7 de julho de 2017

SANGUE E MEIAS PRETAS






assassino, um maníaco sexual com várias vítimas em seu currículo, meias pretas cobrindo o rosto e roupa reluzente de couro, espreita sua vítima (normalmente uma mulher linda, loira de preferência) com uma faca brilhante.
Quando a mulher entra no recinto ele a imobiliza e vai dando as estocadas, fazendo a vítima dar urros orgásticos de dor. Essa é uma imagem clássica do giallo italiano. No tempo em que durou (durante boa parte dos anos setenta), este gênero aparentemente limitado deu origem a mais de uma centena de filmes, pelo menos duas dúzias deles muito legais, vários interessantes e algumas obras de diretores menores que acabam convencendo pela esquisitice do roteiro. Aliás, dificilmente outra vertente fílmica vai reunir tantos roteiristas com idéias desparatadas sendo filmadas.
O nome 'giallo' (amarelo em italiano) provém dos livros populares de mistério, quase sempre de Edgar Wallace (que gerou a longa série dos 'krimis' alemães), que tinham capa amarela. Por este mesmo motivo, os livros franceses de mistério eram chamados de 'noir' (capa preta). O grande diferencial dos filmes policiais italianos para os americanos é a sua lógica, menos formal que em seus conterpartes. Ao invés do costume americano de fazer tudo explicadinho, 'redondo', os filmes italianos (e europeus em geral) são mais metafísicos e psicodélicos. Alguns críticos dizem que Dario Argento cria uma série de imagens fortes e a partir daí inventa uma história para uní-las, nem sempre da forma mais plausível. Isso se aplica, com exceções, ao gênero como um todo. Não que não tenha roteiristas brilhantes (Bernardino Zapponi e Ernesto 'Julian Berry' Gastaldi estão aí para desmentir esta tese), mas estes preferem usar seus talentos para, à moda européia, criar histórias menos 'redondas' e com buracos de lógica que fazem a festa dos Syd Fields da vida.

La Ragazza che sappere troppo

O 'marco zero' do giallo é 'La Ragazza che sappere troppo' (lançado nos EUA como 'Evil Eye'), de Mario Bava, de 1961. Neste filme, uma turista americana vai passar as férias em Roma ao mesmo tempo que um maníaco sexual está à solta, cometendo seus criminhos. Esse filme incluiu vários elementos que se tornariam padrão no gênero, como o assassino de luvas e máscara pretas à solta, com uma navalha afiada. A Itália tem uma fantástica tradição de filmes policiais que vêm desde a época do cinema mudo, mas esta obra de Bava acabou gerando uma nova variante que dominaria as telas italianas por boa parte dos anos 60/70.

A primeira 'revolução' no gênero foi gerada em outro filme de Mario Bava, 'Sei Donne per il Asesino' ('Blood & Black Lace' nos EUA). É o primeiro filme policial italiano a cores. É muito influenciado pelos 'krimis' alemães, com a inovação do uso da fotografia, emulando a capa dos livros policiais (sempre em tons pastel). Esas influência acabou retornando, pois depois do filme de Bava os krimis começaram a serem produzidos a cores.

Mas tudo é pré-história, pois o gênero explode mesmo com 'O Pássaro com Plumas de Cristal' (1969), de Dario Argento. A história do escritor americano que acha que pode resolver uma série de crimes que estão aterrorizando Roma é um modelo a ser seguido por dezenas e dezenas de cineastas que se aventuraram no gênero. Inclui a brilhante trilha atonal de Ennio Morricone, as técnicas 'arcanas' de edição que Argento utiliza até hoje (cenas aparentemente sem relação com o resto da história que adiantam momentos posteriores da mesma), a câmera pervertida e descontrolada que cria pontos de vista impossíveis. Tem um final absurdo e totalmente implausível (e totalmente imprevisível, talvez por causa destes detalhes), mas isso é um dos charmes do gênero. É o filme que lança moda na utilização de animais nos títulos.


O Pássaro com Plumas de Cristal

Se Argento fez o giallo definitivo, isso não impediu a concorrência de fazer filmes brilhantes. A começar por Mario Bava, que inventou o 'thriller ao redor de um lago' em 'Banho de Sangue'(1971), receita que seria seguida uma década depois pela série 'Sexta-Feira 13' sem o brilhantismo e imaginação demonstrados por ele. Em seu filme, o culpado por todas as maldades é a inveja, e por consequência o capitalismo. Por sinal, o segundo filme da série citada é uma cópia, crime a crime, deste filme, sem crédito nenhum e sem culpar o sistema econômico. Típico da terra de Tio Sam.

Prelúdio para Matar

O gênero alcança seu apogeu no impecável 'Prelúdio para Matar' (Profondo Rosso), de Argento (1975). Esse filme é uma unanimidade: mesmo os críticos mais turrões e metidos a 'diferentes' o consideram o melhor giallo da história. Roteiro brilhante (de Argento e Bernardino Zapponi, parceiro de Fellini em 'Histórias Extraordinárias'), atuações notáveis (principalmente do casal protagonista, David Hemmings e Daria Nicolodi) e violência extremíssima. E, para fechar tudo, a trilha baseada no rock progressivo do Goblin, grupo italiano. Isso mudou o modo que os thrillers são musicados no mundo inteiro.

Sergio Martino não pode ser acusado de ser um diretor regular, nem de ter seu nome sempre associado a grandes filmes, mas fez uma sequência impecável de três giallos, todos no topo da lista dos melhores filmes do gênero.

Começou por 'Tutti Colori dei Buio', giallo sobrenatural sobre uma dona de casa que é iniciada por um culto satânico ao mesmo tempo que (adivinhe...) há um assassino à solta. Segue em 'Blade of the Ripper ('Il Stragno vizio della Signora Ward')', sobre a mulher adúltera de um embaixador que começa a receber ameaças de um assassino/ chantagista em série que está aterrorizando Berlin (varia a cidade, mas não a trama...), e se encerra naquele que é o mais perfeito exemplar de todo o ciclo, 'Torso ('I Corpi prestano tracce di violenza carnale')'.

Torso

Se na época de seu lançamento 'Torso' foi considerado inferior aos filmes da concorrência (Argento e Bava), hoje percebe-se que ele seguiu as 'regras' do gênero tão fielmente que nennhum outro filme simboliza tanto as qualidades do ciclo. Tem tudo: o ultra-alucinado assassino de luvas pretas e navalha afinada (como sempre com um trauma de infância explicado na última cena), a mocinha inocente (mas nem tanto), uma turma de adolescentes 'soltando a franga' (por algum motivo os diretores adoravam assassinar sadicamente hippies liberados sexualmente), o investigador ligado ao mundo artístico (neste caso, professor de antropologia), a polícia totalmente incompetente (dá a impressão que qualquer assassino de mulheres faria a festa na Itália naquela época). Tem também uma fantástica trilha roqueira, providenciada por Maurizio e Fabrizio de Angelis (que seriam responsáveis, depois, pela música obras-primas de Lucio Fulci no início dos anos 80). Só faltou o uruguaio George Hilton, vindo direto do ciclo do spaghetti western, que normalmente fazia o papel do vizinho com cara de tarado que servia como suspeito óbvio até se descobrir que ele não tinha nada a ver com a história...
Lucio Fulci, que nos anos 80 seria considerado o 'rei do gore' (com uma série de filmes de zumbi), deu sua contribuição ao gênero com quatro filmes, um bem diferente do outro. 'A Mulher em pele de Lagarto', com a 'nossa' Florinda Bolkan de atriz principal, trata de uma mulher tendo pesadelos com asssassinatos ao mesmo tempo que o maníaco está atacando os hippies da região. Florinda também está em 'Don't Torture a Duckling', sobre um padre homicida de crianças. Trata-se de um filme tão ofensivo à igreja que seu diretor foi excomungado pelo Vaticano. Fulci ainda dirigiu a genial variação sobre 'Vertigo' chamada 'A Perversion Story/ One on top of the Other' (depende de qual lado do Atlântico você está), com as lindas Marisa Mell e Elke Sommer, mais 'The Psychic', com Jennifer O'neill (este mais convencional que os outros).
Curiosamente, o giallo mais violento de todos foi dirigido pelo (então) sexagenário Riccardo Fredda. 'A Iguana com Língua de Fogo', passado na Irlanda, trata de um assassino com o sutil hábito de matar suas vítimas com ácido. Só mesmo a pervertida imaginação deste veterano podia criar uma série de crimes tétricos como estes. Falando em perversão, o título de giallo mais surreal pertence a 'Death Laid an Egg', de Guilio Questi, com Jean Louis Trignitignat. Adultério e assassinato numa fazenda em que se está desenvolvendo uma super raça de galinhas, diálogos ultraintelectuais e referências à moda ditas por personagens que teoricamente não tem grande intimidade com os livros... é um filme que pede para ser redescoberto.
O fim 'oficial' do gênero se dá com 'Giallo a Venezia', de Mario Landi, de 1979. Sem a classe e o domínio de narrativa dos diretores citados no início do artigo, ele parte para a apelação explícita. O filme é um festival de sadismo, com mulheres sendo esfaqueadas no sexo, vítimas sendo queimadas e torturas afins, além uma dúzia de cenas de sexo. O gênero havia esgotado seu potencial. Foi revivido várias vezes nos anos seguintes, os diretores continuaram a fazer filmes ocasionais que seguiam os moldes aperfeiçoados por Bava, Argento e Martino, mas não mais podendo ser considerado um ciclo, e sim uma referência.


Banho de Sangue

Um dos grandes charmes do gênero são as dublagens em inglês. Como os produtores normalmente não tinham dinheiro para pagar um serviço decente, normalmente faziam o próprio elenco se dublar na língua do Tio Sam. Isso resultava em diálogos elaborados por escritores que não dominavam a língua de Shakespeare e falados por atores quase tão perdidos quanto. Resultado: um legítimo samba do crioulo doido, frases totalmente sem sentido, faladas com forte sotaque. É normal, hoje, os fãs ficarem se passando as 'quotes' favoritas do gênero...

Até o mês que vem, com um artigo sobre spaghetti western.

Lista de giallos lançados no Brasil.


Meu caro amigo Fábio Vellozo, canibal carioca com gosto impecável e conhecimento enciclopédico, compilou esta lista de giallos lançados em vídeo no Brasil. Nem todos são fáceis de achar (tem alguns que a gente procura há anos), quase todos foram lançados por produtoras pequenas que não existem mais, mas permitem a quem se interessar (e tiver uma bela paciência) ir atrás dos filmes do gênero. (ps: Valeu don Fabio, uma hora dessas te pago umas cervejas de agradecimento).

*Almas Perdidas (The Forbidden Room aka Anima Persa - 1976) (Dino Risi) - Reserva Especial.

*Atos Proibidos de Amor e Vingança (Giallo Napoletano aka Atrocious Tales of Love and Death aka Atrocious Tales of Love and Revenge - 1979) (Sergio Corbucci) - Vídeo Cassete do Brasil
*Banho de Sangue (Bay of Blood aka Twitch of the Death Nerve aka Bloodbath aka Carnage aka The Last House on the Left - Part II aka Ecologia del Delitto aka Reazione a Catena - 1971) (Mario Bava) - Century Vídeo
*A Casa do Tapete Amarelo (The House of the Yellow Carpet aka La Casa del Tappeto Giallo - 1983) (Carlo Lizzani) - F. J. Lucas
*A Cauda do Escorpião (The Case of the Scorpion's Tail aka La Coda dello Scorpione - 1970) (Sergio Martino) - VMW
*Círculo do Medo (Circle of Fear aka Alibi Perfetto - 1992) (Aldo Lado como "George B. Lewis") - Reserva Especial
*Contagem de Cadáveres (Body Count aka Camping del Terrore - 1986) (Ruggero Deodato) - América Vídeo/Paris Filmes
*Crime Perfeito (Perfect Crime aka Indagine su un Delitto Perfetto aka Um Delitto Perfetto - 1978) (Giuseppe Rosati como "Aaron Leviathan") - Look Vídeo
*Dagger of Ice (aka Knife of Ice aka Il Coltello di Ghiaccio - 1972) (Umberto Lenzi) - mac Vídeo
*Desejo Insaciável (Craving Desire - 1994) (Sergio Martino) - Flashstar
*Desejo Proibido (Dangerous Attraction aka Attrazione Pericolosa - 1993) (Bruno Mattei como "Pierre Le Blanc") - Canyon Home Vídeo
*O Doce Corpo de Deborah (The Sweet Body of Deborah aka Il Dolce Corpo di Deborah - 1967) (Romolo Guerrieri) - Dado Group
*Elo de Sangue (Blood Link aka The Link aka Extrasensorial - 1983) (Alberto de Martino como "Albert de Martino") - F. J. Lucas
*A Face (Off-Balance aka Phantom of Death aka Un Delitto Poco Comune -1988) (Ruggero Deodato) - Vic Vídeo
*A Freira Assassina (Killer Nun aka Suor Omicidi - 1978) (Giulio Berruti) - Pole Vídeo
*O Fugitivo Sanguinário (Hitch-Hike aka Autostop...Rosso Sangue - 1977) (Pasquale Festa Campanile) - Century Vídeo
*Lâmina Assassina (Blade of the Ripper aka The Next Victim aka Next ! aka La Perversa Senora Wardh aka Lo Stragno Vizio Della Signora Wardh - 1970 ) ( Sergio Martino) - mac vídeo
*Mansão da Morte - relançamento de "Banho de Sangue" - Century Vídeo
*Matador Implacável (The Killer Must Strike Again aka The Dark is Death's Friend aka L'assassino e' Costretto ad Uccidere Ancora - 1975) (Luigi Cozzi) - Vídeo Room
*O Mistério Etrusco (The Scorpion with Two Tails aka Assassinio al Cimitero Etrusco - 1982) (Sergio Martino) - Pole Vídeo
*O Mistério do Quarto 2A (Girl in Room 2A aka La Casa della Paura - 1973) (William L. Rose) - Zircon
*Morte Suspeita de uma Adolescente (Too Young to Die aka Morte Sospetta di una Minorenne - 1975) (Sergio Martino) - F. J. Lucas ("Cinematográfica F. J.")
* Nova York - Cidade Violenta (Murderock aka Murder - Rock Dancing Death aka The Demon is Loose aka Murderock Uccide a Passo di Danza - 1984) (Lucio Fulci como "Louis Fuller") - Look Vídeo
*A Ordem é Matar (Corrupt aka Order of Death aka Copkiller - 1982) (Roberto Faenza) - Zircon
*O Pássaro Sangrento (Aquarius aka Stagefright aka Deliria aka Bloody Bird - 1985) (Michele Soavi) - Hipervídeo
*Pele Nua (Nothing Underneath aka Sotto il Vestito Niente - 1985) (Carlo Vanzina ) - F. J. Lucas
*Pesadelo em Veneza (Giallo a Venezia aka Gore in Venice aka Trhilling in Venice (sic) - 1979) (Mario Landi) - Vídeo Cassete do Brasil
*As Plumas de Cristal (The Bird with the Crystal Plumage aka L'Uccello dalle Piume di Cristallo aka The Gallery Murders - 1969) (Dario Argento) - Pole Vídeo
*A Praia do Pesadelo (Nightmare Beach aka Welcome to Spring Break - 1989) (Umberto Lenzi como "Harry Kirkpatrick") - LK - Tel Vídeo / 20.20 Vision
*Prelúdio para Matar (Deep Red aka Profondo Rosso aka The Hatchet Murders - 1975) (Dario Argento) - Videocast
*Premonição (The Psychic aka Murder to the Tune of the Seven Black Notes aka Sette Note in Nero - 1977) (Lucio Fulci) - Pole Vídeo
*O Quebra-cabeça (Body Puzzle aka Misteria - 1992) (Lamberto Bava) - NCA Pictures
*Romance Mortal (The Slasher is the Sex Maniac aka So Sweet , So Dead aka Rivelazione di un Maniaco Sessuale al Capo Della Squadra Mobile - 1972) (Roberto Bianchi Montero) - Visocopy
*Segredo da Ilha das Gaivotas (The Secret of Seagull Island aka L'Isola del Gabbiano - 1979) (Nestore Ungaro) - Everest Vídeo do Brasil
*Sem Motivo Aparente (Without Apparent Motive aka Sans Mobile Apparent - 1971) (Philippe Labro) - Vídeo Cassete do Brasil
*Síndrome Mortal (The Stendhal Syndrome aka La Sindrome di Stendhal -1996) (Dario Argento) - Alpha Filmes
*O Sorriso da Raposa (The Smile of the Fox aka Foxy Lady aka Spiando Marina - 1992) (Sergio Martino como "George Raminto") - Vídeo Arte
*Terror na Ópera (Terror at the Opera aka Opera - 1987) (Dario Argento) - Globo Vídeo
*Trauma (Trauma - 1993) (Dario Argento) - Vídeo Arte do Brasil
*Trauma (Thrauma - 1979) (Gianni Martucci) - Look Vídeo
*As Três Faces do Mal (The Washing Machine aka Vortice Mortale - 1993) (Ruggero Deodat ) - Top Tape




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