28 de junho de 2017

STD AURORA MONITOR






A seguinte imagem é um mapa high-resolution recente das freqüências usable máximas (MUFs) para trajetos do sinal de rádio de 3.000 quilômetros. É também um mapa que mostra a posição atual dos ovals auroral, do terminal de sunrise/sunset e das regiões do mundo onde o sol é 12 graus abaixo do horizonte (qual estima o corredor da cinzento-linha onde a propagação do HF é realçada geralmente). Este é mapa é similar ao plethora de mapas constructable que é produzido pela versão 2,0 de PROPLAB-PRO, um pacote de software de rádio muito poderoso da propagação para a IBM ou computadores compatíveis, ideal para comunicadores de rádio amadores ou profissionais. As instruções em como usar este mapa seguem abaixo.
(este mapa é atualizado cada 5 minutos.)

Usando este mapa
Este é um mapa altamente informativo que pode ser usado por comunicadores de rádio amadores e profissionais determinar freqüências usáveis máximas para todo o trajeto mundial no tempo indicado do UTC (Zulu). As linhas VERMELHAS do contorno parecerão sobrepostas no mapa de MUF se os raios X alcançarem os níveis capazes de produzir desvanecimentos da onda curta em trajetos do sol. Quando isto ocorre, as linhas vermelhas do contorno representam a freqüência a mais elevada (em megahertz) que pode ser absorvida pelos raios X realçados do alargamento solar. Use esta informação junto com nosso mapa novo do absorption do raio X determinar que freqüências e trajetos podem evitar afetam a absorção do sinal de rádio durante alargamentos do raio X. O MUF para todo o trajeto de 3.000 quilômetros pode ser determinado encontrando o ponto médio (ou o ponto incompleto) do trajeto e examinando o MUF nesse ponto médio no mapa encontrando o valor etiquetado do contorno de MUF. Todos os contornos são dados em megahertz. Para trajetos de 4.000 quilômetros, multiplique os valores contorneados dados de MUF por 1,1. O MUF para o trajeto dado de 4.000 quilômetros é determinado então no ponto médio do trajeto desejado. Para uns comprimentos de trajeto mais longos, divida o trajeto no igual segmentos de 3.000 ou 4.000 quilômetros e compute o MUFs que corresponde aos dois pontos médios que estão a 1.500 ou 2.000 quilômetros de cada extremidade do trajeto. Selecione então o mais baixo destes dois MUFs.
Para os comprimentos de trajeto mais longos, divida o trajeto no igual segmentos de 3.000 ou 4.000 quilômetros e compute o MUFs que corresponde aos dois pontos médios que estão a 1.500 ou 2.000 quilômetros de cada extremidade do trajeto. Selecione então o mais baixo destes dois MUFs. O mapa mostra as zonas auroral de rádio como faixas verdes perto dos pólos do norte e do sul. A área dentro das faixas verdes é sabida como a zona auroral. Os sinais de rádio que passam com estas zonas auroral experimentarão a degradação aumentada do sinal no formulário de desvanecer-se, de multipathing e de absorption. As zonas auroral de rádio são equatorward tipicamente deslocado das zonas auroral óticas (ou as regiões onde a atividade auroral visível pode ser vista com o olho). O trajeto do sinal do grande-círculo dos estados unidos orientais a Tokyo Japão é mostrado junto com a distância do trajeto (no quilômetro) e do rolamento do grande-círculo dos E. U. a Tokyo (nos graus do norte). Se as cruzes deste trajeto do sinal através das linhas do verde que indicam a posição e a largura das zonas auroral de rádio, propagação forem mais menos estáveis e degradadas comparado se o sinal nunca se cruzar com as zonas auroral.

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