O Fantasma da Ópera
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Nota: Para a novela
francesa de 1910, veja O
Fantasma da Ópera (desambiguação).
Le Fantôme de
l'Opéra (O
fantasma da ópera em
português) é um romance francês escrito por Gaston Leroux,
inspirada no livro Trilby de George
du Maurier. Publicada pela primeira vez em 1910, foi desde então
adaptada inúmeras vezes para o cinema e
atuações de teatro, atingindo o seu
auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd
Webber, Charles
Hart e Richard
Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na
Broadway (superandoCats),
e continua em palco até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto de
sempre, visto por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de
entretenimento com mais sucesso que alguma vez existiu, rendendo 5 bilhões de
dólares.
Le Fantôme de
l'Opéra foi
inúmeras vezes traduzido para o português do Brasil, sendo que as versões mais
difundidas são das editoras Ediouro e Ática. A preferência
por essas versões devem-se à maior fidelidade à história originalmente criada
por Gaston Leroux. Em Portugal, "O Fantasma
da Ópera" foi traduzido e publicado pela editora Bico de Pena.
O enredo]
Aviso: Este artigo ou
se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
O fantasma da
ópera é
considerada por muitos uma obra gótica,
por combinar romance, horror, ficção, mistério e tragédia.
Na obra original
de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX,
na Ópera de Paris, um monumental e
luxuoso edifício, construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme
lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra
assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma
variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera,
exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais
e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.
Entretanto, a
jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé,
acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado
pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos
palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do
espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira
atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde
Raoul de Chagny.
Erik, o Fantasma,
vive no "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e
sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o
Fantasma que aterroriza a ópera. Christine descobre também que o Fantasma é
fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a
sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik
decide prendê-la no seu mundo, dizendo que somente a deixará partir se ela
prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.
Christine enfrenta
uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da
personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris
e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma
atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod,
Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera.
Nos aposentos de
Erik ocorre o confronto final entre ele, Christine e o Visconde Raoul de
Chagny, que é levado até lá pelo Persa, através dos subterrâneos da Ópera,
passando pela câmara dos suplícios, onde ambos quase acabam por enlouquecer e
enforcar-se com o "Laço de Punjab" (espécie de cordão feito de tripas
de gato que Erik usava para matar), e Christine é forçada a escolher entre Erik
e Raoul. Christine escolhe Erik, com o intuito de salvar a vida das pessoas da
Ópera (já que ele ameaça destruir a Ópera de Paris, colocando muitas vidas em
risco, caso Christine escolha ficar com Raoul). Christine diz ainda que
concordará em ser a esposa de Erik se ele libertar o Persa e Raoul, ainda
presos na câmara dos suplícios. Erik leva o Persa de volta para sua casa, mas
mantém Raoul como refém e o encarcera no local mais longínquo dos subterrâneos
da Ópera.
Quando Erik
retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele
então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo
ou demonstrar horror. Esse ato simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que
pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a
chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o
homem que ela ama, e que ele, Erik, não passava de um cachorro aos seus pés,
pronto para morrer por ela. A única coisa que ele pede é que, quando morrer,
ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora
e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte
foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado
nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo
que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.
Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Resumindo, a
história se baseia entre a música e o amor. Formando um triângulo amoroso
assustador e envolvente, onde se encontra um terrivel medo e um inigualavel
amor entre uma cantora lírica, um nobre apaixonado e um "fantasma"
obcecado.
Cinema, teatro e
música]
Cinema
O fantasma da
ópera foi
inúmeras vezes transposto para os palcos e para a telas de cinema, quando fez
um estrondoso sucesso, principalmente entre o grande público. A primeira versão
de O
fantasma da ópera' para
o cinema foi em um filme mudo e em preto-e-branco, realizado em 1925, pelos estúdios
da Universal,
com Lon Chaney no papel do
Fantasma.
Seguiram-se outras
versões igualmente populares, incluindo a da década de 1940,
dirigida por Arthur
Lubin, com Claude Rains no papel-título.
Em 1962, o estúdio inglês Hammer produziu a sua
versão, numa adaptação com enfoque mais humano e trágico do personagem.
Destaque também para a versão rock-musical de 1974, dirigida por Brian De Palma e estrelada por Paul Williams,
intitulada comoPhantom
of the Paradise. Já no teatro, há o célebre musical da Broadway escrito
por Andrew Lloyd
Webber, considerada a maior atração teatral de todos os
tempos.
Em 2004, foi novamente
encenado para o cinema, dirigido pelo renomado diretor Joel Schumacher,
com Gerard Butler na pele do
fantasma, Emmy Rossum como Christine e Patrick Wilson Raoul, fechando o
triângulo amoroso. O
Fantasma da Ópera foi
indicado ao Oscar em
três categorias.
Nesse mesmo ano
surgiu o musical "O Fantasma da ópera" em São Paulo, que ficou em
cartaz por 3 anos. O filme custou 96 milhões de dólares, sendo o mais caro
filme independente já feito.
Depois de pronto,
a Universal comprou
os direitos autorais dessa versão. Os 96.000.000 saíram do bolso do próprio
Andrew Lloyd Webber.
Musical
Um musical homônimo está em cartaz em Nova Iorque,
no Teatro
Majestic, desde 1986, sendo o musical de maior duração da
história da Broadway. Em 2011 a
ex-Pussycat Doll Nicole Scherzinger se apresentou com John-Owen-Jones, Ramin
Karimloo, Earl Carpenter e Simon Bowman no festival Royal Variety, ocorrido no
Reino Unido. A cantora americana de 34 anos impressionou o público com sua
potente voz e notas altas alcançadas no final da apresentação.
A banda Iced
Earth também
fez uma musica com poema.
Teatro]
·
Ken
Hill's The Phantom of the Opera (1976/1984): Musical por Ken
Hill, con letras añadidas a la música de Gounod, Offenbach, Verdi, y otros.
·
The
Phantom of the Opera (1986): Musical por Andrew Lloyd
Webber
·
The Phantom of the Opera:
Musical por Helen
Grigal (libreto
y letras) y Eugene
Anderson (música).
·
Phantom (1991): Musical por Maury
Yeston (música
y letras) y Arthur
Kopit (texto).
·
Phantom der Oper por Arndt
Gerber / Paul Williams
·
The Phantom of the Opera por BAT
Productions
·
Phantom of the Opera por David
Bishop / Kathleen
Masterson
·
Phantom der Oper por Karl
Heinz Freynick / Ingfried
Hoffmann
·
The Phantom of the Opera por Rob
Barron / David
Spencer
·
Das Phantom der Oper por Sahlia
Raschen / Ulrich
Gerhartz
·
The Phantom of the Opera por Sean
Grennan, Kathy
Santen, Cheri
Coons / Michael Duff
·
The Phantom of the Opera por Gaslight
Theatre
·
Das Phantom der Oper por Thomas
Zaufke, Felix Müller / Victor
Hunt
·
The Phantom of the Opera por Walter
Murphy
·
O Fantasma da Ópera por Saulo Vasconcelos, Kiara Sasso
·
O Fantasma da Máscara -
adaptação infantil dirigida por Rosi Campos.
·
The Phantom Of The
Opera-adaptação da banda finlandesa Nightwish.
·
Em 2000, O Fantasma da Ópera
foi interpretado por Paul Stanley, vocalista da banda de Hard Rock, Kiss
Ligações externas[Site
oficial do musical
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