15 de abril de 2008

A NOITE DO MEU BEM


A noite do meu bem
1959
Samba-Canção
Letra e música de Dolores Duran


Dolores Duran, nome artístico de Adiléa da Silva Rocha, carioca, nascida em 1930, filha de um sargento da Marinha, começou ainda menina a atuar em programas infantis, onde desenvolveu sua aptidão musical; desde os 3 anos de idade já cantava; aos 5 anos participava de festas populares e do grupo pastorinhas; aos 10 anos participou do programa de Ary Barroso (Calouros em Desfile) e a então pequena Adiléa interpretou "Vereda Tropical" em espanhol vestida de mexicana; tirou nota máxima, foi elogiada por Ary e ganhou o prêmio de 500 mil-réis. Profissionalizou-se como cantora muito cedo para ajudar a mãe que havia enviuvado. Com 16 anos já cantando na famosa boate Vogue no Rio de Janeiro passou a usar o nome artístico Dolores Duran. Num de seus shows foi vista pelo radialista Cesar de Alencar que encantado, a contratou para seu programa na Radio Nacional, passando a ser muito conhecida. Fez muitas amizades com personagens famosos da crônica jornalística e radiofônica carioca : Sérgio Porto (Stanislau Ponte Preta), Antonio Maria, Nestor de Holanda e Mister Eco.
Na fase de ouro das músicas tipo 'dôr de cotovelo' foi uma das melhores intérpretes e compositora de muito sucesso; entre as composições de Dolores há um fato pitoresco: na música de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes "Por causa de você" , Dolores tendo se encantado com a melodia fez nova letra e mostrou a Vinicius, que concordando com Dolores, rasgou sua própria letra e incluiu a de Dolores na composição. Foi casada com o radioator e compositor Macedo Neto, não tiveram filhos mas adotaram uma menina; separaram-se após três anos e Dolores teve um romance com o músico e compositor João Donato que terminou pela viagem de Donato ao México; foi mulher de muitos amores e grandes paixões.
Na madrugada de 23 de outubro de 1959, depois de seu show na boate Little Club, Dolores foi com amigos a uma festa no Clube da Aeronáutica chegando em casa por volta das sete horas da manhã, disse à empregada : "Não me acorde, estou muito cansada; vou dormir até morrer" . Faleceu nessa mesma manhã, dormindo, a maior das compositoras brasileiras de samba-canção.
Outros sucessos de Dolores Duran além de "A noite do meu bem" foram : "Fim de caso", "Estrada do sol" com Tom Jobim, "Quem sou eu" e "Pela rua" com o amigo e pianista Ribamar, "Castigo", "Ternura antiga" e "Quem foi" estas duas últimas musicadas pelo amigo Ribamar após a morte de Dolores.
"A noite do meu bem" , um dos maiores sucessos do gênero, foi gravada pela própria Dolores Duran pouco antes de falecer em 1959 com apenas 29 anos.
Dárcio Fragoso



A Noite Do Meu Bem

Dolores Duran

Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero paz de criança dormindo
E abandono das flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem

Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! Eu quero o amor ... o amor mais profundo
Eu quero toda a beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem !

Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem

Ah! Como este bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda a pureza que eu quero lhe dar.

Música: A Noite do meu bem
Autoria e Interpretação: Dolores Duran

Nenhum comentário: