18 de abril de 2009

HARDMAN CAVALCANTE PINTO

HARDMAN CAVALCANTE PINTO
O EMPREENDEDOR DO SETÃO PARAIBANO
. * 15 de junho de 1924 ( Taperoá – PB )
+ 06 de setembro de 2003 ( João Pessoa – PB )


HARDMAN CAVALCANTE PINTO nasceu em Taperoá – PB, em 15 de junho de 1924, filho de Cezário Pinto e Henriqueta Cavalcanti de Queiroz, pequenos agricultores,de vida simples, onde a pobreza e a seca impunham-lhes grandes dificuldades, obrigando ainda criança a se transferir com a família, no lombo de animais, até á cidade de Cacimba de Areia.
Aos 17 anos de idade se mudou para Patos, para tentar a sorte como ajudante de pedreiro, na época da construção da Igreja que se tornaria a Catedral de Nossa Senhora da Guia, ocasião em que um dia doar uma imagem da Santa de sua devoção cuja dimensão fosse do tamanho de sua própria altura, fato que foi motivo de grande zombaria entre os colegas pedreiros, em face das mínimas condições de sobrevivência, á época.
No entanto, o tempo iria dar razão, quando realizou mais tarde o seu desejo doando a imagem esculpida em juazeiro do Norte – CE e que ainda hoje ornamenta a bela Igreja de Patos.

Notabilizou-se, nessa fase de pedreiro, pela grande disposição nos serviços, enorme senso de organização e capricho em tudo que fazia, chamando a atenção do pároco que se tornaria mais tarde Bispo de Goiâna-GO, o seu amigo a admirador Dom Fernando Gomes. Daí foi indicado a trabalhar na construção do antigo Cine Eldorado.
Nas horas de folga, trabalhava como garçom, no restaurante do Campo de Aviação, onde se praticavam apostas em jogos de baralho, amealhando gorjetas, gratificações e simpatias de clientes que se admiravam da cortesia e educação daquele homem sem letras, mas com um fino trato que lhe era peculiar. Foi ali que ele adquiriu um pequeno estojo de jóias e relógios, passando a negociar, de porta em porta, desabrochando um talento que seria sua marca registrada o comerciante nato.

Com a ajuda de alguns amigos, entre eles Sr.João da Perfumaria Glória, pôde se apresentar á sociedade oferecendo jóias e relógios comprados em Recife – PE, e fazendo clientela de Patos a Píancó.
Após o comércio de jóias (décadas de 1940 – 1950); tornou-se com destaque, representante da revendedora de automóveis Williams Overland do Brasil, em Patos e Campina Grande, (década de 1960) e, posteriormente, proprietário de importante empresa de ônibus neste Estado - EMPRESA PATOENCE LTDA. Com linhas conquistadas de João Pessoa a Cajazeiras, incluindo todas as principais cidades do alto-sertão paraibano; proprietário de quase uma dezena de postos de gasolina e de dezenas de transportes de combustíveis auxiliou ao proguesso e crescimento do Sertão da Paraíba, em especial da Grande Patos, nesse segmento.
HARDIMAN CAVALCANTE PINTO faleceu em João Pessoa – PB, em 06 de setembro de 2003, com insuficiência renal, deixando viúva MARIA AUXILIADORA NÓBREGA CAVALCANTI (DONA Cizinha) e sete filhos legítimos (Pedro Cezário, José Ricardo, Maria Madalena, Maria das Graças, Marta Niedja, Ana Bethânia e Hardman Junior (in memoriam)

6 comentários:

Anônimo disse...

Zezito, fiquei impressionada ao ler sobre meu tio Hardman, sou filha de Wilson, neta de dna Henriqueta, moro em S.Paulo na Praia Grande, me chamo Maria de Fátima Pinto Queiroz, realmente meu tio foi um grande homem como todo nordestino. um abraço.

Elizabeth P.Queiroz disse...

Gostei de poder relembrar fatos da vida de um homem que soube dar a volta por cima, enfrentando as dificuldades e conquistando o sucesso através do seu trabalho.Sou sobrinha de Hadmam, filha de Wilson Pinto de Queiroz, moro na cidade do Rio de Janeiro, me chamo Elizabeth Pinto de Queiroz.

Anônimo disse...

Eu infelizmente não tive a honra de telo conhecido, e só assim fico conhecedo um pouco da historia deste homem, que por onde ando, só tenho motivos de me orgulhar,não pelo legado que ele construiu mais pela generosidade que se remete a ele toda fez que seu nome e dito, hoje com 32 anos ainda sinto falta e saudades de tudo que nunca vive com ele, mais acredito piamente em Deus e na sua infinita sabedoria,sei que tudo tem um porque, e como meu PAI me disse da ultima vez que nós falamos por telefone com uma voz muito cansada me disse que quando fosse a hora certa nós iriamos nos conhecer, esta hora fisica infelizmente nunca aconteceu,mas consigo sentir as vezes a sua luz perto de mim,quando penso nele consigo sentir seu carinho e calor acolhedor de pai e isso me basta em vida.Sua Filha caçula Janne Heulina Cavalcante Pinto.

WILSON disse...

Conheci Hardman sua esposa e sua filha quando numa visita a Juazeiro do Norte e a casa do seu amigo e empresario Raimundo Ferreira, nesse dia no ano de 1979 foi um dia que nunca esqueci pela sua presteza de sua esposa e filha, tendo inclusive me convidado para fazer uma visita quando pudesse na sua casa, só que era um adolescente com idade de 14 anos. Vendo essa materia lembrei-me, não tinha conhecimento do seu historico, fiquei emocionado.

Unknown disse...

Sou filha de Wilson irmão do Hardman m morei com eles em Patos era muito bom foi um grande pai um exemplo de marido amava muito

Unknown disse...

Meu nome é Sueli Queiroz