29 de dezembro de 2016

NATAL !!!!

NATAL !!!!
Época de reflexões sobre tudo o que fizemos durante todo o ano !!!
Então...deixe o NATAL chegar e alegrar seus corações.
Deixe a alegria do ANO NOVO vir chegando de mansinho.

Deixe a FELICIDADE tomar conta de você.
Certa vez, num quarto modesto, o doente pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém abria ou fechava, com a passagem do médico, amigos, familiares e todos aqueles que prestavam assistência e carinho ao doente. Depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga porta e ela silenciou tranquila e obediente. A lição é singela, mas, muito expressiva.

Em muitas ocasiões há tumulto dentro dos nossos lares, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças das relações fazendo barulho inconveniente. São problemas complexos, conflitos, inquietações, abalos... Entretanto, na maioria dos casos nós podemos apresentar cooperação definitiva para a extinção de discórdias. Basta que lembremos do recurso infalível de algumas gotas de compreensão e a situação muda. Algumas gotas de perdão acabam de imediato como chiado das discussões mais calorosas.
Gotas de paciência no momento oportuno podem evitar grandes dissabores.
·         Poucas gotas de carinho penetram as barreiras mais sólidas e produzem efeitos duradouros e salutares.
·         Algumas gotas de solidariedade podem conter uma guerra de muitos anos.
·         É com algumas gotas de amor que as mães dedicadas abrem as portas mais emperradas dos corações confiados à sua guarda.
·         São gotas de puro afeto que penetram e dulcificam as almas ressecadas de esposas e esposos, ajudando na manutenção da convivência duradoura.
·         Nas relações de amizade, por vezes, algumas gotas de afeição são suficientes para lubrificar as engrenagens e evitar os ruídos estridentes da discórdia e da intolerância.
·         Dessa forma, quando você perceber que as dobradiças das relações estão fazendo barulho inconveniente, não espere que o vizinho venha solucionar o problema. Lembre-se que você poderá silenciar o problema. Lembre-se que você poderá silenciar qualquer discórdia lançando mão do óleo lubrificante do amor, útil em qualquer circunstância e sem contra-indicação.
·         Não é preciso grandes virtudes para lograr êxito nessa empreitada. Basta agir com sabedoria e bom senso.
·         Às vezes, são necessárias apenas algumas gotas de silêncio para conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz.
E, se você é daqueles que pensa que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de que as grandes montanhas são constituídas de pequenos grãos de areia.
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE GRANDES REALIZAÇÕES !!
Votos sinceros de João Pessoa - Paraíba

2000 / 2001

DEUS EXISTE

Uma colaboração do nosso Amigo JOSÉ SANTANA de Campos dos Goitacazes - RJ

                            DEUS EXISTE
Um dia me perguntaram se eu acreditava em Deus...
...eu então lhes respondi da maneira como eu pensava:
Todo dia existe Deus... num sorriso de criança, no canto dos passarinhos, num olhar, numa esperança.
Todo dia existe Deus... na harmonia das cores, na natureza esquecida, na fresca aragem da brisa, na própria essência da vida.
Todo dia existe Deus... no regato cristalino, no pequeno servo do mar, nas ondas lavando as praias, na clara luz do luar.
Todo dia existe Deus... na escuridão do infinito todo ponteado de estrelas, na amplidão do universo, no simples prazer de vê-las.
Todo dia existe Deus... nos segredos desta vida, no germinar da semente, nos movimentos da Terra que gira incessantemente.
Todo dia existe Deus... no orvalho sobre a relva, na natureza que encanta, no cheiro que vem da terra e no sol que se levanta.
Todo dia existe Deus... nas flores que desabrocham perfumando a atmosfera, nas folhas novas que brotam anunciando a primavera.
Deus é capaz,
Deus é paz,
Deus é esperança.
É o alento do aflito, o criador do Universo, da luz, do ar, da aliança.
Deus é a justiça perfeita, que emana do coração ao perdoar quem ofende, Ele é o próprio perdão.
Será que você ainda não viu no colorido mais belo dos olhos dos seus filhos?
Deus é constante e perene. É divino!
De tal sorte que sendo a essência da vida é o descanso na morte.
Não há vida sem volta e não há volta sem vida.
A morte não é morte; é só a porta da vida.
Todo dia existe Deus... no ciclo da natureza, neste ir e vir constante, no broto que se renova, na vida que segue adiante ...em quem semeia bondade e em quem ajuda o irmão, colhendo felicidade, cumprindo a sua missão...
Todo dia existe Deus... no suor de quem trabalha, no calo duro das mãos, no homem que planta trigo, no trigo que faz o pão.
Você pode sentir Deus pulsar... dentro do seu coração!!!
Fiquemos com Deus... Deus é amor!!!


ANO DO DRAGÃO,

ANO DO DRAGÃO,
35 ANOS DA REVOLUÇÃO,
MOTIVO NÃO FALTA PRA
VOCÊ SAIR DESSE ESTAGNÃO!!!


Prós chineses 2000 não é só o ano do Dragão, é o ano do Dragão Dourado (só rola a cada 60 anos)!!! Previsão: Prosperidade total! Mudança radical! Ousadia geral!!! Isso quer dizer, minha filha, que esse é o momento certo de você chutar o pau da barraca, de estourar a boca do balão, de dar um meterão com aquele cara que você achou que nunca ia te dar bola. Xô teia de aranha! Xô vida besta! Xô bolor! Xô caneta bic que não escreve! Agora, se você é católica pra caramba e acha esse papo de horóscopo e de bicho que solta fogo pelas ventas papo furado, lembre-se que, nesse ano, também rola o 35o. aniversário da Revolução de 64. Sei lá que cacete de Revolução é essa. Isso não é importante, o importante é que eu tô devendo uma puta grana pró meu cheque especial. O importante é que Revolução é Revolução e está na hora de você fazer a sua: Queime o seu sutiã de óleo e água! Jogue fora aquele resto de Diet Coke sem gás da geladeira! Mude a marca da ração do seu cachorro! Aperte o seu tubo de KY no meio e não no fim! Coma pizza de alho e alitche de café da manhã! Mande à merda aquele cara que só aparece quando quer te comer! Exija Vale Motel da sua empresa! Mande um 7 Day Diet para a sua maior inimiga! Obrigue a Sandy e o Júnior a ouvirem os seus próprios cds!!!
Pé na jaca já!!!

Abençoa todos aqueles que têm a difícil

Abençoa todos aqueles que têm a difícil tarefa de educar os filhos.
Dá-lhes coragem, compreensão e sabedoria.




Dá-lhes alegria e fé para que possam ser aqueles amigos que a juventude espera;
Capazes de ouvir seus anseios sem recriminações;
Capazes de aprender a mensagem de seus corações,
sem confundi-la com a sua emotividade;
Capazes de orientar a sua inteligência num justo termo,
sem muitas palavras vazias de significação.
Senhor,se todos os Pais do mundo não forem abençoados,
o mundo será estéril e os pequenos, rejeitados;
Não mais acharemos quem queira a responsabilidade de ser pai;
Não haverá mais amor;
E o riso das crianças não será mais ouvido.
E a terra nada mais produzirá.
Não haverá estímulo, não haverá vida;
E o egoísmo levará o homem a exterminar seu irmão,
pois não haverá a simplicidade de crianças para fazê-lo :
- pensar na pureza de um gesto;
- na responsabilidade de uma vida que depende do outro;
- na fraternidade humana de todas as criaturas.
Senhor!
Que todos os Pais do mundo saibam ser verdadeiramente pais,
amando, compreendendo e perdoando,
para que assim possam estar à altura da missão
que Tu mesmo colocaste em suas mãos,
quando os criaste à Sua imagem e semelhança


A resistência da fé

A resistência da fé
Recife saúda a restauração da primeira sinagoga
das Américas, recordando a perseguição aos
judeus na Colônia

beco mudou de nome - a antiga Rua dos Judeus chama-se hoje do Bom Jesus. O pacato bairro que acolheu o casario colonial erguido pela comunidade judaica às margens do Rio Capibaribe, no século 17, é agora ponto de efervescência turística no Recife. Moradias que sobreviveram ao tempo e à intolerância anti-semita, algumas reformadas nos últimos anos pela prefeitura, cederam lugar a bares e restaurantes da moda. Em meio a esse burburinho, a tradição judaica resiste e se destaca. Nos números 197 e 203 da Rua do Bom Jesus, dois sobrados geminados simbolizam a força dessa resistência. Os prédios abrigaram a primeira sinagoga das Américas, construída pelos judeus durante a ocupação holandesa, em 1640. Sobreviveram à ira luso-brasileira após a expulsão dos invasores e agora ganham vida nova. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o mais antigo marco do povo israelita no Brasil começa a ser restaurado ainda este mês, transformando-se em centro cultural.
Trégua
No Recife dos holandeses, pintado por Franz Post, os judeus podiam assumir sua fé
A sinagoga Zur Israel, "Rochedo de Israel" em hebraico, evoca a saga dos primeiros judeus nas Américas. Pernambuco, como outras capitanias da Colônia, recebeu nos séculos 16 e 17 grandes levas de imigrantes europeus de origem judaica, convertidos à força ao catolicismo durante a Inquisição. Eram os chamados cristãos-novos, judeus batizados na Igreja Católica sob pena de expulsão da Península Ibérica e de suas colônias. Muitos procuraram negócios no Novo Continente e vieram para o Brasil. Em terras pernambucanas, concentraram-se em Olinda. Bons comerciantes com acesso fácil a financiamentos para a produção açucareira, quando não donos de engenhos, conquistaram a simpatia dos governantes
Os primeiros judeus chegaram a Pernambuco na comitiva do donatário Duarte Coelho, o fundador da capitania. Um deles, Diogo Fernandes, ganhou do governante o engenho Camaragibe e dentro da casa-grande mantinha uma sinagoga clandestina, onde os pretensos judeus conversos se reuniam para ler o livro sagrado, a Tora. Em Olinda, os mais corajosos também praticavam o culto no recesso do lar. Um deles percorria a cidade com um lenço vermelho preso ao tornozelo, senha para a realização do culto. Em 1593, quando os inspetores do Santo Ofício chegaram a Olinda, cerca de 100 cristãos-novos foram denunciados.

Hostilidade precoce
A perseguição aos judeus foi a regra na Colônia

O primeiro cristão-novo a pisar em chão brasileiro chegou com Cabral. Gaspar de Lemos, um polonês que viveu em Goa, veio ao Brasil como intérprete. Em 1503, outro judeu, Fernão de Noronha, arrendou as novas terras para explorar riquezas locais, sobretudo pau-brasil. Ao lado de Pernambuco, a Bahia e o Rio foram importantes pólos de fixação dos judeus na Colônia. E cenários de perseguição religiosa após o recrudescimento da Inquisição, que culminou com dezenas de execuções. No século 18, por exemplo, o teatrólogo Antônio José da Silva acabou morrendo na fogueira em Portugal.
Olinda era uma cidade virtual de cristãos-novos, mas na realidade era de judeus", afirma o arquiteto José Luiz Menezes, responsável pelo projeto de restauração da sinagoga. Existiam na época perto de 5 mil judeus em Pernambuco. "É indiscutível a contribuição deles para o desenvolvimento da Colônia e para a consolidação da economia do açúcar", destaca Menezes. Com a invasão holandesa, em 1630, os judeus passaram a desfrutar de liberdade religiosa - a Holanda era uma nação calvinista e recebia sem preconceito religioso grandes contingentes de judeus perseguidos.

Após o incêndio que destruiu parte de Olinda, em 1631, a comunidade judaica passou a construir casas no Recife. Em 1636, já celebrava cultos numa sinagoga provisória, instalada em imóvel alugado. Quatro anos depois, inaugurou a sinagoga permanente nos altos dos sobrados na antiga Rua dos Judeus. No térreo, funcionava uma loja. O primeiro rabino, Isaac Aboab da Fonseca, era interlocutor freqüente do padre Antônio Vieira. Mas a liberdade durou pouco. Expulsos os holandeses, em 1654, 16 navios apinhados de judeus zarparam para Amsterdã. Os sobrados foram doados por Fernandes Vieira, um dos líderes vitoriosos, aos padres oratorianos. Depois, a Santa Casa de Misericórdia herdou o conjunto e nele manteve um orfanato, desativado há tempos. Em julho deste ano, a União desapropriou o imóvel abandonado e o devolveu à comunidade judaica para restauração.

"O governo já reformou milhares de igrejas católicas e até centro de candomblé, faltava uma sinagoga", afirma Boris Berenstein, presidente da Federação Israelita de Pernambuco. O projeto é montar no andar superior uma réplica da antiga Zur Israel. No térreo, além da sala de exposições, será instalado um centro de documentação. A reforma deve custar R$ 700 mil, bancados pelo Banco Safra por meio da lei de incentivo à cultura. Antes das obras, uma prospecção arqueológica rastreará detalhes da arquitetura original e vestígios dos antigos fiéis. "Às vésperas dos 500 anos do Descobrimento, é relevante mostrar como a presença judaica foi importante para a formação da cultura brasileira", ressalta Berenstein.
Sérgi

                                                       

A Mensagem Subliminar no cinema:

A Mensagem Subliminar no cinema:
A primeira experiência
A primeira experiência com mensagem subliminar no cinema oficialmente ocorreu em 1956. Este fato veio a público por meio de uma publicação no jornal 'Sunday Times' de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente em Nova York. Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor, que tem capacidade para projetar imagens com a velocidade de 1/3.000 de segundos, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos. Este aparelho projetou as frases 'Eat Popcorn' e 'Drink Coke' respectivamente, sobre a tela, durante a projeção do filme "Picnic", com Kim Novac ('Férias de Amor' no Brasil). Observou-se um aumento considerável de vendas dos dois produtos. A experiência se repetiu novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente computados registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente "Beba Coca" provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7 % e "Coma pipoca" da ordem de 18,10% no consumo de pipocas. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary como a de ''inserção de imagens" usada pela Disney nos desenhos animados. Esta técnica consiste em inserir ou 'esconder' uma imagem a cada 24 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção do movimento. A técnica de se inserir mensagens comerciais dissimuladas de produtos no cinema e televisão é comumente chamada de 'merchandising' (lê-se: merchandáising). A técnica não é nada recente. Na década de 30 o cinema americano já se utilizava deste artificio para cobrir parte ou até a totalidade dos custos de produção. No Brasil, desde o tempo da 'Cinédia' ou 'Atlântida' vários produtos eram anunciados nas cenas das chanchadas em troca de ajuda financeira para cobertura de despejas nas filmagens. (vide revista Marketing-jul/87) O cinema tem sido responsável também pelo crescente aumento da delinqüência e violência juvenil. De acordo com Luiz Gondim, psiquiatra, há uma indefinição, uma imaturidade própria da idade. Na falta de um referencial, os jovens imitam os personagens de Van Damme, Stallone, entre outros, dos filmes violentos. A mídia é responsável por esta geração violenta. Os personagens das novelas são quase sempre, mau caráter. São estes valores que crianças e jovens estão recebendo. O que você vê nos Shoppings são mães imitando a moda da programação da TV, com as filhas vestidas a caráter. A psicóloga Loren Bisk, que lida com assuntos religiosos, diz que 'estamos diante de uma conhecida revolta de adolescentes, movidos por radicalismos. Segundo ela, o fundamentalismo religioso explica o satanismo infantil, comum aos criminosos. Há vinte anos atrás, o filme "O Exorcista" viria revolucionar todo conceito sobre suspense, terror, medo e sadomasoquismo já levados às telas. Como explicar que até as cenas silenciosas pudessem causar um suspense tão palpitante? Por que cenas de possessão e exorcismo tão reais como nunca vistas antes, foram tão imitadas ou copiadas por dezenas de outros filmes que o sucederam? Deveria haver algo por trás, algo que não vemos, manipulando o subconsciente. Segundo W.B.Key, o produtor deste filme admitiu publicamente que ele continha 'mensagens subliminares' violentas e assustadoras (Media Sexploitation, pag.98a116). E o que dizer do "Silencio dos Inocentes", filme produzido pela Orion, estúdio as portas da falência e que , com um investimento ínfimo se comparado as superproduções de Spielberg, consegue arrebatar o "Oscar" de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado? E o "Clube da Luta" com inserções subliminares no final do filme, com apologia ao sexo e a violência? E o "Diário de um adolescente", com Leonardo de Cáprio, que tem inspirado tantos jovens e adolescentes a cometerem delitos impensáveis dentro das salas de aula? E na nossa sociedade, como explicar a crescente dissolução das famílias, a rebelião contra a sociedade e as leis, o distanciamento cada vez maior de uma formação religiosa, as tatuagens e marcas cada vez mais presentes nos jovens e adolescentes (quase sempre figurando simbologias ocultistas) ? Como explicar o interesse compulsivo em músicas "heavy metal", drogas, bebidas, livros e revistas ocultistas, vídeos, programas de TV e filmes de terror? E a mudança cada vez mais nítida de comportamento psicossocial como depressão, medo, insônia, imoralidade, explosões de ira, pesadelos e calafrios, queda acentuada no comportamento e aproveitamento escolar? E o aumento assustador nos índices de homicídios e suicídios entre jovens e adolescentes? Sim, havia e há muita coisa por trás de tudo isto, algo que escapa do nosso controle consciente: as Mensagens Subliminares.

O som no cinema
A importância do Som (e da ausência dele...):
Engana-se quem pensa que o som, no cinema é simplesmente a música, feita sob encomenda, que vai servir de fundo para as cenas mais marcantes deste ou daquele filme. Claro que determinados filmes ficam tão associados às canções (e vice-versa), que torna-se impossível lembrar de uma cena, sem que não venha à nossa lembrança, aquele fundo musical, principalmente se você se emocionou com ela.
Porém, o som como um todo, desde a respiração do ator, até a escolha da música, constitui parte integrante e fundamental de uma produção cinematográfica. Lembramos que os sons de fundo, ou seja conversas periféricas, sons de carros, navios, pássaros, buzinas, crianças brincando, etc, não são percebidos de forma consciente, ou seja, tem efeitos subliminares, portanto, eles quase sempre são produzidos meticulosamente em laboratório, para que se consiga os efeitos desejados para a cena. A exemplo do que acontece com a produção musical, as camadas de som, com suas respectivas diferenças de altura, freqüência e intensidades, são gravadas em camadas. Estas camadas são mixadas, uma a uma, e com o acréscimo gradual do fundo musical, vai criar no público, uma ilusão de situação real, 'mexendo' realmente com seu emocional.
É a música que vai 'rechear' a cena, criando um suspense incontrolável, levando as pessoas a roer unhas, ou consumir mais pipocas e refrigerantes; ou quem sabe, fazer chorar, numa cena romântica, até os mais durões de coração...
A manipulação pelo silêncio...
Há dois tipos de silêncio ou ausência de sons. O primeiro, é quando realmente naquela determinada cena há ausência de som para se criar uma expectativa ou ansiedade pelo que vai acontecer em seguida. Segundo, quando a ausência de som é apenas aparente, ou seja, pensamos mesmo que não há som sendo emitido, no entanto, ele existe, está lá, claro que numa freqüência muito baixa, aquém do limite consciente da percepção humana. Sabemos que o complexo sistema auditivo do homem, tem suas limitações. Assim como existem os ultra-sons, captados apenas para alguns animais, como o cachorro, existem os produzidos em baixas freqüências, que são enviados diretamente ao subconsciente, portanto, subliminares. Esta técnica, há muito vem sendo explorada pela mídia, não só no cinema, mas nos supermercados, para coibir o roubo; nos consultórios médicos, para se atenuar a dor; nos cursos de línguas, etc.
A importância da luz e das cores
Raramente são utilizadas as luzes e as cores naturais na produção cinematográfica, nos comercias para cinema e TV, ou nos clipes. A exemplo dos sons, tudo é cuidadosamente elaborado nos estúdios, nas ilhas de edição, através principalmente dos recursos da computação gráfica para se ter a garantia da eficiência nos resultados.
Alguns filmes com Mensagens Subliminares:
Carruagens de Fogo - 1981- Fox Video
Conta a história de dois corredores, um missionário escocês e um estudante judeu de Cambridge, competem nas Olimpíadas de 24. Retrata as emoções, dúvidas e frustações que motivam os dois esportistas. Baseados em fatos reais, levou Oscar de filme, roteiro, figurinos e trilha sonora.
O trabalho de Maris Janson no filme, Carruagens de Fogo, rendeu-lhe o prêmio máximo da Academia de Cinema de Hollywood. W.B.Key, afirma que Janson controlou o humor do público, sua emoção, sua tensão, tranqüilidade e ansiedade com técnicas de iluminação que ele descreveu como subliminares. Janson explicou que sua maior dificuldade foi evitar que a iluminação fosse percebida conscientemente pelo público, pois isso destruiria seu efeito.
O Exorcista - 1973 - Warner Home Video
Os enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis. Estes sons, de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência ( por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. Descobrimos também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador (profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas pelo filme.
O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha "estímulos subliminares violentos e assustadores" (Media Sexploitation - W.B.Key)
Silêncio dos Inocentes - 1981 - Vision
Grande vencedor do Oscar de 1991. Apesar do baixo investimento na produção, o filme, que arrebatou todos os principais prêmios da academia (filme, diretor, atriz, ator e roteiro adaptado) é um perturbador exercício de tensão e medo.
Utilizamos muitas vezes, algumas cenas do "Silêncio dos Inocentes", quando ministrávamos sobre Sons Subliminares, em nossas palestras, principalmente a cena final, em que o personagem, interpretado pela atriz Jodie Foster, uma agente do FBI, está no escuro tentando localizar o canibal, um serial killer. Nesta cena, prevalece o silêncio quase que absoluto, não fosse os sons de sua respiração convulsiva e batimentos cardíacos acelerados. Num primeiro momento, quando passávamos a cena sem som algum, o índice de envolvimento emocional do público era praticamente nulo. Com o som, podíamos observar a apreensão das pessoas acompanhando sem querer, com o próprio corpo, as gesticulações da atriz. A cor utilizada nesta cena, aquele verde característico dos binóculos infravermelhos (para enxergar no escuro), também tiveram importância preponderante no resultado final.
Highlander, O Guerreiro Imortal - 1986 - Lumière
Conta a história de um homem imortal que luta contra um inimigo igualmente imortal. Vale destacar a participação de Sean Connery (o mestre do herói) e as seqüências de ações, que é uma das técnicas subliminares mais utilizadas no cinema, TV e principalmente videoclipes. Certa vez, recebemos um telefonema de um ex-aluno que já havia participado de uma palestra sobre mensagem subliminar. Contou-nos, assustado com a descoberta, que quando voltava a fita para rever uma cena em que o personagem é envolvido rapidamente por feixes luminosos e raios, esta parou 'sem querer' no meio da seqüência. Foi quando descobriu que, os raios formavam caras de demônios ou espíritos, como se estivessem envolvendo ou possuindo o personagem. Desde então, esta fita tem feito parte nas nossas aulas e palestras sobre filmes.
O Senhor dos Anéis - 2002
O autor J.R.R.Tolkien, criador de uma literatura repleta de seres mitológicos, histórias fantásticas e misticismo. (Folha de S.Paulo-06/02/02)
Incontestável. Esta é a palavra mais apropriada para definir a influência das mensagens contidas nesta trilogia de Tolkien; agora transportada para as telas, seja nos videogames, nos jogos de RPG, nas bandas de rock, na literatura, nos filmes e, porque não dizer, no comportamento de milhares de aficionados em todo mundo.
Com certeza, jamais deve ter passado pela cabeça de J.R.R.Tolkien, o espectro de influências que causaria sua obra, "O Senhor dos Anéis"; que desde que foi lançado, é um dos campeões de vendagem, só perdendo para a Bíblia Sagrada.
