Alberto Santos do Dumont
Pai da Aviação
Pai da Aviação
Estas
notas são dedicadas aos meus patrícios que desejarem ver o nosso céu povoado
pelos Pássaros do Progresso
Uma
manhã, em São Paulo ,
com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindo-se a
um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu
dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: "Já lhe
dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital", e entregou-me títulos
no valor de muitas centenas de contos. "Tenho ainda alguns anos de vida;
quero ver como você se conduz: vai para Paris, o lugar mais perigoso para um
rapaz. Vamos ver se você se faz um homem; prefiro que não se faça doutor; em
Paris, com o auxílio de nossos primos, você procurará um especialista em
física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude essas matérias e não se
esqueça que o futuro do mundo está na mecânica. Você não precisa pensar em
ganhar a vida; eu lhe deixarei o necessário para viver..."
*******************
14-BIS
14-BIS
"Haverá hoje, talvez, quem
ridicularize minhas previsões sobre o futuro dos aeroplanos. Quem viver, porém,
verá..."
Paris, França - 1905
Paris, França - 1905
Em
1906, Utilizando a barquinha do seu dirigível n°14 para equipar o seu
"avião", SANTOS DUMONT, fez construir um velame celular biplano
(Kit-Box) se aproveitando das tecnicas desenvolvidas pelo australiano Lawrence
Hargrave,. À frente, uma célula cúbica realizada sobre o mesmo princípio é
orientável para servir de leme e profundor, Duas rodas e um suporte, formam o
tren de aterrissagem afixado a uma viga na fuselagem, que eh de um comprimento aproximado
de dez metros. A hélice, situada na parte traseira, inicialmente impulsionada
por um motor Antoinette de 24cv, o que sendo insuficiente para permitir a
decolagem fora substituido posteriormente por um de 50cv. Após ensaios feitos
com o 14-bis pendurado de cordas e de o dirigível, n°14, SANTOS DUMONT teve
êxito ao fazer um primeiro salto de uma dezena de metros o dia 13 de Setembro
de 1906.
*******************
1906
1906
-
Santos Dumont nº 12, helicóptero, 2 hélices. - Santos Dumont nº 14.
-
Constrói um tipo de aeroplano aquático, com asas do tipo do papagaio celular de
Hargrave. Experimenta o aparelho como planador, conseguindo, para isso,
prende-lo a uma corda e esta a um barco-automóvel, que o impulsiona.
-
Constrói novo aparelho um biplano e para testar seu equilíbrio e direção,
prende-o sob o dirigível
nº 14, desprendendo, depois, deste. Mas o biplano fica conhecido por 14-Bis.
nº 14, desprendendo, depois, deste. Mas o biplano fica conhecido por 14-Bis.
SET,
7. - Campo de Bagatelle. Consegue elevar-se no biplano por um segundo.
SET,
13. - Campo de Bagatelle. Faz no biplano (14-Bis) um pequeno vôo de 8 metros .
SET,
30. - Participa da Taça Gordon Bennet para balões livres, mas ferindo o braço
numa transmissão teve que aterrissar perto de Bernay.
OUT,
23. - Campo de Bagatelle. Consegue elevar-se do solo a uma altura de cerca de
um metro e a uma distância de 60
metros , ganhando a Taça Archdeacon, ofertada ao piloto
que em sua máquina, e por seus próprios recursos, conseguisse voar através de
um percurso de 25 metros .
Testemunhado e certificado pelo capitão FERBER, Ernest Archdeacon, e oficiais do Aéroclube da França.
Testemunhado e certificado pelo capitão FERBER, Ernest Archdeacon, e oficiais do Aéroclube da França.
NOV,
12. - Campo de Bagatelle. Novamente pilotando o seu 14-Bis consegue voar 220 metros . Estabeleceu
os primeiros recordes de aviação do mundo.
Este
foi o primeiro "VÔO HUMANO, OFICIALMENTE HOMOLOGADO", do mais pesado
que o ar.
"Criei
um aparelho para unir a Humanidade e não para destruí-la."
(Santos
Dumont)
Beijnhos da te... no seu
coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário