A seguinte imagem é um mapa high-resolution recente das
freqüências usable máximas (MUFs) para trajetos do sinal de rádio de 3.000
quilômetros. É também um mapa que mostra a posição atual dos ovals auroral,
do terminal de sunrise/sunset e das regiões do mundo onde o sol é 12 graus
abaixo do horizonte (qual estima o corredor da cinzento-linha onde a
propagação do HF é realçada geralmente). Este é mapa é similar ao plethora de
mapas constructable que é produzido pela versão 2,0 de PROPLAB-PRO,
um pacote de software de rádio muito poderoso da propagação para a IBM ou
computadores compatíveis, ideal para comunicadores de rádio amadores ou
profissionais. As instruções em como usar este mapa seguem abaixo.
(este mapa é atualizado cada 5 minutos.)
Usando este mapa
Este é um mapa altamente informativo que pode ser usado por
comunicadores de rádio amadores e profissionais determinar freqüências
usáveis máximas para todo o trajeto mundial no tempo indicado do UTC (Zulu).
As linhas VERMELHAS do contorno parecerão sobrepostas no mapa de MUF se os
raios X alcançarem os níveis capazes de produzir desvanecimentos da onda
curta em trajetos do sol. Quando isto ocorre, as linhas vermelhas do contorno
representam a freqüência a mais elevada (em megahertz) que pode ser absorvida
pelos raios X realçados do alargamento solar. Use esta informação junto com
nosso mapa novo do absorption do raio X determinar que freqüências e trajetos
podem evitar afetam a absorção do sinal de rádio durante alargamentos do raio
X. O MUF para todo o trajeto de 3.000 quilômetros pode ser determinado encontrando
o ponto médio (ou o ponto incompleto) do trajeto e examinando o MUF nesse
ponto médio no mapa encontrando o valor etiquetado do contorno de MUF. Todos
os contornos são dados em megahertz. Para trajetos de 4.000 quilômetros,
multiplique os valores contorneados dados de MUF por 1,1. O MUF para o
trajeto dado de 4.000 quilômetros é determinado então no ponto médio do
trajeto desejado. Para uns comprimentos de trajeto mais longos, divida o
trajeto no igual segmentos de 3.000 ou 4.000 quilômetros e compute o MUFs que
corresponde aos dois pontos médios que estão a 1.500 ou 2.000 quilômetros de
cada extremidade do trajeto. Selecione então o mais baixo destes dois MUFs. Para os comprimentos de trajeto mais longos, divida o trajeto no igual segmentos de 3.000 ou 4.000 quilômetros e compute o MUFs que corresponde aos dois pontos médios que estão a 1.500 ou 2.000 quilômetros de cada extremidade do trajeto. Selecione então o mais baixo destes dois MUFs. O mapa mostra as zonas auroral de rádio como faixas verdes perto dos pólos do norte e do sul. A área dentro das faixas verdes é sabida como a zona auroral. Os sinais de rádio que passam com estas zonas auroral experimentarão a degradação aumentada do sinal no formulário de desvanecer-se, de multipathing e de absorption. As zonas auroral de rádio são equatorward tipicamente deslocado das zonas auroral óticas (ou as regiões onde a atividade auroral visível pode ser vista com o olho). O trajeto do sinal do grande-círculo dos estados unidos orientais a Tokyo Japão é mostrado junto com a distância do trajeto (no quilômetro) e do rolamento do grande-círculo dos E. U. a Tokyo (nos graus do norte). Se as cruzes deste trajeto do sinal através das linhas do verde que indicam a posição e a largura das zonas auroral de rádio, propagação forem mais menos estáveis e degradadas comparado se o sinal nunca se cruzar com as zonas auroral. |
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28 de junho de 2017
STD AURORA MONITOR
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