1 de outubro de 2008

A voz do morro


A voz do morro
(1955)

Composição: Zé Keti

Interpretação: Luiz Melodia


Música gravada em 1955 por Jorge Goulart com arranjo do maestro Radamés Gnatalli teve grande sucesso e foi incluída na trilha sonora do filme "Rio 40 gráus" de Nelson Pereira dos Santos. Zé Keti chegou a trabalhar nesse filme como assistente de câmera e ator. Zé Keti, nome artístico do compositor e cantor José Flores de Jesus, nasceu em 16/9/1921 no Rio de Janeiro RJ. Morou quando menino na casa do avô, flautista e pianista João Dionísio Santana que costumava promover reuniões musicais em sua casa com participação de sambistas da época. Em 1939 Zé Keti foi levado ao Café Nice pelo compositor Luiz Soberano. Era no Café Nice que se reuniam os artistas e compositores do Rio daquela época e dessa forma Zé Keti pode iniciar sua carreira musical. Em 1946 teve sua primeira música gravada, o samba "Tio Sam no samba" com Felisberto Martins e gravação dos Vocalistas Tropicais. No ano seguinte Cyro Monteiro gravou o samba "Vivo bem" parceria de Zé Keti com Ari Monteiro. Em 1951 teve seu primeiro grande sucesso com o samba "Amor passageiro" com Jorge Abdala e gravação de Linda Batista. Nos meios musicais passou a ser respeitado e conhecido até que em 1955 ganhou notoriedade nacional com "A voz do morro", gravação de Jorge Goulart. Teve músicas incluídas em vários filmes brasileiros como "O Boca de Ouro". Participou do famoso conjunto "A voz do morro" com Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Anescarzinho do Salgueiro, Nelson Sargento, Oscar Bigode e Jose´da Cruz. Suas principais composições foram: "A voz do morro", "Acender as velas", "Máscara negra", "Malvadeza Durão","Diz que fui por aí" e muitos outros. Participou com Nara Leão e João do Vale do "Show Opinião", uma das primeiras manifestações contra o regime ditatorial da época. Em 1967 sua música "Máscara negra" gravada por Dalva de Oliveira foi a vencedora do 1º Concurso de Músicas para o Carnaval , criado pelo Conselho Superior de MPB do MIS Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, fazendo enorme sucesso em todo o Brasil. Foi eleito em 1968 "Cidadão Samba". Gravou inúmeros LPs e CDs e participou de shows por todo o Brasil. Faleceu em 14/11/1999.
O cantor e compositor Luiz Melodia, nome artístico de Luis Carlos dos Santos, nasceu em 7/1/1951 no Rio de Janeiro RJ. Filho do sambista do Estácio Osvaldo Melodia, desde cedo esteve ligado à música e durante sua adolescência formou com amigos o conjunto Os Instantâneos que participou de vários programas de calouros. Sua música mais conhecida foi "Pérola Negra", gravada por Gal Costa em 1972 e nesse mesmo ano Maria Bethânia gravou sua composição "Estácio, holly Estácio". Sua música "Juventude Transviada" fez parte da trilha da novela "Pecado Capital" da TV Globo em 1976. Cantor e compositor de sucesso.


Dárcio Fragoso






A voz do morro
(1955)

Composição: Zé Keti

Interpretação: Luiz Melodia




Eu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro

Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros

Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz

Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz

Eu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro

Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros















Música: A voz do Morro
Autoria: Zé Keti
Interpretação: Luis Melodia

Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Plano de fundo Imagens do Rio de Janeiro à noite
Zé Keti e Luiz Melodia por Marilene
Imagens adquiridas em E-Groups de Trocas
Projeto ,Formatação e Edição Final :
Marilene Laurelli Cypriano


Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções


|Principal | Menu |Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®

Importante:
Nosso objetivo é resgatar, preservar e divulgar músicas populares brasileiras. Através da internet propiciamos às pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas brasileiras que se constituem num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial, nem financeiro, nem econômico; nossas imagens, músicas e letras são obtidas nos diversos sites da internet; divulgamos todos os créditos, arcamos com os custos de nosso trabalho e da manutenção do site.

Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600

The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas por pessoas não autorizadas por quem de direito.

Direitos Autorais Reservados ®
* Campanha pelos Direitos Autorais na Internet *
Atire a primeira pedra

Samba (1944)
Música de Ataulfo Alves
Letra de Mário Lago







Dois parceiros que se completavam perfeitamente, Ataulfo Alves e Mario Lago voltaram a fazer grande sucesso no carnaval de 1944 com o lindo samba "Atire a primeira pedra".
Após o enorme sucesso da dupla em "Ai que saudades da Amélia" em 1941, "Atire a primeira pedra" reproduzia a sentença bíblica, que já dera título no Brasil a um filme estrelado por Marlene Dietrich e também a um programa de rádio de Raimundo Lopes, este samba retrata a vontade enorme de reconciliação de um amante que não tem medo de ser chamado de covarde ..
Foi cantado por Emilia Borba no filme "Tristezas não pagam dívidas" numa época de filmes ingênuos e musicais, mas de fraco conteúdo cinematográfico que de certa forma foram utilizados e incentivados pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas para enaltecer as coisas ligadas à música e à cultura do Brasil. Estávamos no início do marketing governamental.
Orlando Silva gravou pouco antes do carnaval e "Atire a primeira pedra" foi fazer sucesso quando Mario Lago já não mais esperava sucesso de público; o próprio Mario relembrava alguns anos depois : "Na época eu estava trabalhando na Rádio Panamericana, em São Paulo, pouco antes inaugurada e vinha de trem para o Rio de Janeiro no manhã do sábado gordo (de carnaval). Logo no percurso para casa, fui encontrando diversos blocos que cantavam "Atire a primeira pedra". Surpreso, perguntei ao motorista do táxi se aquele samba estava fazendo sucesso e ele me respondeu 'É verdade , estourou esta semana'. Então larguei as malas em casa e corri para o Café Nice, onde fui recebido por um Ataulfo eufórico : 'Parceiro, estamos outra vez na boca do povo...'. Foi a única ocasião na vida em que vi o Ataulfo de pilequinho".
É um dos mais bonitos sambas carnavalescos de todos os tempos, pois letra e música se casam perfeitamente.
Dárcio Fragoso










Atire a primeira pedra



Covarde sei que me podem chamar
Porque não calo no peito essa dor
Atire a primeira pedra, ai, ai, ai
Aquele que não sofreu por amor

Covarde sei que me podem chamar
Porque não calo no peito essa dor
Atire a primeira pedra, ai, ai, ai
Aquele que não sofreu por amor

Covarde sei que me podem chamar
Porque não calo no peito essa dor
Atire a primeira pedra, ai, ai, ai
Aquele que não sofreu por amor


Eu sei que vão censurar o meu proceder
Eu sei, mulher que você mesma vai dizer
Que eu voltei pra me humilhar
É, mas não faz mal
Você pode até sorrir
Perdão foi feito pra gente pedir
Perdão foi feito pra gente pedir




Música: Ataulfo Alves
Autoria: Mário Lago


Imagem: Hélio
História e Pesquisas por Dárcio Fragoso
Formatação por Nina
Projeto e Edição Final por Marilene Laurelli Cypriano

Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções

|Principal | Menu | Fale comigo | Voltar |
Direitos autorais registrados®

Importante:
Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas letras são obtidos nos diversos sites da internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e julgadas por nós as mais significativas em cada década.Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.
Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas por pessoas não autorizadas por quem de direito.

Nenhum comentário: