assassino, um maníaco sexual com várias
vítimas em seu currículo, meias pretas cobrindo o rosto e roupa reluzente
de couro, espreita sua vítima (normalmente uma mulher linda, loira de
preferência) com uma faca brilhante.
Quando a
mulher entra no recinto ele a imobiliza e vai dando as estocadas, fazendo a
vítima dar urros orgásticos de dor. Essa é uma imagem clássica do giallo
italiano. No tempo em que durou (durante boa parte dos anos setenta), este
gênero aparentemente limitado deu origem a mais de uma centena de filmes,
pelo menos duas dúzias deles muito legais, vários interessantes e algumas
obras de diretores menores que acabam convencendo pela esquisitice do
roteiro. Aliás, dificilmente outra vertente fílmica vai reunir tantos
roteiristas com idéias desparatadas sendo filmadas.
O nome
'giallo' (amarelo em italiano) provém dos livros populares de mistério,
quase sempre de Edgar Wallace (que gerou a longa série dos 'krimis'
alemães), que tinham capa amarela. Por este mesmo motivo, os livros
franceses de mistério eram chamados de 'noir' (capa preta). O grande
diferencial dos filmes policiais italianos para os americanos é a sua
lógica, menos formal que em seus conterpartes. Ao invés do costume
americano de fazer tudo explicadinho, 'redondo', os filmes italianos (e
europeus em geral) são mais metafísicos e psicodélicos. Alguns críticos
dizem que Dario Argento cria uma série de imagens fortes e a partir daí
inventa uma história para uní-las, nem sempre da forma mais plausível. Isso
se aplica, com exceções, ao gênero como um todo. Não que não tenha roteiristas
brilhantes (Bernardino Zapponi e Ernesto 'Julian Berry' Gastaldi estão aí
para desmentir esta tese), mas estes preferem usar seus talentos para, à
moda européia, criar histórias menos 'redondas' e com buracos de lógica que
fazem a festa dos Syd Fields da vida.
La Ragazza
che sappere troppo
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O
'marco zero' do giallo é 'La Ragazza che sappere troppo' (lançado nos EUA
como 'Evil Eye'), de Mario Bava, de 1961. Neste filme, uma turista
americana vai passar as férias em Roma ao mesmo tempo que um maníaco
sexual está à solta, cometendo seus criminhos. Esse filme incluiu vários
elementos que se tornariam padrão no gênero, como o assassino de luvas e máscara
pretas à solta, com uma navalha afiada. A Itália tem uma fantástica
tradição de filmes policiais que vêm desde a época do cinema mudo, mas
esta obra de Bava acabou gerando uma nova variante que dominaria as telas
italianas por boa parte dos anos 60/70.
A primeira 'revolução' no gênero foi gerada em outro filme de Mario Bava,
'Sei Donne per il Asesino' ('Blood & Black Lace' nos EUA). É o
primeiro filme policial italiano a cores. É muito influenciado pelos
'krimis' alemães, com a inovação do uso da fotografia, emulando a capa
dos livros policiais (sempre em tons pastel). Esas influência acabou
retornando, pois depois do filme de Bava os krimis começaram a serem
produzidos a cores.
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Mas
tudo é pré-história, pois o gênero explode mesmo com 'O Pássaro com
Plumas de Cristal' (1969), de Dario Argento. A história do escritor
americano que acha que pode resolver uma série de crimes que estão
aterrorizando Roma é um modelo a ser seguido por dezenas e dezenas de
cineastas que se aventuraram no gênero. Inclui a brilhante trilha atonal
de Ennio Morricone, as técnicas 'arcanas' de edição que Argento utiliza
até hoje (cenas aparentemente sem relação com o resto da história que
adiantam momentos posteriores da mesma), a câmera pervertida e
descontrolada que cria pontos de vista impossíveis. Tem um final absurdo
e totalmente implausível (e totalmente imprevisível, talvez por causa
destes detalhes), mas isso é um dos charmes do gênero. É o filme que
lança moda na utilização de animais nos títulos.
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O Pássaro
com Plumas de Cristal
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Se
Argento fez o giallo definitivo, isso não impediu a concorrência de fazer
filmes brilhantes. A começar por Mario Bava, que inventou o 'thriller ao
redor de um lago' em 'Banho de Sangue'(1971), receita que seria seguida uma
década depois pela série 'Sexta-Feira 13' sem o brilhantismo e imaginação
demonstrados por ele. Em seu filme, o culpado por todas as maldades é a
inveja, e por consequência o capitalismo. Por sinal, o segundo filme da
série citada é uma cópia, crime a crime, deste filme, sem crédito nenhum e
sem culpar o sistema econômico. Típico da terra de Tio Sam.
Prelúdio
para Matar
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O
gênero alcança seu apogeu no impecável 'Prelúdio para Matar' (Profondo
Rosso), de Argento (1975). Esse filme é uma unanimidade: mesmo os
críticos mais turrões e metidos a 'diferentes' o consideram o melhor
giallo da história. Roteiro brilhante (de Argento e Bernardino Zapponi,
parceiro de Fellini em 'Histórias Extraordinárias'), atuações notáveis
(principalmente do casal protagonista, David Hemmings e Daria Nicolodi) e
violência extremíssima. E, para fechar tudo, a trilha baseada no rock
progressivo do Goblin, grupo italiano. Isso mudou o modo que os thrillers
são musicados no mundo inteiro.
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Sergio Martino não pode ser acusado de ser um diretor regular, nem de ter
seu nome sempre associado a grandes filmes, mas fez uma sequência impecável
de três giallos, todos no topo da lista dos melhores filmes do gênero.
Começou
por 'Tutti Colori dei Buio', giallo sobrenatural sobre uma dona de casa que
é iniciada por um culto satânico ao mesmo tempo que (adivinhe...) há um
assassino à solta. Segue em 'Blade of the Ripper ('Il Stragno vizio della
Signora Ward')', sobre a mulher adúltera de um embaixador que começa a
receber ameaças de um assassino/ chantagista em série que está
aterrorizando Berlin (varia a cidade, mas não a trama...), e se encerra
naquele que é o mais perfeito exemplar de todo o ciclo, 'Torso ('I Corpi
prestano tracce di violenza carnale')'.
Torso
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Se
na época de seu lançamento 'Torso' foi considerado inferior aos filmes da
concorrência (Argento e Bava), hoje percebe-se que ele seguiu as 'regras'
do gênero tão fielmente que nennhum outro filme simboliza tanto as
qualidades do ciclo. Tem tudo: o ultra-alucinado assassino de luvas
pretas e navalha afinada (como sempre com um trauma de infância explicado
na última cena), a mocinha inocente (mas nem tanto), uma turma de
adolescentes 'soltando a franga' (por algum motivo os diretores adoravam
assassinar sadicamente hippies liberados sexualmente), o investigador
ligado ao mundo artístico (neste caso, professor de antropologia), a
polícia totalmente incompetente (dá a impressão que qualquer assassino de
mulheres faria a festa na Itália naquela época). Tem também uma
fantástica trilha roqueira, providenciada por Maurizio e Fabrizio de
Angelis (que seriam responsáveis, depois, pela música obras-primas de
Lucio Fulci no início dos anos 80). Só faltou o uruguaio George Hilton,
vindo direto do ciclo do spaghetti western, que normalmente fazia o papel
do vizinho com cara de tarado que servia como suspeito óbvio até se
descobrir que ele não tinha nada a ver com a história...
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Lucio
Fulci, que nos anos 80 seria considerado o 'rei do gore' (com uma série de
filmes de zumbi), deu sua contribuição ao gênero com quatro filmes, um bem
diferente do outro. 'A Mulher em pele de Lagarto', com a 'nossa' Florinda
Bolkan de atriz principal, trata de uma mulher tendo pesadelos com
asssassinatos ao mesmo tempo que o maníaco está atacando os hippies da
região. Florinda também está em 'Don't Torture a Duckling', sobre um padre
homicida de crianças. Trata-se de um filme tão ofensivo à igreja que seu
diretor foi excomungado pelo Vaticano. Fulci ainda dirigiu a genial
variação sobre 'Vertigo' chamada 'A Perversion Story/ One on top of the
Other' (depende de qual lado do Atlântico você está), com as lindas Marisa
Mell e Elke Sommer, mais 'The Psychic', com Jennifer O'neill (este mais
convencional que os outros).
Curiosamente,
o giallo mais violento de todos foi dirigido pelo (então) sexagenário
Riccardo Fredda. 'A Iguana com Língua de Fogo', passado na Irlanda, trata
de um assassino com o sutil hábito de matar suas vítimas com ácido. Só
mesmo a pervertida imaginação deste veterano podia criar uma série de
crimes tétricos como estes. Falando em perversão, o título de giallo mais
surreal pertence a 'Death Laid an Egg', de Guilio Questi, com Jean Louis
Trignitignat. Adultério e assassinato numa fazenda em que se está desenvolvendo
uma super raça de galinhas, diálogos ultraintelectuais e referências à moda
ditas por personagens que teoricamente não tem grande intimidade com os
livros... é um filme que pede para ser redescoberto.
O
fim 'oficial' do gênero se dá com 'Giallo a Venezia', de Mario Landi, de
1979. Sem a classe e o domínio de narrativa dos diretores citados no
início do artigo, ele parte para a apelação explícita. O filme é um
festival de sadismo, com mulheres sendo esfaqueadas no sexo, vítimas
sendo queimadas e torturas afins, além uma dúzia de cenas de sexo. O
gênero havia esgotado seu potencial. Foi revivido várias vezes nos anos
seguintes, os diretores continuaram a fazer filmes ocasionais que seguiam
os moldes aperfeiçoados por Bava, Argento e Martino, mas não mais podendo
ser considerado um ciclo, e sim uma referência.
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Banho de
Sangue
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Um dos grandes charmes do gênero são as dublagens em inglês. Como os
produtores normalmente não tinham dinheiro para pagar um serviço decente,
normalmente faziam o próprio elenco se dublar na língua do Tio Sam. Isso
resultava em diálogos elaborados por escritores que não dominavam a língua
de Shakespeare e falados por atores quase tão perdidos quanto. Resultado:
um legítimo samba do crioulo doido, frases totalmente sem sentido, faladas
com forte sotaque. É normal, hoje, os fãs ficarem se passando as 'quotes'
favoritas do gênero...
Até o mês que vem, com um artigo sobre spaghetti western.
Lista de giallos lançados no Brasil.
Meu caro amigo Fábio Vellozo, canibal carioca com gosto impecável e
conhecimento enciclopédico, compilou esta lista de giallos lançados em
vídeo no Brasil. Nem todos são fáceis de achar (tem alguns que a gente
procura há anos), quase todos foram lançados por produtoras pequenas que
não existem mais, mas permitem a quem se interessar (e tiver uma bela
paciência) ir atrás dos filmes do gênero. (ps: Valeu don Fabio, uma hora
dessas te pago umas cervejas de agradecimento).
*Almas Perdidas (The Forbidden Room aka Anima Persa - 1976) (Dino
Risi) - Reserva Especial.
*Atos
Proibidos de Amor e Vingança (Giallo Napoletano aka Atrocious Tales
of Love and Death aka Atrocious Tales of Love and Revenge - 1979) (Sergio
Corbucci) - Vídeo Cassete do Brasil
*Banho
de Sangue (Bay of Blood aka Twitch of the Death Nerve aka Bloodbath
aka Carnage aka The Last House on the Left - Part II aka Ecologia del
Delitto aka Reazione a Catena - 1971) (Mario Bava) - Century Vídeo
*A
Casa do Tapete Amarelo (The House of the Yellow Carpet aka La Casa
del Tappeto Giallo - 1983) (Carlo Lizzani) - F. J. Lucas
*A
Cauda do Escorpião (The Case of the Scorpion's Tail aka La Coda dello
Scorpione - 1970) (Sergio Martino) - VMW
*Círculo
do Medo (Circle of Fear aka Alibi Perfetto - 1992) (Aldo Lado como
"George B. Lewis") - Reserva Especial
*Contagem
de Cadáveres (Body Count aka Camping del Terrore - 1986) (Ruggero
Deodato) - América Vídeo/Paris Filmes
*Crime
Perfeito (Perfect Crime aka Indagine su un Delitto Perfetto aka Um
Delitto Perfetto - 1978) (Giuseppe Rosati como "Aaron
Leviathan") - Look Vídeo
*Dagger
of Ice (aka Knife of Ice aka Il Coltello di Ghiaccio - 1972) (Umberto
Lenzi) - mac Vídeo
*Desejo
Insaciável (Craving Desire - 1994) (Sergio Martino) - Flashstar
*Desejo
Proibido (Dangerous Attraction aka Attrazione Pericolosa - 1993)
(Bruno Mattei como "Pierre Le Blanc") - Canyon Home Vídeo
*O
Doce Corpo de Deborah (The Sweet Body of Deborah aka Il Dolce Corpo
di Deborah - 1967) (Romolo Guerrieri) - Dado Group
*Elo
de Sangue (Blood Link aka The Link aka Extrasensorial - 1983)
(Alberto de Martino como "Albert de Martino") - F. J. Lucas
*A
Face (Off-Balance aka Phantom of Death aka Un Delitto Poco Comune
-1988) (Ruggero Deodato) - Vic Vídeo
*A
Freira Assassina (Killer Nun aka Suor Omicidi - 1978) (Giulio
Berruti) - Pole Vídeo
*O
Fugitivo Sanguinário (Hitch-Hike aka Autostop...Rosso Sangue - 1977)
(Pasquale Festa Campanile) - Century Vídeo
*Lâmina
Assassina (Blade of the Ripper aka The Next Victim aka Next ! aka La
Perversa Senora Wardh aka Lo Stragno Vizio Della Signora Wardh - 1970 ) (
Sergio Martino) - mac vídeo
*Mansão
da Morte - relançamento de "Banho de Sangue" - Century
Vídeo
*Matador
Implacável (The Killer Must Strike Again aka The Dark is Death's
Friend aka L'assassino e' Costretto ad Uccidere Ancora - 1975) (Luigi
Cozzi) - Vídeo Room
*O
Mistério Etrusco (The Scorpion with Two Tails aka Assassinio al
Cimitero Etrusco - 1982) (Sergio Martino) - Pole Vídeo
*O
Mistério do Quarto 2A (Girl in Room 2A aka La Casa della Paura -
1973) (William L. Rose) - Zircon
*Morte
Suspeita de uma Adolescente (Too Young to Die aka Morte Sospetta di
una Minorenne - 1975) (Sergio Martino) - F. J. Lucas
("Cinematográfica F. J.")
* Nova
York - Cidade Violenta (Murderock aka Murder - Rock Dancing Death aka
The Demon is Loose aka Murderock Uccide a Passo di Danza - 1984) (Lucio
Fulci como "Louis Fuller") - Look Vídeo
*A
Ordem é Matar (Corrupt aka Order of Death aka Copkiller - 1982)
(Roberto Faenza) - Zircon
*O
Pássaro Sangrento (Aquarius aka Stagefright aka Deliria aka Bloody
Bird - 1985) (Michele Soavi) - Hipervídeo
*Pele
Nua (Nothing Underneath aka Sotto il Vestito Niente - 1985) (Carlo
Vanzina ) - F. J. Lucas
*Pesadelo
em Veneza (Giallo a Venezia aka Gore in Venice aka Trhilling in
Venice (sic) - 1979) (Mario Landi) - Vídeo Cassete do Brasil
*As
Plumas de Cristal (The Bird with the Crystal Plumage aka L'Uccello
dalle Piume di Cristallo aka The Gallery Murders - 1969) (Dario Argento)
- Pole Vídeo
*A
Praia do Pesadelo (Nightmare Beach aka Welcome to Spring Break -
1989) (Umberto Lenzi como "Harry Kirkpatrick") - LK - Tel Vídeo
/ 20.20 Vision
*Prelúdio
para Matar (Deep Red aka Profondo Rosso aka The Hatchet Murders -
1975) (Dario Argento) - Videocast
*Premonição
(The Psychic aka Murder to the Tune of the Seven Black Notes aka Sette
Note in Nero - 1977) (Lucio Fulci) - Pole Vídeo
*O
Quebra-cabeça (Body Puzzle aka Misteria - 1992) (Lamberto Bava) - NCA
Pictures
*Romance
Mortal (The Slasher is the Sex Maniac aka So Sweet , So Dead aka
Rivelazione di un Maniaco Sessuale al Capo Della Squadra Mobile - 1972)
(Roberto Bianchi Montero) - Visocopy
*Segredo
da Ilha das Gaivotas (The Secret of Seagull Island aka L'Isola del
Gabbiano - 1979) (Nestore Ungaro) - Everest Vídeo do Brasil
*Sem
Motivo Aparente (Without Apparent Motive aka Sans Mobile Apparent -
1971) (Philippe Labro) - Vídeo Cassete do Brasil
*Síndrome
Mortal (The Stendhal Syndrome aka La Sindrome di Stendhal -1996)
(Dario Argento) - Alpha Filmes
*O
Sorriso da Raposa (The Smile of the Fox aka Foxy Lady aka Spiando
Marina - 1992) (Sergio Martino como "George Raminto") - Vídeo
Arte
*Terror
na Ópera (Terror at the Opera aka Opera - 1987) (Dario Argento) -
Globo Vídeo
*Trauma
(Trauma - 1993) (Dario Argento) - Vídeo Arte do Brasil
*Trauma
(Thrauma - 1979) (Gianni Martucci) - Look Vídeo
*As
Três Faces do Mal (The Washing Machine aka Vortice Mortale - 1993)
(Ruggero Deodat ) - Top Tape
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