21 de dezembro de 2014

João Pessoa

João Pessoa

Sua área é de 210 Km2, sua população é de 594922 pessoas, sendo 277922 homens e 317000 mulheres. (IBGE censo 2000)
Possui terreno plano, tem clima quente e úmido do tipo intertropical, com temperatura do ar predominantemente elevada, sendo isotérmica de 26,60o C, e variando de 22o C a 30o C. O inverno inicia em março e termina em agosto.
Ela é segundo a ONU, a cidade mais arborizada da América e a segunda cidade mais verde do planeta. João Pessoa possui dentro da cidade, duas reservas de Mata Atlântica que impedem o avanço da poluição. Possui um das maiores florestas de Mata Atlântica em zona urbana do mundo com 471 hectares; conhecida como a Mata do Buraquinho e o Parque Arruda Camara(Bica) que é um centro zoobotânico. Mesmo antes da preocupação ecológica que hoje domina o mundo, o pessoense aprendeu a preservar a natureza e a plantar árvores, o que transformou a cidade num vasto tapete verde. Além de propocionar beleza e bem estar, a preservação do verde garante uma vida mais saudável aos seus habitates e visitantes. Jampa possue 18,27 metros quadrados de área verde por habitante.
Além de conhecida pelo clima, pela beleza das suas praias e pela preservação ecológica João Pessoa é dona de um patrimônio histórico raro, com bem conservadas igrejas do século XVI. Seu acervo cultural é um dos mais importantes do país.
Conhecendo a cidade notamos seus belos jardins públicos, a abundância de árvores e a perfeita harmonia do antigo com o moderno. Ao lado das relíquias históricas, construções modernas chamam atenção, como o Espaço Cultural José Lins do Rego, onde ocorrem freqüentemente eventos culturais.
Encontra-se em João Pessoa a Ponta do Seixas, um dos pontos extremos do continente Americano, por isso recebemos os primeiros raios solares da América. Além de vermos o sol antes de qualquer outro americano, nos deleitamos com ele por, praticamente, todos os 365 dias do ano. As chuvas, que no inverno são intensas, sempre permitem um olhinho de sol em alguma hora do dia.
Como se não bastasse, os turistas podem visitar recifes e embarcações naufragadas nas águas mornas de Jampa (os principais naufragios são: Erie, Alice, Alvarenga), são belissimos mergulhos onde podem ser encontrados varias espécies de vida marinha.
A capital é bem calma (não há necessidade de preocupação com assaltos ou assassinatos), mantendo ainda características de cidade pequena. Essa é uma vantagem se compararmos com cidades vizinhas, como Natal ou Recife, João Pessoa é uma das cidades mais calmas de todo país.
Acidentes Geográficos: Rios Paraíba, Sanhauá, Marés, Mumbaba e Gramame e o Oceano Atlântico.
Padroeira: É Nossa Senhora das Neves, a festa se realiza a 5 de agosto.


Nenhum comentário: