5 de julho de 2008

A grande Universidade


A grande Universidade

"De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei, por isso com benignidade te atraí."
Jeremias 31:3
Se houvesse uma equipe de psicólogos auxiliando Jesus Cristo, há dois mil anos, a selecionar o seu grupo íntimo de discípulos, provavelmente nenhum dos que Ele escolheu seria selecionado. Contrariando a lógica, teve a coragem de escolher jovens ansiosos, agressivos, impulsivos, individualistas e incultos.
A psicologia e as ciências da educação só não se dobram aos pés do Mestre dos mestres porque não O conhecem. Se fossem mais profundas e O conhecessem, uma parte das matérias deveria ser gasta com a espetacular psicologia e pedagogia do Maior pensador da história.
Jesus desejava formar pensadores na grande universidade da vida, uma universidade em que muitos cientistas e intelectuais são pequenos alunos. A universidade clássica forma, com exceções, homens egoístas e imaturos. Raramente alguém sai dizendo: " Eu aprendi a ser sábio, a amar a vida, respeitar as pessoas, a superar os conflitos e a ser solidário na minha faculdade."
A universidade deforma os alunos, contrai a criatividade, destrói a simplicidade, furta o que eles têm de melhor. Os jovens são treinados a usar a memória como depósito de informações, mas não a pensar. Têm diplomas, mas não sabedoria. Sabem falar de assuntos lógicos, mas tropeçam nas pequenas dificuldades emocionais.
O Mestre da vida queria formar pensadores que conhecessem o alfabeto do amor. Ele acreditou no ser humano. Acreditou em cada um de nós, apesar de todas as nossas falhas. Honrou pessoas sem honra, e disse: " Você pode!" aos paralíticos físicos e aos paralíticos em sua inteligência. Ele amou os que não O amaram. E doou-se para quem não merecia.
Se você sente que erra com freqüência, tem muitos conflitos e acredita que não tem qualificação intelectual para brilhar afetiva e profissionalmente, não se desanime. Se estivesse morando próximo ao mar da Galiléia, provavelmente você seria um dos escolhidos para segui-Lo. Ele tinha um especial apreço pelas pessoas complicadas. Quanto mais elas tropeçavam e davam trabalho, mais Ele as apreciava e investia nelas.
Não desista daquilo que você sabe que é bom para você. Não desista dos caminhos de Deus e de Sua perfeita vontade. Lembre-se que Jesus Cristo nunca, nunca desistiu de você.
Meu doce beijo recheado de carinho, amizade e orações.

(Fonte: Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre Inesquecível / Augusto Cury)

Nenhum comentário: