A Mensagem Subliminar no cinema:
A primeira experiência
A
primeira experiência com mensagem subliminar no cinema oficialmente ocorreu em
1956. Este fato veio a público por meio de uma publicação no jornal 'Sunday
Times' de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente
O som no
cinema
A importância do Som (e da ausência dele...):
Engana-se quem
pensa que o som, no cinema é simplesmente a música, feita sob encomenda, que
vai servir de fundo para as cenas mais marcantes deste ou daquele filme. Claro
que determinados filmes ficam tão associados às canções (e vice-versa), que
torna-se impossível lembrar de uma cena, sem que não venha à nossa lembrança,
aquele fundo musical, principalmente se você se emocionou com ela.
Porém, o som como um todo, desde a respiração do ator, até a escolha da música,
constitui parte integrante e fundamental de uma produção cinematográfica.
Lembramos que os sons de fundo, ou seja conversas periféricas, sons de carros,
navios, pássaros, buzinas, crianças brincando, etc, não são percebidos de forma
consciente, ou seja, tem efeitos subliminares, portanto, eles quase sempre são
produzidos meticulosamente em laboratório, para que se consiga os efeitos
desejados para a cena. A exemplo do que acontece com a produção musical, as
camadas de som, com suas respectivas diferenças de altura, freqüência e
intensidades, são gravadas
É a música que vai 'rechear' a cena, criando um suspense incontrolável, levando
as pessoas a roer unhas, ou consumir mais pipocas e refrigerantes; ou quem
sabe, fazer chorar, numa cena romântica, até os mais durões de coração...
A manipulação pelo silêncio...
Há dois
tipos de silêncio ou ausência de sons. O primeiro, é quando realmente naquela
determinada cena há ausência de som para se criar uma expectativa ou ansiedade
pelo que vai acontecer
A importância da luz e das cores
Raramente são utilizadas as luzes e as cores naturais na produção cinematográfica, nos comercias para cinema e TV, ou nos clipes. A exemplo dos sons, tudo é cuidadosamente elaborado nos estúdios, nas ilhas de edição, através principalmente dos recursos da computação gráfica para se ter a garantia da eficiência nos resultados.
Alguns filmes com Mensagens Subliminares:
Carruagens de Fogo - 1981- Fox Video
Conta a história
de dois corredores, um missionário escocês e um estudante judeu de Cambridge,
competem nas Olimpíadas de 24. Retrata as emoções, dúvidas e frustações que
motivam os dois esportistas. Baseados em fatos reais, levou Oscar de filme,
roteiro, figurinos e trilha sonora.
O trabalho de Maris Janson no filme, Carruagens de Fogo, rendeu-lhe o prêmio
máximo da Academia de Cinema de Hollywood. W.B.Key, afirma que Janson controlou
o humor do público, sua emoção, sua tensão, tranqüilidade e ansiedade com
técnicas de iluminação que ele descreveu como subliminares. Janson explicou que
sua maior dificuldade foi evitar que a iluminação fosse percebida
conscientemente pelo público, pois isso destruiria seu efeito.
O Exorcista - 1973 - Warner Home Video
Os
enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de
roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que
os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os
sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de
porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis. Estes sons,
de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência (
por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a
adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. Descobrimos
também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking
no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis
frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador
(profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para
o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora
compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa
voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as
reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas
pelo filme.
O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha
"estímulos subliminares violentos e assustadores" (Media
Sexploitation - W.B.Key)
Silêncio dos Inocentes - 1981 - Vision
Grande
vencedor do Oscar de 1991. Apesar do baixo investimento na produção, o filme,
que arrebatou todos os principais prêmios da academia (filme, diretor, atriz,
ator e roteiro adaptado) é um perturbador exercício de tensão e medo.
Utilizamos muitas vezes,
algumas cenas do "Silêncio dos Inocentes", quando ministrávamos sobre
Sons Subliminares, em nossas palestras, principalmente a cena final, em que o
personagem, interpretado pela atriz Jodie Foster, uma agente do FBI, está no
escuro tentando localizar o canibal, um serial killer. Nesta cena, prevalece o
silêncio quase que absoluto, não fosse os sons de sua respiração convulsiva e
batimentos cardíacos acelerados. Num primeiro momento, quando passávamos a cena
sem som algum, o índice de envolvimento emocional do público era praticamente
nulo. Com o som, podíamos observar a apreensão das pessoas acompanhando sem
querer, com o próprio corpo, as gesticulações da atriz. A cor utilizada nesta
cena, aquele verde característico dos binóculos infravermelhos (para enxergar
no escuro), também tiveram importância preponderante no resultado final.
Highlander, O Guerreiro Imortal - 1986 - Lumière
Conta a história de um homem imortal que luta contra um inimigo igualmente imortal. Vale destacar a participação de Sean Connery (o mestre do herói) e as seqüências de ações, que é uma das técnicas subliminares mais utilizadas no cinema, TV e principalmente videoclipes. Certa vez, recebemos um telefonema de um ex-aluno que já havia participado de uma palestra sobre mensagem subliminar. Contou-nos, assustado com a descoberta, que quando voltava a fita para rever uma cena em que o personagem é envolvido rapidamente por feixes luminosos e raios, esta parou 'sem querer' no meio da seqüência. Foi quando descobriu que, os raios formavam caras de demônios ou espíritos, como se estivessem envolvendo ou possuindo o personagem. Desde então, esta fita tem feito parte nas nossas aulas e palestras sobre filmes.
O Senhor dos Anéis - 2002
O autor J.R.R.Tolkien, criador de uma literatura repleta de seres mitológicos, histórias fantásticas e misticismo. (Folha de S.Paulo-06/02/02)
Incontestável. Esta é a
palavra mais apropriada para definir a influência das mensagens contidas nesta
trilogia de Tolkien; agora transportada para as telas, seja nos videogames, nos
jogos de RPG, nas bandas de rock, na literatura, nos filmes e, porque não
dizer, no comportamento de milhares de aficionados em todo mundo.
Com certeza, jamais deve ter passado pela cabeça de J.R.R.Tolkien, o espectro
de influências que causaria sua obra, "O Senhor dos Anéis"; que desde
que foi lançado, é um dos campeões de vendagem, só perdendo para a Bíblia
Sagrada.
O livro foi publicado pela primeira vez na Inglaterra, em 1955. Chegou nos
E.U.A. em versão autorizada em 1966.
Tolkien era católico, politicamente correto, ou melhor, politicamente
conservador e estudioso do inglês arcaico.
Muitos jovens, ao tomarem conhecimento do livro, principalmente agora, levados
pelo marketing 'pesado' na mídia, são seduzidos a mergulhar de cabeça, num universo
mágico, povoado por anões, elfos, e também, dragões.
A influência de Tolkien na literatura:
Harry
Potter e Frodo. Dois personagens, o primeiro da "Pedra
Filosofal", o segundo do "Senhor dos Anéisl" que, excetuando-se
o fator cronológico, seriam pessoas de origens comuns, não fosse o fato de
serem dotados de poderes sobrenaturais, capazes de façanhas impensáveis no
limitado mundo infantil. Já não bastavam as tristes lembranças daqueles que, a
pretexto de imitarem seus super-heróis, jogaram-se das janelas dos seus
apartamentos, tornando-se os primeiros mártires desta geração massificada pela
mídia.
O sucesso obtido pelos quatro volumes de Harry Potter, aliados à esta
verdadeira febre por explorar o oculto, a magia, os seres fantásticos,
alavancou "O Senhor dos Anéis" às listas dos mais vendidos.
Não é à toa, que a Srª. Joanne K. Rowling, a "mãe" de Harry Potter,
abreviou seus dois primeiros nomes para "J" e "K", ficando
assim: J.K.Rowling. Qualquer semelhança com J.R.R. Tolkien, não é mera
coincidência...
A influência na Música:
Se você empreender uma pesquisa, usando também a Internet,
vai encontrar mais de 600 músicos ou bandas, não só de rock, mas dos mais
variados estilos, com alguma influência da mitologia de Tolkien.
- Ian Anderson; Jethro Tull; Led Zeppelin (Robert Plant, líder da banda, era fã
de "O Senhor dos Anéis". Várias letras fazem referências diretas à
obra); Rick Wakeman; etc.
A influência no Cinema:
Quem pode contestar sua influência na "Guerra nas
Estrelas", de George Lucas?
Repare nos personagens, um grupo de seres muito estranhos lutando contra um mal
comum; o estilo saga; guerreiros representando o mal; forças e poderes
sobrenaturais, tanto de um lado, como de outro, etc.
A influência no RPG e nos jogos de aventura:
O principal jogo de RPG (ver seção "Nos RPGs"), o
"Dungeons & Dragons", de 1974, foi apenas o primeiro dos jogos de
interpretação, a mostrar claramente as influências do mundo mágico de Tolkien.
Outro jogo, o "Gurps Fantasy" também se utiliza do mesmo método
tolkeniano.
Há quem afirme que o RPG, funcione como uma espécie de "porta" para o
mundo da magia, introduzindo o jogador muitas vezes, à um caminho sem volta...
A influência no comportamento:
Quando "O Senhor dos Anéis" chegou aos E.U.A., em
1966, os jovens respiravam o "Summer of Love" na Califórnia, mais
precisamente
A exemplo do que já ocorreu com outros clássicos, como "Guerra nas
Estrelas", não foram poucos os que chegaram a se "fantasiar" à
carater, para recepcionar, como num verdadeiro culto à um deus, "O Senhor
dos Anéis", em seu lançamento no Brasil.
Sabemos que o espírito consumista mais uma vez faturou alto, desta vez, à custa
dos anéis, das roupas élficas, das quinquilharias que se vendem nos
camelódromos, das capas de cadernos, botons, camisetas, etc.
Se para muitos de nós, adultos, este mundo ainda está muito aquém da nossa limitada capacidade de entendê-lo, como ficam as mentes das nossas 'pobres' crianças?
Harry Potter e a Pedra Filosofal - 2001
O filme, baseado na obra de J.R.Rowling, conta a história de um menino bruxo, que descobre que tem poderes mágicos no dia de seu 11º aniversário. Antes de ingressar na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts - onde os meninos- bruxos são levados para aprimorar seus poderes - Harry vivia com os tios Walter e Petúnia Dursley, desde bebê, onde era muito rejeitado e maltratado, especialmente pelo filho do casal, seu primo Dudley. Harry veio para quebrar paradigmas dos heróis tradicionais, que se utilizavam de espadas, escudos e armas convencionais para defender o bem contra o mal, representados por vilões querendo, em sua grande maioria, dominar e escravizar a sociedade. O menino bruxo, por sua vez, busca tão somente a vingança através de rituais de bruxaria ou cultos ocultistas, contra aqueles que aparentemente o hostilizam, ou seja, passa a idéia que é certo punir sem critérios de julgamento. Fica então a interrogação: Uma criança na idade de H.Potter, seria capaz de premeditar tão urdilosas vinganças? É obvio que não podemos acusar um personagem de aparência ingênua como tantos outros, numa história de fantasia como tantas outras existentes. Devemos sim, nos ater às atitudes tomadas por este personagem, que não condizem com atitudes reais que devem ser tomadas por uma criança. Certamente estas idéias de rebeldia e vingança poderão ser absorvidas como dogmas por todas as crianças que se sentem rejeitadas ou oprimidas. Bem que Freud já dizia: " Nascemos cópias, morremos imitados".
Outros personagens:
Lilian e Tiago Potter -
São os pais de Harry Potter, mas eles só aparecem nas lembranças do garoto.
Lilian e Tiago também eram bruxos e tinham estudado em Hogwarts, até serem
mortos pelo monstruoso Voldemort. Valter, Petúnia e Duda Dursley - Valter e
Petúnia são os tios que cuidaram Harry até seus 11 anos.
Rony (Ronald Weasley) - Estuda com Harry
Hermione Granger - Outra amiga que Harry
conheceu
Rúbeo Hagrid - É o gigante que vai buscar
Harry na casa dos tios para levá-lo a Hogwarts. Como todo gigante, Hagrid é
meio atrapalhado, mas muito simpático
Draco Malfoy - É o grande inimigo de Harry.
Malfoy é aluno da fraternidade Sonserina, e vive importunando nosso herói.
Lord Voldemort - É o vilão da história. O
bruxo maligno que matou os pais de Harry quando ele ainda era um bebê, deixando
o menino com uma cicatriz na cabeça em forma de raio.
Alvo Dublemdore - Diretor da Escola de Magia
e Bruxaria Hogwarts. Ninguém sabe a idade dele, mas como todo velho bruxo,
Dumbledore deve ter mais de mil anos de idade.
Minerva McGonagall - Vice-Diretora e
Professora de Harry nas aulas de Transfiguração. Ela comanda a fraternidade
Grifinória.
Quirrel - Professor de Defesa Contra Artes
das Trevas para os alunos do Primeiro Ano. Severo
Snape - Professor de Poções Mágicas e Feitiçaria. Harry acha que ele não
simpatiza muito com os alunos novatos.
Gilderoy Lockhart - Professor de Defesas
Contra Artes das Trevas do Segundo Ano. É boa gente, mas as vezes se acha muito
convencido.
Remo Lupin - Professor de Defesas Contra
Artes das Trevas do Terceiro Ano.
Sirius Black - O próprio prisioneiro de Azkaban,
"vilão" do terceiro livro da série.
Harry Potter é barrado por pais na Polônia:
Vários estudantes primários poloneses tiveram de cancelar
suas reservas para o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal devido aos
protestos de seus pais, informou ontem o jornal Rzeczpospolita.
Kazimierz, diretor de escola primária em Rzeszow (sudeste), disse que vários
pais de seus alunos protestaram contra "os elementos de ocultismo e mundo
da magia apresentados pelo filme e suscetíveis de desfigurar o psiquismo das
crianças".
Cerca de vinte habitantes de Tarnow escreveram uma carta à municipalidade para
impedir a distribuição do filme, o qual, segundo eles, "propaga a magia e
ataca os valores católicos".
Na sexta-feira passada, na Polônia, o filme baseado no romance de J.K.Rowling,
bateu todos os recordes de bilheteria em uma premier no país. (A Tribuna -23/01/02)
Fantasia e Realidade:
Há muito tempo, a linha divisória entre fantasia e
realidade, não só na literatura infantil, mas em quase todas as mídias, vêm
ficando mais tênue. De forma alguma, nos posicionamos contrários à fantasia no
universo da criança, mas ela deve ser analisada criteriosamente, segundo seu
significado e consequente efeito. Não podemos esquecer das fábulas de Esopo
enaltecendo o trabalho, como na "A Formiga e a Cigarra".
Não estariam as fábulas modernas exaltando o papel dos fortes sobre os fracos;
não estariam as idéias de vingança, de amor próprio e de vaidade, sobrepujando
os valores éticos, busca de conhecimento, altruismo, valorização dos ideais de
crescimento moral e espiritual, cujos conceitos infiltram-se no imaginário
infantil, contribuindo na formação do seu caráter?
Qualquer criança, em seu primeiro contato com H.Potter, já começa imaginar-se
dentro da história e a desejar profundamente ser bruxo também, para que, assim
como Harry, resolver da maneira dele (Harry) seus problemas de traumas, de
rejeição dos pais, amigos ou qualquer trouxa (nome dado pelos bruxos da
história de H.Potter, a quem não tem poderes mágicos) que atrapalhar o seu caminho.
(Imagem
retirada do site oficial)
Observe nesta imagem extraída do site www.harrypotter.com, a
formação de várias caras demoníacas dentro da área pontilhada.
Você pode escurecer ou clarear a tela do seu micro, para facilitar a visualização
e se surpreender com os resultados!
Alguns depoimentos preocupantes:
"Os livros de Harry Potter são o máximo porque me
ensinam sobre magia e como você pode usar isto para controlar pessoas e ter
vingança sobre os seus inimigos. Eu quero aprender a "Praga do
Cruciatos" para fazer sofrer a minha professora de ciências por ter me
dado uma nota baixa". Disse Craig Nowell, um garoto de 10 anos recém
convertido a "Nova Ordem Satânica do Circulo Negro", em Hartland,
Wiscosin.
Veja o que disse uma garota de apenas 6 anos quando foi indagada a respeito do
seu personagem favorito: "Hermonie e' a minha preferida porque ela e'
esperta e tem um gatinho. Jesus morreu porque ele era um fraco e um
estúpido." Disse Jessica Lehman, da Carolina do Sul.
E aqui está a declaração de Ashley, de 9 anos de idade, típica média de idade
dos leitores de Harry Potter: "Eu acreditava no que eles me ensinavam na
Escola Dominical da Igreja. Mas os livros de Harry Potter me mostraram que a
magia é real, é algo que eu posso aprender e usar agora, e que a Bíblia não é
nada mas apenas um livro de mentiras chatas." E então mostrou como invocar
"CEREBUS" com palavras de magia encontradas do livro, que é um cão de
caça de três cabeças do inferno...
Isto prendeu a sua atenção? Se não, que tal a declaração de um alto sacerdote
da Primeira Igreja de Satanás em Salem, Massachusettes:
"Harry é um enviado dos deuses para a nossa causa. Uma organização como a
nossa, prospera com esse sangue novo, e nós temos tido mais pessoas se juntando
a nós nestes dias do que podemos lidar, e é claro, a maioria delas é muito
jovem e ainda são virgens, o que para nós é realmente muito suculento!"
Alguns crimes influenciados pelos filmes.
·
O estudante Vitor Alexandre dos Santos, 21 anos, matou em
dez/98, a avó, o tio, a tia e a mãe para cumprir uma missão designada por
'vozes do além'. Os crimes ocorreram em Mirandópolis (SP) onde morava, e suas
relações com "Spawn, o Soldado do Inferno" são muito evidentes. A
forma como ele agia lembra o personagem do filme, do qual o estudante anotou um
trecho do texto, que depois foi encontrado pela polícia. Spawn estrangulava as
vítimas com as mãos . A exumação dos corpos revelou que Vitor quebrou o hióide
- osso do pescoço - dos parentes, conforme constatado pela perícia. (Folha de
S.Paulo-16/12/98).
·
Em maio de 99, em Denver, Colorado (EUA), dois jovens abriram
fogo contra dezenas de colegas na escola. Tinham idéias nazistas, fabricavam
bombas através da Internet, eram viciados no jogo 'Doom', e é muito provável
que tenham se inspirado no filme 'Diário de um Adolescente' estrelado por
Leonardo de Caprio, que interpreta um jovem drogado de N.York, que jogava
basquete nos anos 60. Num de seus delírios, imagina-se na sala de aula de sua
escola, vestido com uma capa preta e matando todos ao seu redor. Contribuiu
também, Matrix, filme violento com cenas de hiper-realismo, cujos personagens
também vestiam-se se preto. Coincidência ? (Fonte:Vários jornais, revistas e
noticiários de TV-Maio/99)
Bibliografia/Referências:
- A Era da Manipulação - Wilson
Bryan Key - Scritta Editorial - 1996
- Vídeo - O Dicionário dos
Melhores Filmes - Nova Cultural - 1996
- Revista Capricho/04/06/01
- Revista Rpg Dragon/ano1/nº1
- Revista Época/27/11/00
- Jornais Folha de S.Paulo
- O Estado de S.Paulo
- Jornal A Tribuna
Sites:
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