1 de outubro de 2008

Chuvas de Verão


Chuvas de Verão
Fernando Lobo
1949



Samba-canção - Letra e música de Fernando Lobo

Clássico da MPB, Chuvas de Verão refletia o clima de confissões amorosas que prolongavam ou encerravam romances iniciados nos ambientes das boites dos anos 40 e 50.
Fernando Lobo nasceu em Recife (PE) em 1915, de classe média, estudou Direito e iniciou-se no jornalismo pernambucano até 1939 quando se transferiu para o Rio de Janeiro, continuando suas funções jornalísticas nas revistas "Carioca", "O Cruzeiro" e "A Cigarra".
Foi profissional de rádio e televisão além do jornalismo; renomado cronista do Rio, Fernando Lobo e seus companheiros de boemia como Ary Barroso e Antonio Maria recolheram inspiração para muitas de suas músicas na agitada vida noturna que levavam, principalmente para os sambas-canção que estavam no auge; foi companheiro e amigo da elite musical do Rio de Janeiro dos anos 40 aos 70. Pai do compositor e cantor Edu Lobo, Fernando faleceu em 1996.
A música Chuvas de Verão gravada originalmente por Francisco Alves talvez não se tornasse um clássico (isso foi reconhecido pelo próprio Fernando), não fora a versão gravada por Caetano Veloso, vinte anos depois; é claro que a beleza da composição sempre existiu, mas Caetano soube aproveitar melhor o clima de rompimento amoroso, com uma delicadeza de tratamento que faltou à gravação original; a canção tem seu momento culminante no verso que repete o título, definindo com lirismo e precisão a transitoriedade dos romances de ocasião.
Dárcio Fragoso
Podemos ser amigos simplesmente
Coisas do amor nunca mais
Amores do passado, do presente
Repetem velhos temas tão banais

Ressentimentos passam como o vento
São coisas de momento
São chuvas de verão
Trazer uma aflição dentro do peito.
É dar vida a um defeito
Que se extingue com a razão

Estranha no meu peito
Estranha na minha alma
Agora eu tenho calma
Não te desejo mais

Podemos ser amigos simplesmente
Amigos, simplesmente, nada mais

Música: Chuvas de Verão
Autoria :Fernanco Lobo
Intérprete: Caetano Veloso

Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Projeto, Formatação e Edição por Marilene Laurelli Cypriano

Para enviar a um amigo clique no coração
e siga as instruções



Importante:
Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é nosso objetivo. Através da internet estamos propiciando a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, o acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento.Música Popular Brasileira é um dos aspectos mais ricos e importantes da cultura brasileira, retratando costumes, idéias e valores de cada época.Nosso único compromisso é com os compositores, cantores e suas obras. Não temos nenhum objetivo comercial e financeiro; as imagens, músicas e suas letras são obtidos nos diversos sites da internet; nosso trabalho é puramente de pesquisa e a seleção das músicas são escolhidas e julgadas por nós as mais significativas em cada década.Numa primeira etapa incluímos algumas composições em suas respectivas décadas de lançamento, mas pretendemos continuar incluindo outras músicas porventura ainda não incluídas, num trabalho contínuo e de longo prazo.
Página melhor visualizada
em Internet Explorer 4.0 ou Superior
800x600
The full length songs on these sites are copyrighted by the respective artist and are placed here for entertainment and evaluation purposes. No profits are made for this site from their use. Please support these artists and purchase their music if you like it. I accept no legal liability for misuse by others of any of these selections as in regard to any and all copyrights which may or not be applied to any selection contained within these pages.
Todas as músicas deste site têm seus direitos autorais garantidos para seus autores e intérpretes e estão aqui apenas para avaliação e entretenimento, não sendo possível copiá-las. Nenhuma recompensa financeira é obtida pelo proprietário do site ou de quem aloca este espaço. Por favor apoie o artista e compre seu disco, se você gostar da música. Não será aceita qualquer responsabilidade legal pelo uso indevido destas páginas e suas músicas por pessoas não autorizadas por quem de direito.

Nenhum comentário: