7 de novembro de 2008


Adeus

(Cinco letras que choram)
(1947)

Samba-canção

Composição: Silvino Neto

Interpretação: Francisco Alves

Música composta por Silvino Neto e gravada em 1947 por Francisco Alves.
O cantor, compositor e humorista Silvério Silvino Neto nasceu em São Paulo em 21/7/1913. Iniciou sua carreira artística na Rádio Educadora Paulista em 1931, numa época em que o rádio era o grande meio de divulgação de música e entretenimento. Formou com a famosa dupla Alvarenga e Ranchinho o trio "Os mosqueteiros da garoa". Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1937, sempre atuando como cantor e compositor. Aconselhado por Oduvaldo Cozzi, diretor da Rádio Nacional, desistiu do canto, dedicando-se ao humorismo com imenso sucesso. Em 1950 foi o vereador mais votado do Rio de Janeiro. Pai do humorista Paulo Silvino, seus maiores sucessos como compositor foram "Valsa dos namorados" e "Adeus - Cinco letras que choram".
Francisco de Moraes Alves nasceu em 19/8/1898 no Rio de Janeiro. Cantor e compositor foi um dos maiores fenômenos da história da MPB. Estima-se em cinco milhões o número de discos vendidos por Chico Alves, numa época em que havia apenas discos de 78 rpm. Conhecido como Rei da Voz, iniciou sua carreira cantando em circos. Foi operário de fábrica e chofer de taxi. Desde sua estréia cantando em circo em 1918 até sua morte em 1952 foram 34 anos de grande sucesso. Teve forte influência do canto lírico, pois nas gravações ainda não elétricas era necessário ter forte timbre de voz para gerar boa gravação. Francisco Alves inaugurou o sistema de gravação elétrica. Teve grande influência no descobrimento de músicas de compositores desconhecidos como Ismael Silva, Cartola, Bide, Marçal e outros mais. Também gravou músicas de carnaval, sambas-canção de meio de ano e as exaltações de Ary Barroso e valsas de Orestes Barbosa. Como compositor, dizia-se que na realidade "comprava" músicas dos compositores do morro. Faleceu em trágico acidente automobilístico na Via Dutra, em Pindamonhangaba, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro, em 27/9/1952.


Dárcio Fragoso



Adeus
(Cinco letras que choram)
(1947)

Composição: Silvino Neto

Interpretação: Francisco Alves




Adeus, adeus, adeus
Cinco letras que choram
Num soluço de dor
Adeus, adeus, adeus
É como o fim de uma estrada
Cortando a encruzilhada
Ponto final de um romance de amor

Quem parte tem os olhos rasos d'água
Ao sentir a grande mágoa
Por se despedir de alguém
Quem fica, também fica chorando
Com o coração penando
Querendo partir também

Quem parte tem os olhos rasos d'água
Ao sentir a grande mágoa
Por se despedir de alguém
Quem fica, também fica chorando
Com o coração penando
Querendo partir também

Adeus...


Adeus, adeus, adeus



Música: Adeus
(Cinco letras que choram)
Autoria: Silvino Neto
Interpretação: Francisco Alves

Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo Francisco Alves por Marilene
Imagens adquiridas no site do cantor
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano




Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas por pessoas não autorizadas por quem de direito.

Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *

Nenhum comentário: