Antonio Ghislanzoni
1842- 1893
Poeta, escritor, militante político e libretista italiano,
iniciou sua carreira como barítono, cantando em pequenos teatros italianos e
franceses entre 1846 e 1855. Uma de suas interpretações foi a de Carlo, na
ópera Ernani de Verdi. Em 1850 começou a escrever libretos.
Desenvolvendo também carreira jornalística, destacou-se como editor e escritor
em várias revistas: Gazetta Musicale de Milano, Itália Musicale e Rivista
Minima.
Figura representativa do meio literário e musical italiano,Ghislanzoni ganhou fama como autor dos versos da ópera Aída, de Verdi. Escreveu cerca de 85 libretos para Ponchielli, Carlos Gomes e Catalani.
Em 1872, Carlos Gomes, com o intuito de compor outra ópera que fizesse tanto sucesso como O Guarani, procurou Ghislanzoni, a fim de que este lhe escrevesse um libreto. A partir de então, tornaram-se grandes amigos. Ghislanzoni forneceu-lhe vários libretos, entre eles Salvador Rosa e Fosca; porém, Gomes deixou várias composições inacabadas. Na descrição do libretista, a inconstância do compositor era perdoável:
"A atividade de Gomes, constituída de entusiasmos e decepções, de ímpetos e languidez...é a atividade promissora de quem quer produzir uma obra-prima."
Nos últimos anos de sua vida, refugiou-se em Caprino, vivendo em estado de pobreza, contando apenas com a ajuda de seu amigo Verdi.
Figura representativa do meio literário e musical italiano,Ghislanzoni ganhou fama como autor dos versos da ópera Aída, de Verdi. Escreveu cerca de 85 libretos para Ponchielli, Carlos Gomes e Catalani.
Em 1872, Carlos Gomes, com o intuito de compor outra ópera que fizesse tanto sucesso como O Guarani, procurou Ghislanzoni, a fim de que este lhe escrevesse um libreto. A partir de então, tornaram-se grandes amigos. Ghislanzoni forneceu-lhe vários libretos, entre eles Salvador Rosa e Fosca; porém, Gomes deixou várias composições inacabadas. Na descrição do libretista, a inconstância do compositor era perdoável:
"A atividade de Gomes, constituída de entusiasmos e decepções, de ímpetos e languidez...é a atividade promissora de quem quer produzir uma obra-prima."
Nos últimos anos de sua vida, refugiou-se em Caprino, vivendo em estado de pobreza, contando apenas com a ajuda de seu amigo Verdi.
Não tenham medo! Aproximem-se!
Apertem-lhe a mão com confiança e afeto! A mão que ele estende com digna
altivez é a mão de um cavalheiro e o coração que acompanha o aperto rígido é um
coração exuberante"
Comentário de Antonio Ghislanzoni sobre Carlos Gomes.
Comentário de Antonio Ghislanzoni sobre Carlos Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário