23 de outubro de 2014

General Costa e Silva

General Costa e Silva

A condição de militar mais antigo entre os oficiais que derrubaram João Goulart permitiu ao marechal Costa e Silva assumir o Ministério da Guerra, depois do movimento de 31 de março de 1964, e reivindicar, mais tarde, a presidência da república.
Artur da Costa e Silva nasceu em Taquari RS, em 3 de outubro de 1902. Aluno brilhante do Colégio Militar de Porto Alegre, transferiu-se, em 1918, para a Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Aspirante em 1921, foi promovido a segundo-tenente em 1922, quando tomou parte na tentativa de levante do 1o Regimento de Infantaria da Vila Militar, em 5 de julho. Participou das revoluções de 1922 e 1930 e, como capitão, comandou uma companhia durante a revolução de 1932. Foi adido militar na Argentina e chegou ao generalato em 1952.

Após a derrubada do presidente João Goulart, chefiou o comando supremo da revolução, integrado também pelo almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, representante da Marinha, e pelo brigadeiro Francisco Correia de Melo, da Aeronáutica. Nesse período, promoveu a edição, em 9 de abril de 1964, do Ato Institucional no 1, que suspendeu a vigência da constituição, alterou o processo de elaboração legislativa e autorizou o comando da revolução a aplicar punições sumárias ao longo de três meses. Ocorreram, então, afastamentos nas fileiras das forças armadas e dos partidos políticos, cassando-se mandatos e suspendendo-se direitos políticos por dez anos de antigos presidentes, de governadores, de membros do Congresso, das assembléias e câmaras municipais, além de outras pessoas.
Durante o governo Castelo Branco, Costa e Silva ocupou o Ministério da Guerra até a homologação de sua candidatura à presidência da república, em julho de 1966. Foi presidente de 15 de março de 1967 a 31 de agosto de 1969. Adotou uma política econômico-financeira menos rígida que a do governo anterior, com a abertura de créditos a empresas, taxa flexível de câmbio para estimular o comércio exterior e reexame da política salarial. Tudo isso redundou na ativação da economia, ameaçada de recesso após três anos de esforço antiinflacionário. O Plano Nacional de Comunicações modernizou essa área, e a política de transportes foi dinamizada com a abertura e pavimentação de novas estradas, o início da construção da ponte Rio - Niterói e os primeiros estudos para aproveitamento das vias fluviais.
Em seu mandato o setor da educação foi fonte de inquietação estudantil, notadamente no Rio de Janeiro. A situação política agravou-se a partir de agosto, quando, às vésperas do dia da independência, o deputado Márcio Moreira Alves, da tribuna da Câmara dos Deputados, concitou o país a não se solidarizar com as comemorações. O marechal Costa e Silva pediu licença à Câmara para processar o deputado. Negada esta, o governo tomou uma série de medidas restritivas, que culminaram com a outorga, a 13 de dezembro de 1968, do Ato Institucional no 5, que colocou o Congresso em recesso e atribuiu ao executivo poderes mais amplos, entre eles o de governar mediante decretos.
Posteriormente, Costa e Silva procurou um ponto de equilíbrio. Encomendou ao vice-presidente Pedro Aleixo a elaboração de uma emenda constitucional que permitisse reabrir o Congresso.

Concordou-se que o presidente publicaria o projeto definitivo no dia 30 de agosto, enviando-o ao Congresso, que se reuniria a 8 de setembro. O AI-5 perderia assim sua razão de ser no dia 7 de setembro de 1969, mas, a 26 de agosto, o marechal manifestou os primeiros sintomas de uma trombose cerebral, e no dia 31 os ministros militares -- Rademaker, da Marinha; general Aurélio Lira Tavares, do Exército; e brigadeiro Márcio de Sousa e Melo, da Aeronáutica -- comunicaram a Pedro Aleixo que não havia condições para lhe entregar o governo. Organizados em junta militar, sob a presidência de Rademaker, os três ministros assumiram o poder, exercendo-o até 31 de outubro, quando o passaram ao general Emílio Garrastazu Médici. O marechal Costa e Silva faleceu no palácio das Laranjeiras, Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1969.

Florianópolis

Florianópolis



Florianópolis é a 5ª cidade brasileira no “ranking” das cem maiores cidades brasileiras em investimentos e negócios, segundo reportagem na Revista EXAME (dez 02). Na reportagem, aparece com destaque o crescimento do setor da construção civil (10% ao ano) e a forte migração de pessoas de outros estados da federação, motivada pela qualidade de vida do município. Florianópolis é a cidade com maior índice de consumo “per capita” do país, com US$ 4.652 ao ano. Outro destaque é a formação de um pólo de desenvolvimento tecnológico de software na região. Florianópolis é também a cidade com maior percentual de residências das classes A e B no Brasil.
PRAIA DOS INGLESES

Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, a Praia dos Ingleses é uma das mais urbanizadas da Ilha, com infra-estrutura capaz de sustentar um amplo fluxo turístico. Oferece uma variada gama de serviços e atrativos, como bares, restaurantes, butiques, hotéis e “campings”, além de casas e apartamentos para aluguel. Acredita-se que o balneário é assim chamado por haver naufragado ali um navio inglês.
 Para servir de palco para o evento, foi escolhido o Centro de Convenções do Praiatur Hotel, próximo ao mar. O local possui a infra-estrutura necessária para que os participantes trabalhem e pensem o futuro e as aspirações da categoria e do nosso país. O Praiatur Hotel conta com um auditório com capacidade para 350 pessoas e outro para 200 pessoas, que pode ser usado como área de exposição para até 20 estandes.



Ernesto Geisel


Ernesto Geisel

O governo Geisel estendeu-se de 15 de março de 1974 até 15 de março de 1979.
O modelo econômico desenvolvido pelo regime militar já apresentava sinais de esgotamento -- aumento da dívida externa, inflação, baixos salários. Mesmo assim, o governo tentou manter a expansão econômica e os grandes projetos: construção da hidrelétrica de Itaipu, lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), assinatura do acordo para a construção de usinas nucleares no Brasil.
Assim que tomou posse, o presidente Geisel anunciou sua intenção de promover a "abertura" do sistema político. "Distensão" e "abertura" eram termos usados para indicar transformações que levariam o país à redemocratização, que, nas palavras do presidente, deveria ser "lenta, segura e gradual", ou seja, submetida ao seu controle.
Durante o governo Geisel cresceu muito a oposição ao regime militar. A sociedade expressou seu descontentamento de várias formas:
Nas eleições legislativas de 1974 e 1978, o MDB obteve vitórias expressivas, apesar das limitações impostas pelas regras eleitorais da época.
A sociedade civil se organizava, na defesa dos direitos humanos (principalmente dos presos políticos), na campanha pela anistia, no movimento contra o custo de vida. Várias entidades se destacaram nas campanhas por mais liberdade e justiça. Entre elas: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Igreja.
O movimento estudantil voltava às ruas, promovendo assembléias e passeatas. Os estudantes não limitaram suas reivindicações à área educacional. Foram solidários com as lideranças operárias na luta contra o regime militar.
Enquanto isso, alguns sindicatos se reorganizavam e ganhavam força. Em 1978, os operários da fábrica SAAB-Scania, em São Bernado do Campo, entraram em greve a partir do dia 12 de maio. O movimento se estendeu a outras cidades do Estado de São Paulo e teve repercussão em todo o país, pois era a primeira vez desde 1968, que uma greve de tal proporção ocorria.
Na mesma época, as forças mais conservadoras e radicais do regime de 64 mostraram claramente que não pretendiam permitir mudanças no sistema político. Em 25 de outubro de 1975, morria o jornalista Vladimir Herzog, em uma das dependências do DOI-CODI (Departamento de Operações e Informações -- Centro de Operação e Defesa Interna), em São Paulo. O DOI-CODI centralizava todos os serviços de repressão político-social. Menos de três meses depois, em 17 de janeiro de 1976, morria no mesmo local o operário Manuel Fiel Filho.
Nos meses seguintes, inúmeros atos terroristas foram cometidos contra pessoas e instituições identificadas com a luta pela democracia. As mortes ocorridas em São Paulo foram apresentadas como suicídios pelas autoridades do Exército, apesar das evidências em contrário. Os atos terroristas nunca foram esclarecidos.
O governo procurava se equilibrar entre campos opostos. De um lado, ao substituiu o comandante do II Exército (responsável pelos acontecimentos no DOI-CODI em São Paulo), deixava claro que não permitiria mais violência contra os presos políticos. Por outro, nunca se apuraram a responsabilidade e autoria dos atos terroristas praticados na época.

No plano político, o governo promoveu uma série de reformas, com a finalidade de impedir o avanço da oposição:
Em 1976, a Lei Falcão regulamentou a propaganda eleitoral pelo rádio e pela televisão. Essa lei permitia apenas a divulgação do nome e do número do candidato, acompanhados por uma fotografia. Era uma forma de impedir o debate político e novas vitórias do MDB.
Em 1977, o presidente fechou o Congresso e impôs um conjunto de leis que ficou conhecido como "pacote de abril", determinando eleições indiretas para os governos dos Estados em 1978, ampliando o mandato presidencial para seis anos, restringindo a representação política dos Estados onde a oposição era mais forte e criando a figura do "senador biônico", que era nomeado pelo governo e não escolhido por meio de eleições.

De acordo com as novas regras, o governo conseguiu manter a maioria parlamentar, apesar de o MDB -- partido de oposição -- ter conseguido um número de votos superior aos da Arena, nas eleições de 1978.
Antes do final de seu governo, Geisel suspendeu a censura prévia à imprensa, revogou atos de banimento de presos políticos e revogou o AI-5, mas manteve mecanismos legais que concentravam nas mãos do presidente imensos poderes.

Seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, foi eleito pelo Congresso com 355 votos, contra 260 obtidos pelo candidato da oposição, general Euler Bentes Monteiro

Governos Militares - História do Brasil - Brasil Escola

Elba Ramalho

Elba Ramalho (1951- )



Cantora brasileira, nascida em Conceição do Piancó, na Paraíba, cujo nome completo é Elba Maria Nunes Ramalho. Iniciou a carreira como atriz que cantava, estrelando as peças Viva o cordão encarnado, de Luiz Marinho, e A ópera do malandro, de Chico Buarque. Em 1970, gravou o primeiro disco, Ave de prata, e passou a apostar na carreira de cantora.
Notabilizou-se na década de 1980, quando, já em 1981, gravou o primeiro grande sucesso, a música Bate coração, no disco Capim do vale. Já consagrada como cantora, participou do especial Morte e vida Severina, da TV Globo, baseado na obra homônima de João Cabral de Melo Neto, e do filme de Ruy Guerra Ópera do malandro. Sua vigorosa presença de palco e seu talento de atriz a transformaram na principal intérprete feminina da música do Nordeste, com músicas como De volta pro aconchego, Nordeste independente, Ao som da sanfona, Banho de cheiro, Do jeito que a gente gosta e Zé Esteves

É A BOMBA ATÔMICA.

É A BOMBA ATÔMICA.

Vem-me uma angústia.

Quisera tanto
Por um momento
Tê-la em meus braços
A coma ao vento
Descendo nua
Pelos espaços
Descendo branca
Branca e serena
Como um espasmo
Fria e corrupta
Do longo sêmen
Da Via Láctea
Deusa impoluta
O sexo abrupto
Cubo de prata
Mulher ao cubo
Caindo aos súcubos
Intemerata
Carne tão rija
De hormônios vivos
Exacerbada
Que o simples toque
Pode rompê-la
Em cada átomo
Numa explosão
Milhões de vezes
Maior que a força
Contida no ato
Ou que a energia
Que expulsa o feto
Na hora do parto.


II


A bomba atômica é triste
Coisa mais triste não há
Quando cai, cai sem vontade
Vem caindo devagar
Tão devagar vem caindo
Que dá tempo a um passarinho
De pousar nela e voar...
Coitada da bomba atômica
Que não gosta de matar!

Coitada da bomba atômica
Que não gosta de matar
Mas que ao matar mata tudo
Animal e vegetal
Que mata a vida da terra
E mata a vida do ar
Mas que também mata a guerra…
Bomba atômica que aterra!
Pomba atônita da paz!

Pomba tonta, bomba atômica
Tristeza, consolação
Flor puríssima do urânio
Desabrochada no chão
Da cor pálida do helium
E odor de rádium fatal
Lœlia mineral carnívora
Radiosa rosa radical.

Nunca mais, oh bomba atômica
Nunca, em tempo algum, jamais
Seja preciso que mates
Onde houve morte demais:
Fique apenas tua imagem
Aterradora miragem
Sobre as grandes catedrais:
Guarda de uma nova era
Arcanjo insigne da paz!


III


Bomba atômica, eu te amo! és pequenina
E branca como a estrela vespertina
E por branca eu te amo, e por donzela
De dois milhões mais bélica e mais bela
Que a donzela de Orleans; eu te amo, deusa
Atroz, visão dos céus que me domina
Da cabeleira loura de platina
E das formas aerodivinais
– Que és mulher, que és mulher e nada mais!
Eu te amo, bomba atômica, que trazes
Numa dança de fogo, envolta em gazes
A
desagregação tremenda que espedaça
A matéria em energias materiais!
Oh energia, eu te amo, igual à massa
Pelo quadrado da velocidade
Da luz! alta e violenta potestade
Serena! Meu amor, desce do espaço
Vem dormir, vem dormir no meu regaço
Para te proteger eu me encouraço
De canções e de estrofes magistrais!
Para te defender, levanto o braço
Paro as radiações espaciais
Uno-me aos líderes e aos bardos, uno-me
Ao povo, ao mar e ao céu brado o teu nome
Para te defender, matéria dura
Que és mais linda, mais límpida e mais pura
Que a estrela matutina! Oh bomba atômica
Que emoção não me dá ver-te suspensa
Sobre a massa que vive e se condensa
Sob a luz! Anjo meu, fora preciso
Matar, com tua graça e teu sorriso
Para vencer? Tua enérgica poesia
Fora preciso, oh deslembrada e fria
Para a paz? Tua fragílima epiderme
Em cromáticas brancas de cristais
Rompendo? Oh átomo, oh neutrônio, oh germe
Da união que liberta da miséria!
Oh vida palpitando na matéria
Oh energia que és o que não eras
Quando o primeiro átomo incriado
Fecundou o silêncio das Esferas:
Um olhar de perdão para o passado
Uma anunciação de primaveras!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MEUS AGREDECIMENTOS PARA TODOS OS QUE VISITA O MEU FLOG
ESCOLHA DA FOTO MUSICA E MENSAGEN É DE ZEZITO FIQUE COM DEUS
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

*********
*********

*********
*********
*********
*********
*********
***********************
*********************
**COMENTA********
*****NO********
*****MEU*****
*****FLOG**
*********
*******
***
*

Descobrimento do Brasil - História do Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil - História do Descobrimento do Brasil

Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Portugal, o Rei Dom Manuel, o Venturoso, mandou organizar uma esquadra com o objetivo de garantir a supremacia portuguesa na Índia. Outra finalidade da expedição era difundir a religião cristã entre os pagãos.
A esquadra, a maior até então organizada em Portugal, era composta de treze navios e tinha uma tripulação de aproximadamente 1200 homens. Para comandá-la, o rei escolheu Pedro Álvares Cabral, fidalgo de uma das mais tradicionais famílias portuguesas.
Cabral partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500. Em 22 de abril de 1500, tendo-se afastado, para oeste, da rotas estabelecida por Vasco da Gama, avistou terra. Não se sabe ao certo o que teria levado Cabral a se afastar da rota estabelecida. Alguns autores admitem que ele teria instruções de Dom Manuel para procurar terra no lado ocidental do Atlântico.
O estabelecimento da linha de Tordesilhas -- recuada para oeste, em relação à da bula Inter Coetera, por insistência de Portugal -- reforça essa hipótese, pois parece indicar que os portugueses suspeitavam da existência de terras no Atlântico Sul. No entanto, a escassez de documentos sobre o assunto impede que se afirme categoricamente a intencionalidade ou não do descobrimento.
Veja Mais! Tratado de Tordesilhas

CURITIBA


CURITIBA

CURITIBA
Curitiba é uma das cidades brasileiras com maior área verde por habitante - 55,09m2 em aproximadamente 81 milhões m2. Cidade pioneira na implantação da coleta seletiva de lixo no País, Curitiba hoje separa 13% de seu lixo e ocupa também o primeiro lugar entre as quatro cidades brasileiras que já separam o lixo reciclável biodegradável (lata, vidro, metal, plástico, papel), seguida de Porto Alegre (5%), Florianópolis (4%) e São Paulo (a maior cidade brasileira separa apenas 1% do que recolhe).
Destacado pela ONU, em 1990, com o prêmio máximo do meio ambiente o United Nations Environment Program (UNEP), o programa Lixo que não é Lixo conseguiu a separação de 419 mil toneladas de lixo reciclável desde sua implantação, em 1989. Este volume seria suficiente para encher 1,2 mil prédios de 20 andares, com 280 metros quadrados de área cada. O lixo inorgânico (plástico, papel, vidro e alumínio) representa 13% de todo o resíduo coletado na cidade.
Em sua nova fase, o Lixo que não é Lixo está sendo estendido a 13 municípios da Grande Curitiba. A Prefeitura entende que esta ampliação é fundamental para a preservação dos mananciais de água que abastecem Curitiba.
A preservação das áreas verdes é um outro instrumento importante da política municipal de meio ambiente e saneamento. Os 80.753.958,41 metros quadrados de áreas verdes (parques, bosques, jardinetes e praças) preservadas dentro do perímetro urbano são freqüentados por mais de 150 mil pessoas nos finais de semana. Estas opções de lazer representam qualidade de vida e principalmente o equilíbrio das relações da cidade com o seu meio ambiente. A maioria dos parques de Curitiba, chamados de parques lineares, são implantados ao longo dos rios e em fundos de vale. Funcionam como uma espécie de barreira para impedir a ocupação indevida dessas áreas, sujeitas a enchentes, e para livrar os rios e córregos do risco de se tornarem depósitos de lixo. Os lagos dos parques servem para conter as enchentes e funcionam como reguladores da vazão das águas em épocas de chuva.
O interesse da população em preservar o meio ambiente aumenta proporcionalmente aos benefícios gerados pelos programas ambientais. O Câmbio Verde, por exemplo, já troca lixo reciclável por sacolas de alimentos, material e livros escolares e brinquedos. No programa Olho D`Água a comunidade participa ativamente, praticando atividades de educação ambiental. Os 2,6 mil alunos de escolas municipais fazem um levantamento completo sobre a situação dos rios através da análise da água. A idéia é avaliar e intervir inclusive com obras físicas para recuperar a qualidade da água


CASTRO ALVES

CASTRO ALVES (1847-1871)



Castro Alves aos 16 anos.
Vida: Descendente de uma família tradicional e poderosa do interior baiano - seu pai era médico, formado na Europa - Antônio de Castro Alves nasceu na Fazenda das Cabeceiras, perto da cidade de Curralinho. Quando tinha sete anos, a família mudou-se para Salvador. Lá estudou no Colégio Abílio, que revolucionara o ensino brasileiro pela eliminação dos castigos físicos aplicados aos alunos. Em 1858, morreu-lhe a mãe. Seu irmão mais velho, José Antônio, ficou muito abalado, suicidando-se alguns anos depois. Mas já no início de 1862, Castro Alves estava no Recife, fazendo os preparatórios para a Faculdade de Direito, ainda em companhia do irmão. Conheceu então a famosa atriz portuguesa Eugênia Câmara, de quem se tornou amante aos dezenove anos. Na Faculdade, parecia mais interessado em agitar idéias abolicionistas e republicanas e produzir versos (que obtinham grande repercussão entre os colegas) do que propriamente estudar leis.                                                   Após concluir um drama em prosa, Gonzaga, especialmente composto para Eugênia Câmara, seguiu com a atriz rumo a Salvador. Ali os dois receberam espetacular consagração com a estréia da peça no Teatro São João. Estando ele disposto a retornar ao curso de Direito, viajaram para São Paulo, antes parando dois meses no Rio de Janeiro, onde foram celebrados por José de Alencar e Machado de Assis. A temporada paulista durou apenas um ano. O nome de Castro Alves tornara-se uma legenda: ótimo declamador de seus próprios poemas, recitou O navio negreiro e Vozes d'África sob a ovação dos estudantes. Um colega escreveu que Castro Alves "era grande e belo como um deus de Homero". Sua vida afetiva, no entanto, entrou em crise pelas constantes traições à orgulhosa Eugênia Câmara. Ela terminou por abandoná-lo definitivamente. Para esquecer a ruptura, o poeta começou a se dedicar à caça, ferindo-se casualmente no pé, que infeccionou. Levado para o Rio, foi submetido a uma amputação sem anestesia. Depois disso, debilitado, retornou à Bahia, onde viveu por pouco mais de um ano, até que sobreveio a tuberculose fatal. Morreu em fevereiro de 1871, antes de completar vinte e quatro anos.
Obras: Espumas Flutuantes (1870); A cachoeira de Paulo Afonso (1876); Os escravos (1883); Gonzaga ou A Revolução de Minas (drama - 1875).
Sua obra se abre em duas direções:
  • Poesia social - causas liberais e humanitárias.
  • Poesia lírica - natureza e amor sensual.



Café Filho

Café Filho

João Café Filho, o vice-presidente eleito com Vargas, teve de licenciar-se por razões de saúde pouco mais de um mês depois da realização das eleições presidenciais de 3 de outubro de 1955. Foi substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Coimbra da Luz. No dia 9 de novembro, na primeira reunião com o Ministério, Carlos Luz desentendeu-se com o general Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra, pois Lott exigia a punição do coronel Jurandir Mamede, acusado de ter proferido um discurso ofensivo ao governo. Em conseqüência desse desentendimento, o general Lott pediu demissão.
A situação política nacional era difícil. Foram realizadas novas eleições para presidente, mas desenvolvia-se uma campanha contra a posse dos candidatos eleitos, Juscelino kubitschek de Oliveira e João Belquior Marques Goulart, movida pelos grupos que temiam a continuidade do getulismo em seu governo. As atitudes de Carlos Luz convenceram o general Lott de que o presidente interino estava ligado ao grupo que pretendia impedir a posse dos eleitos. Em vista disso, Lott resolveu coordenar um golpe de Estado e depôs Carlos Luz. O poder foi entregue ao Congresso Nacional, que declarou o impedimento de Carlos Luz e deu posse ao presidente do senado, Nereu Ramos.

Tentando resistir, Carlos Luz embarcou no cruzador Tamandaré e dirigiu-se do Rio de Janeiro para Santos, sem ter conseguido, porém, manter-se na chefia do governo. Quando deixou o hospital, Café Filho não podê retornar à Presidência, em virtude da oposição da Câmara dos Deputados, que manteve Nereu Ramos no poder.

Como a situação política ainda era confusa, o Congresso decretou estado de sítio por trinta dias, prorrogado depois por mais um mês.

BRASILIA


BRASILIA


Brasília, cidade planejada, é antes de tudo um projeto ambientalista onde o trinômio homem/natureza/cidade apresenta-se com rara inteligência. Entre todas as cidades brasileiras, é a que possui a maior área verde por habitante, resultado da histórica preocupação ambientalista, sempre presente no projeto de instalação da capital.
    Ao definir o quadrilátero do Distrito Federal, a Missão Cruls, em 1892, levou em consideração o conjunto dos recursos naturais que Brasília necessitava para se desenvolver e garantir um elevado padrão de vida para seus habitantes, num trabalho considerado precursor dos modernos Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA).
    Essa preocupação permaneceu ao longo da história do Distrito Federal, e resultou em medidas destinadas à preservação de seus recursos naturais, como a criação do Parque Nacional de Brasília, das áreas de proteção ambiental, das reservas ecológicas, e de outras unidades de conservação.
    Outros cuidados vêm sendo tomados para manter o equilíbrio ambiental do DF, o que leva à certeza de que as próximas gerações terão em Brasília uma cidade moderna e em permanente evolução, sem afetar a integridade de seus recursos naturais.
Telefones Verdes de Brasília
Órgãos oficiais 
Cia. Água e Esgotos de Brasília (CAESB) : 321-4722
Corpo de Bombeiros (queimadas) : 193
Curadoria do Meio Ambiente (denúncias) : 225-2871
Fundação Zoobotânica do DF (Departamento de Recursos Naturais): 347-2250
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA): 316-1212
Instituto de Ecologia e Meio Ambiente do DF (IEMA): 321-2475
Polícia Florestal: 552-3396
Sematec (Poluição Sonora, do Ar e da Água): 225-8314
Universidade de Brasília (Instituto de Ciências Biológicas): 348-2022

Outras entidades
 Associação do Engenheiros Agrônomos do DF: 349-3631
 Fundação Cidade da Paz: 380-1202
 Fundação Mata Virgem: 321-4377

 Fundação Pró-Natureza (FUNATURA): 274-5449

 Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): 273-5138

 Sociedade Brasileiras dos Engenheiros Florestais: 273-6109
 Grupos Ecológicos
 Ecologia da Mente: 346-1480
 Grupo da UnB: 348-2265 / 348-2592
 Patrulha Ecológica: 273-2318
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E SIMILARES

Áreas de Proteção Ambiental - APAs
Área de Proteção Ambiental Cafuringa
Área de Proteção Ambiental das Bacias do Gama e Cabeça-de-Veado
Área de Proteção Ambiental do Rio Descoberto
Área de Proteção Ambiental do Rio São Bartolomeu
Área de Proteção Ambiental do Lago Paranoá
Áreas de Relevante Interesse Ecológico - ARIEs
ARIE - Taquara
ARIE - dos Córregos Taguatinga e Cortado
ARIE - Paranoá Sul

Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo
Estação Ecológica de Águas Emendadas
Estação Ecológica do Jardim Botânico
Reservas Ecológicas
Reserva Ecológica do Gama
Reserva Ecológica do Guará
Reserva Ecológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Reserva Ecológica da Universidade de Brasília

Parque Nacional de Brasília
Jardim Botânico de Brasília
Horto Florestal de Sobradinho
Viveiro de Ávores e Gramíneas da NOVACAP
(fonte: GDF/SETUR/SEBRAE-Brasília coração brasileiro - CODEPLAN)
Foto: Rui Faquini


Brasil - BrasilEscola.com


As contradições da colonização


Brasil Império


As tribos brasileiras