21 de dezembro de 2014

CENTRO DE REFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA



CENTRO DE REFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA

O Centro de Referência Luso-Brasileira (CeRLuB) foi criado em 1998, no âmbito das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, com os seguintes objetivos:
• Recolher, organizar e disponibilizar informações de interesse de pesquisadores e outros profissionais voltados para assuntos relativos à formação, expansão e consolidação do mundo lusófono;
• Recolher, organizar e disponibilizar informações de interesse para pesquisadores e outros profissionais voltados para a pesquisa sobre museus e patrimônio cultural;
• Divulgar a cultura lusófona entre os usuários do Museu Histórico Nacional;
• Coordenar as atividades de pesquisa desenvolvidas no Museu Histórico Nacional.
O CeRLuB está instalado na Sala Instituto Camões, um espaço nobre do Museu, localizado próximo à Biblioteca e ao Arquivo Histórico, cujas obras de recuperação foram patrocinadas pelo Instituto Camões, ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. O CeRLuB disponibiliza uma série de CD-ROMS e ampla bibliografia referente às relações Brasil-Portugal, sobretudo no campo cultural.
São cerca de 1.000 novos títulos, doados pelo Instituto Camões e pela Comissão Nacional para as Comemorações Portuguesas, que integram-se ao acervo do Museu, atualizando-o com as mais recentes pesquisas realizadas nos diversos campos do conhecimento e facilitando o acesso a importantes informações relacionadas a história comum dos dois países.
Desde outubro de 1998, já estão disponíveis ainda para consulta CD-ROMS de 100 mil documentos sobre o período colonial brasileiro, cujos originais estão no Arquivo Ultramarino de Lisboa, numa parceria com o "Projeto Resgate da Documentação Histórica Barão do Rio Branco" do Ministério da Cultura.




Pesquisa na Sala Coelho Neto


Um dia de trabalho no CeRLuB


Discurso de Vera Tostes, diretora do MHN, por ocasião da inauguração da Sala Instituto Camões, em 27 de março de 2000






Vista da Sala Instituto Camões desde a entrada


"Pátio da Minerva", óleo/tela de Manoel de Oliveira Pastana, exposto na Sala Instituto Camões


"Camoens", escultura, bronze, autor desconhecido. Acervo exposto na Sala Instituto Camões


A bela paisagem com que se deparam os visitantes do CeRLuB - ao fundo, a Ilha Fiscal e a baía de Guanabara
O CeRLuB vem desenvolvendo diversas linhas de ação. Com o apoio financeiro do Instituto Camões, estão sendo realizadas pesquisas relacionadas ao Museu Histórico Nacional.
• O projeto "Expressões da expansão do Mundo Luso-Atlântico no acervo do Museu Histórico Nacional" é a principal dessas ações. Se destina a levantar e estudar, no acervo do MHN, objetos/documentos que estejam relacionados com a formação, expansão e consolidação do mundo luso-atlântico, entre os séculos XV e XIX. Visa, através da recuperação e rearticulação desses marcos, abordar a trajetória que resultou na expansão da cultura lusófona, tomando o Brasil como produto e produtor de sentido histórico. Começando pelo exame detalhado da Ponta do Calabouço e do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, conjunto arquitetônico onde está instalado o Museu, reunirá uma massa de documentos de grande interesse para especialistas e público em geral.

Conheça mais sobre este projeto visitando o site desenvolvido pela equipe do CeRLuB.


Clique na imagem e será aberta uma nova janela com o site do CeRLuB.

• Estudos sistemáticos sobre as origens do Museu Histórico Nacional, de seu acervo, bem como sobre o corpo técnico em diversas épocas têm sido realizados pela equipe do CeRLuB, e regularmente publicados na revista institucional "Anais do Museu Histórico Nacional". Esses estudos monográficos são de grande importância para a compreensão da dinâmica e do lugar da instituição no quadro da cultura brasileira.
• Outra linha de ação desenvolvida pelo CeRLuB é a promoção do "Seminário Permanente". Trata-se de uma reunião de periodicidade mensal, com prazo determinado de duração, visando reunir profissionais de áreas afins aos campos de interesse do Centro. A "primeira edição" foi iniciada em setembro de 2000, e encerrou-se em agosto de 2001, desenvolvendo o tema "Museus, coleções e patrimônio cultural". A "segunda edição" iniciou-se em abril de 2002 e deverá estender-se até setembro de 2002", abordando o tema "Universos da Língua Portuguesa". A frequência às sessões do Seminário Permanente é livre, bastando para isto que o interessado compareça.
O Centro de Referência Luso Brasileira tem, ainda, entre suas funções, divulgar a cultura lusófona entre os usuários do Museu Histórico Nacional. Para tanto, conta com acervos de grande interesse, disponíveis para a consulta do público em geral, nas instalações do Centro ou na Biblioteca:
São quatro os conjuntos de acervos disponíveis:

• Publicações da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: uma coleção de aproximadamente 300 títulos, publicados por iniciativa ou em co-edição pela CNCDP. Desta coleção consta uma série completa da publicação 'Oceanos', além de catálogos e anais de todos os eventos patrocinados pela Comissão;
• Literatura Lusófona Moderna: uma coleção de aproximadamente 400 títulos, abrangendo obras literárias (romance, poesia e conto) de autores modernos de toda a galáxia lusófona. Desta coleção também constam estudos acadêmicos, publicados em Portugal, tendo como tema a língua portuguesa e a literatura lusófona. Coleção doada pelo Instituto Camões.
• Obras clássicas sobre história de Portugal, incluindo os cinqüenta volumes da coleção 'Biblioteca da Expansão Portuguesa' e a 'História de Portugal' de Oliveira Marques, e uma boa quantidade do obras versando sobre o 25 de abril. Coleção doada pelo Instituto Camões.
• Uma coleção de obras sobre suportes eletrônicos (video-cassetes, CD-ROMs e CD-audios), contendo alguns exemplos de obras da moderna cinematografia e música portuguesas.
O Centro de Referência Luso Brasileira, através do programa 'Pesquisador Visitante-MHN' está aberto a discutir apoio à projetos de pesquisas que alcancem as áreas de interesse do Museu Histórico Nacional - cultura material articulada ou não à História do Brasil, museus, patrimônio cultural. O Centro também tem interesse em divulgar trabalhos já realizados, dentro das áreas citadas acima.
O Centro de Referência Luso-Brasileira está aberto ao público de 2º a 6º feira, das 10h às 17h, sob a coordenação do historiador Prof. Dr. José Neves Bittencourt. Maiores informações através do telefone (0xx21) 2550-9257 ou do e-mail mhncerlub@visualnet.com.br

Nenhum comentário: