo que você fez por nós, e por nossa querida Patos, muito obrigado mesmo, de coração.
.
Rui Pontes



Patos mostra moda

 

....................Uma vitrine para o turismo de negócios no Sertão. Essa é a definição da segunda edição da feira Patos Mostra Moda, que conseguiu unir ontem no Ginásio de Esportes o Rivaldão, a maioria dos segmentos econômicos formais e informais em 70 stands, duas células de produção de calçados e confecções, além da exposição de artesanato local. O objetivo do evento é quebrar as barreiras do mercado e captar recursos para ampliar a capacidade de empregos da cidade, através de uma rede de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, empresários, Senai, Senac, CDL, entre outros parceiros.
.
....................A Prefeitura Municipal investiu R$ 38 mil na feira, que reuniu diversos produtos a exemplo de calçados, confecções, perfumes, bijouterias, bolsas, artes plásticas, e uma variedade de artesanatos que se tornaram um diferencial para os visitantes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Adalmi Alencar, a abertura foi bastante significativa, pois representa uma parte do que o município produz de toda a sua potencialidade de expansão.
.
....................Sobre a evolução nos indicadores econômicos após a consolidação da feira Patos Mostra Moda no calendário de eventos da Prefeitura, o secretário afirmou que a feira de 2005 conseguiu viabilizar uma requalificação de várias empresas em no que se refere a melhoria da produção dos seus produtos. Ele citou o exemplo da empresa de calçados Rapone que apresentou um salto de qualificação e o empresário duplicou a produção motivada pela expectativa de melhoria do mercado após a Patos Mostra Moda.
.
....................Alencar afirmou que os setores que mais se destacaram foram o setor de artesanato e o setor de calçados. De acordo com dados fornecidos pelo secretário a cidade de patos produz durante os meses de maior pique, aproximadamente um milhão de pares de calçados por mês e isso é reflexo desse trabalho que é fruto de parcerias entre a Prefeitura Municipal, os empresários e o Sebrae.
.
....................O prefeito de Patos, afirmou que evento superou todas as expectativas e a avaliação geral foi muito positiva, pois os micro-empresários estão tendo a oportunidade de expor seus produtos e, com isso, fazendo com que a cidade cresça gerando renda e emprego para a população. Ele disse que as empresas que estão participando da feira têm a oportunidade de ampliar as vendas e abrir novos mercados de produção para empregar mais mão de obra capacitada.
.
Sebrae
.
....................O superintendente do Sebrae na Paraíba, Carlos Batinga, esteve na feira e visitou a maior parte dos estandes. Ele disse que a segunda versão da feira foi um sucesso total e ressaltou a única forma de promover o desenvolvimento é através das parcerias e do impulso dado aos pequenos e micro - negócios que dependem da capacidade empreendedora das pessoas. "É preciso apenas criar um ambiente adequado para impulsionar o crescimento que é o que o Sebrae e a Prefeitura vêm fazendo com a segunda versão da feira e os demais programas de incentivo a geração de renda", argumentou.

.


Atrações do Balaio Pop revelam interação PB/PE na produção musical


....................As atrações do Festival Balaio Pop trazem este ano a marca da diversidade e da autenticidade cultural produzidas no Interior e Litoral da Paraíba e Pernambuco. O Encontro acontece ao ar livre no Centro de Patos, nos dias 15, 16 e 17 de junho, a partir das 20h30. O Balaio apresenta na sua terceira edição a diversidade da manifestação cultural produzida nos recantos mais distantes desses dois estados, divulgando a riqueza das expressões regionais.
.
....................A produção musical de Zabé da Loca, do município de Monteiro, PB, será apresentada num palco em que o grupo Mundo Livre S.A. representando o movimento manguebeat de Recife, apresenta seu novo trabalho.A riqueza sonora e performática serão mostradas no trabalho de Escurinho (nascido em Serra Talhada, PE, mas radicado em João Pessoa, PB) e a inovação do som instrumental jazz/samba-rock do grupo Aerotrio, de Campina Grande, poderá ser conhecida por aqueles que buscam novos sons nascidos da produção interativa dos sons já existentes, ou seja, sons experimentais que encantam e renovam.
.
....................Sobem ao palco, ainda, Chico Correia e Eletrônic Band, Derreis, o guitarrista Zé Filho e o grupo STAR 61 (da Paraíba), Maciel Salu (filho do mestre Salu) e o Terno do Terreiro e Erasto Vasconcelos (de Pernambuco). Todos nascidos e amadurecidos nessa ponte cultural entre Paraíba e Pernambuco.
.
....................Todas as atrações da Terceira Edição do Balaio Pop têm uma história arraigada na interação de correntes culturais da mais erudita produção popular ou da mais popular erudição regional, se assim podemos dizer. Todos com vivência e aprendizado instituídos nos autênticos representantes e antecessores do que podemos chamar de produção cultural com responsabilidade, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
.
....................O intercâmbio e a diversidade, que promovem a identidade e a interação entre Litoral e Interior de Paraíba e Pernambuco, revelam uma identidade entre os dois estados numa produção musical em que a responsabilidade cultural torna evidentes uma luta e uma bandeira: a resistência aos apelos do interesse financeiro que criou uma indústria da produção cultural e artística e que atua em todos os recantos.
.
....................Os shows do Balaio Pop estão assim programados: Quinta-feira, dia 15, acontece a abertura da programação com Zabé da Loca, Maciel Salu e Terno do Terreiro, Chico Correia e Eletrônic Band e Derréis. Na sexta-feira, dia 16, apresentam-se Erasto Vasconcelos, Zé Filho e Star 61. No sábado, encerram os shows da edição Escurinho, Mundo Livre S. A. e Aerotrio.
.
FIC
....................O Balaio Pop este ano conta com o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos. Ele concorreu entre centenas de projetos enviados à Sub-Secretaria de Cultura do Estado. O impulso dado pelo FIC permitiu que a 3ª edição do Festival fosse mais ampla com a realização de nove shows. O Fundo foi criado pela Lei Nº 7.516 de 24 de dezembro de 2003 com o objetivo de incentivar a formação cultural no Estado através de ações de fomento a realização de eventos e projetos que trazem esse fim. A idéia de criação do Balaio Pop.

.


Empresa americana visita região das Espinhas para investir na produção de algodão orgânico


....................Representantes da empresa americana Walmart, uma das maiores do setor de varejo do mundo, visitaram Patos para discutir a possibilidade de implantação do Programa Mundial de Desenvolvimento do Algodão Orgânico que a empresa está implementando em diversos países.
.
....................De acordo com o coordenador geral do programa, Tadeu Caldas, a região já foi uma grande produtora do País e a Walmart veio conhecer a experiência do algodão colorido e o trabalho realizado na cooperativa de beneficiamento da região. “O objetivo é analisar o potencial de engajamento da Paraíba e em especial das Espinharas no nosso projeto e poder, através de parcerias, impulsionar a produção do algodão orgânico, trazendo benefícios para a área social, econômica e ambiental”, disse.
.
....................Ele participou de uma reunião, na última quinta-feira, com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Adalmi Alencar, produtores, empresários, técnicos da Embrapa, Emater, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
.
....................Caldas explicou que o objetivo do programa da Walmart é desenvolver bases de produção e processamento de fibras do algodão orgânico para a manufatura de uma série de produtos finais de cama, mesa e banho e de confecções femininas, masculinas e infantis.
.
....................São produtos que trazem a marca da preservação ambiental e desenvolvimento social. Caldas informou ainda que a intenção é que aconteça o engajamento dos diversos agentes de fomento à geração de tecnologia específica ao setor, que seja ecologicamente correta. “Queremos levar um produto diferenciado com alto valor ecológico e social para o mercado nas lojas e supermercados Walmart”, enfatizou.
.
....................O secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Adalmi Alencar, disse que essa é uma oportunidade ímpar para o município e a região e que todos os órgãos e entidades que trabalham com o setor têm que acreditar e investir. Quanto às dificuldades, Adalmi disse que elas existem (a exemplo das reações culturais e a falta de aparelhamento técnico), mas tudo isso tem como ser vencido, através de investimento em recursos humanos e nas tecnologias alternativas “para que a produção do algodão colorido e do algodão branco orgânicos possa ser potencializada”.
.

Padroeira
Nossa Senhora da Guia.

Localização
Patos é um município do estado da Paraíba, localizado à margem esquerda do rio Espinhares, à 300 Km. de João Pessoa.

Clima
Seu clima quente e seco, com máxima de 37 graus e mínimas de 26 graus. O inverno começa em março e termina em junho.

Limites
Fica
situado na Depressão do Alto Piranhas .
São José de Espinharas (42Km) , Malta (32Km) , Catigueira (49Km), Santa Terezinha (21Km) , São José do Bonfim (16Km) , Cacimba de Areia (21Km) , Quixaba(15Km) e São Mamede (23Km).

Bandeira

A Bandeira de Patos foi criada em 1978, a partir de um concurso público instituído pelo prefeito da época Edmilson Motta, através da Secretaria de Educação.
O Vencedor do concurso foi o pintor Anésio Barbosa de Araújo, conhecido por Flanésio. Como prêmio, ele recebeu um cheque de 5 mil cruzeiros.
Na bandeira, estão as seguintes representações:
• O algodão e o milho, simbolizando a agricultura predominante na época;
• A igreja da Conceição, primeira igreja de Patos, simbolizando a fé e a religiosidade do povo;
• Dois patos singrando uma lagoa, que na verdade originaram o nome da cidade;
• A Serra do Pedro, ponto geográfico que fica na entrada de Patos;
• As cores azul e branco, que são também as cores da padroeira;
• Cinco torres heráldicas, representando a força e a bravura dos filhos de Patos, encimado pela data da elevação de Patos à cidade, 24/10/1903;
• Um sol com 7 raios, lembrando os 7 dias ensolarados da semana;
• O Decreto que instituiu a criação da bandeira é o de número 021/78, datado de 24 de outubro de 1978.

Brasão

O símbolo utilizado como brasão e timbre em documentos oficiais é o mesmo que está desenhado no interior da Bandeira.

Hino
Num cantinho da minha pátria amada e dentro do meu coração
Está minha terra adorada de sonhos e de tradições
O seu nome foi tirado da lagoa dos patos tranquilos de lá.
No mundo uma terra tão boa eu creio, meu Deus, que não há.
Patos, te amo Patos,
Patos, eu sempre hei de amar
A riqueza escondida no teu seio não pode ninguém calcular.
De artista, a cidade é um esteio, são lindas as morenas de lá.
Nos teus campos é bonita a alvorada nos rios que correm por lá.
As loiras meninas douradas derramam perfume no andar.
Patos, te amo Patos,
Patos, eu sempre hei de amar
O progresso foi chegando de repente e os patos fugiram de lá
Deixando a saudades na gente e a ânsia de vê-los voltar.
Os seu filhos nos recantos mais distantes sussurram seu nome sutil.
São homens de feito brilhantesamando e honrando o Brasil
Patos, te amo Patos,
Patos, eu sempre hei de amar
HISTORIA
As terras doadas pelo Estado ao Sr. João Pereira de Oliveira deram início à colonização do lugar, no ano de 1670. O tenente coronel, Domingos Dias Antunes comprou não só as terras de João Pereira, como também a fazenda Itatinga, de propriedade do sargento - mor, José Gomes de Farias.
Com a morte de Domingos Antunes, seus bens foram repartidos com os filhos, Antônio Dias Antunes e Maria Dias Antunes.
Conta os historiadores que o nome de Patos foi originado de uma lagoa, hoje aterrada, às margens do rio Espinharas, onde existia grande quantidade daquelas aves.
Naquela época, procedente dos sertões baianos, chegaram os primeiros colonizadores chefiados pelo sertanista Oliveira
Lêdo. O sertanista teve que enfrentar a bravura dos índios Pêgos e os Panati, da família dos Cariris. A resistência dos índios contra os invasores foi sangrenta, porém inútil, pouco tempo depois tiveram que abandonar suas terras retirando - se para o interior. Vencidos os índios, Olivedo Lêdo e sua gente organizou as primeiras fazendas de gado, surgindo então as raízes do núcleo que mais tarde viria a ser o município de Patos.
A cidade surgiu no século XVIII, com a formação de um povoado em torno da capela de Nossa Senhora da Guia, doada em 1752 pelo fazendeiro Paulo Mendes de Figueiredo. Segundo a tradição, o nome originou-se da lagoa dos Patos, hoje aterrada, às margens do rio Espinharas. Em 1832 tornou-se sede do município e em 1903 ganhou foros de cidade.

LEI N.º 200 - DE 24 DE OUTUBRO DE 1903
O desembargador José Peregrino de Araújo, Presidente do Estado da Parahyba.
Faço saber todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa do mesmo Estado decretou e eu sanciono a lei seguinte:
Art. 1º - Fica elevada à cathegoria de cidade a vila de Patos, séde da comarca de mesmo nome, no interior do Estado.
Parágrafo 1º - Esta lei uma vez sanccionada e publicada, entrará em execução para produzir seus devidos effeitos no dia 1 de mez de janeiro do próximo futuro anno de 1904.
Parágrafo 2º - Quando, porém, à composição do respectivo Conselho Municipal continuará a mesma, até que se dê a eleição ordinária seus menbros, em qual observa-se-á a terminante disposição do art. 9º da lei n. 9 de 17 de Dezembro de 1902.
Art. 2º - Revoga-se as disposições em contrário.
Mando, portando, a todas as autoridades a quem o conhecimento e xecução da presente lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nella se contém.
O Secretário de Estado a faça Imprimir, Publicar e Correr.
Palácio do Governo do Estado da Parahyba em 24 de Outubro de 1903 - 15º da Proclamação da República.
JOSÉ PEREGRINO DE ARAÚJO

ORIGEM DO NOME "PATOS"

Por volta de 1670, começaram a surgir em Patos as primeiras fazendas de gado na região que recebeu o nome de Espinharas. Nessa época, existia uma lagoa que, segundo acreditam alguns, ficavam às margens do Rio Espinharas; outros, afirmam que estava no local onde hoje está a Praça João Pessoa.
Essa lagoa, que deu origem ao nome da cidade, servia aos índios da região, os ferozes epgas e panatis, e era o habitat de muitos patos em ali viviam

HISTORIA DE PATOS - 101 ANOS PESQUISADO E EDITADO POR
HTTP://WWW.FLOGAO.COM.BR/ZEZITOJP


NA SAÚDE, NA DOENÇA

NA SAÚDE, NA DOENÇA
Em toda circunstância, trate a própria saúde, prevenindo-se da doença com os recursos encontrados em você mesmo.
Cada dia é novo ensejo para adquirimos enfermidades ou curar nossos males.
O melhor remédio, antes de qualquer outro, é a vontade sadia, porque a vontade débil enfraquece a imaginação e a imaginação doentia debilita o corpo.
Doença do corpo pode criar doença da alma e doença da alma pode acarretar doença do corpo.
Vida atribulada nem sempre significa vida bem vivida.
Conquanto a existência em torno possa mostrar-se febricitante e turbilhonária, resguarde-se contra as intempéries emocionais no clima íntimo do próprio ser, ajudando e servindo com alegria aos menos felizes, na certeza de que o enfermeiro diligente conserva a integridade mental, muito embora convivendo, dia a dia, com dezenas de enfermos em grandes desequilíbrios.
Somos parte integrante da farmácia do nosso próximo.
Observe as reações que a sua presença provoca no semelhante e pacifique aqueles com quem convive, não só pela palavra, mas até mesmo pela aparência e pelas atitudes, pois com a simples aproximação funcionamos como tranqüilizadores ou excitantes de quem nos cerca, aliviando ou agravando os seus padecimentos físicos e morais...
Muitas doenças nascem da suspeita injustificável.
Seja sincero com você e com os outros na apreciação de sintomas que se reportem a desajustamentos orgânicos, tratando de assuntos dessa natureza, sem alarde e sem exagero.
O maior restaurador de forças é a consciência reta que asserena as emoções.
Se o leito de dor é agasalho imposto ao seu corpo enfermo, lembre-se que a meditação é santuário invisível para o abrigo do espírito em dificuldade e que a prece refunde e sublima as energias da alma.
Doença é contingência natural, inevitável às criaturas em processo de evolução; por isso, esforce-se por abolir inquietações quanto a problemas de saúde física, atendendo ao equilíbrio orgânico e confiando na Vontade Superior.
(ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER/WALDO VIEIRA
"O Espírito da Verdade", cap. 78, FEB)

VOLTAR


Morte do leiteito A Cyro Novais

Morte do leiteito

A Cyro Novais


“Há pouco leite no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.

Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata, suas garrafas,
e seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens do sono
que alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.

Na mão a garrafa branca
não tem tempo de dizer
as coisas que lhe atribuo
nem o moço leiteiro ignaro,
morador na Rua Namur,
empregado no entreposto,
com 21 anos de idade,
sabe lã o que seja impulso
de humana compreensão.
E já que tem pressa, o corpo
vai deixando à beira das casas
uma apenas mercadoria.

E como a porta dos fundos
também escondesse gente
que aspira um pouco de leite
disponível em nosso tempo,
avancemos por esse beco,
peguemos o corredor,
depositemos o litro...
Sem fazer barulho, é claro,
que barulho nada resolve.

Meu leiteiro tão sutil
de passo maneiro e leve,
antes desliza que marcha.
É certo que algum rumor
sempre se faz: passo errado,
vaso de flor no caminho,
cão latindo por princípio,
ou um gat6o quizilento.
E há sempre um senhor que acorda,
resmunga e torna a dormir.

Mas este acordou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saber de mais nada.
O revólver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão? se pega com tiro.
Os tiros da madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo, se era virgem,
se era alegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.

Mas o homem perdeu o sono
de todo, e foge pra rua.
Meu Deus, matei um inocente.
Bala que mata gatuno
também serve pra furtar
a vida de nosso irmão.

Quem quiser que chame médico,
polícia não bota a mão
neste filho de meu pai.
Está salva a propriedade.
A noite geral prossegue,
a manhã custa a chegar,
mas o leiteiro
estatelado, ao relento,
perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora.”



ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Obra Completa. 2. ed. Rio de Janeiro, Aguilar, 1967. p. 169-71.