O livro foi publicado pela primeira vez na Inglaterra, em 1955. Chegou nos E.U.A. em versão autorizada em 1966.
Tolkien era católico, politicamente correto, ou melhor, politicamente conservador e estudioso do inglês arcaico.
Muitos jovens, ao tomarem conhecimento do livro, principalmente agora, levados pelo marketing 'pesado' na mídia, são seduzidos a mergulhar de cabeça, num universo mágico, povoado por anões, elfos, e também, dragões.
A influência de Tolkien na literatura:
Harry Potter e Frodo. Dois personagens, o primeiro da "Pedra Filosofal", o segundo do "Senhor dos Anéisl" que, excetuando-se o fator cronológico, seriam pessoas de origens comuns, não fosse o fato de serem dotados de poderes sobrenaturais, capazes de façanhas impensáveis no limitado mundo infantil. Já não bastavam as tristes lembranças daqueles que, a pretexto de imitarem seus super-heróis, jogaram-se das janelas dos seus apartamentos, tornando-se os primeiros mártires desta geração massificada pela mídia.
O sucesso obtido pelos quatro volumes de Harry Potter, aliados à esta verdadeira febre por explorar o oculto, a magia, os seres fantásticos, alavancou "O Senhor dos Anéis" às listas dos mais vendidos.
Não é à toa, que a Srª. Joanne K. Rowling, a "mãe" de Harry Potter, abreviou seus dois primeiros nomes para "J" e "K", ficando assim: J.K.Rowling. Qualquer semelhança com J.R.R. Tolkien, não é mera coincidência...
A influência na Música:
Se você empreender uma pesquisa, usando também a Internet, vai encontrar mais de 600 músicos ou bandas, não só de rock, mas dos mais variados estilos, com alguma influência da mitologia de Tolkien.
- Ian Anderson; Jethro Tull; Led Zeppelin (Robert Plant, líder da banda, era fã de "O Senhor dos Anéis". Várias letras fazem referências diretas à obra); Rick Wakeman; etc.
A influência no Cinema:
Quem pode contestar sua influência na "Guerra nas Estrelas", de George Lucas?
Repare nos personagens, um grupo de seres muito estranhos lutando contra um mal comum; o estilo saga; guerreiros representando o mal; forças e poderes sobrenaturais, tanto de um lado, como de outro, etc.
A influência no RPG e nos jogos de aventura:
O principal jogo de RPG (ver seção "Nos RPGs"), o "Dungeons & Dragons", de 1974, foi apenas o primeiro dos jogos de interpretação, a mostrar claramente as influências do mundo mágico de Tolkien.
Outro jogo, o "Gurps Fantasy" também se utiliza do mesmo método tolkeniano.
Há quem afirme que o RPG, funcione como uma espécie de "porta" para o mundo da magia, introduzindo o jogador muitas vezes, à um caminho sem volta...
A influência no comportamento:
Quando "O Senhor dos Anéis" chegou aos E.U.A., em 1966, os jovens respiravam o "Summer of Love" na Califórnia, mais precisamente em San Francisco; o "verão de amor", que marcou oficialmente o início da era hippie.
A exemplo do que já ocorreu com outros clássicos, como "Guerra nas Estrelas", não foram poucos os que chegaram a se "fantasiar" à carater, para recepcionar, como num verdadeiro culto à um deus, "O Senhor dos Anéis", em seu lançamento no Brasil.
Sabemos que o espírito consumista mais uma vez faturou alto, desta vez, à custa dos anéis, das roupas élficas, das quinquilharias que se vendem nos camelódromos, das capas de cadernos, botons, camisetas, etc.
Se para muitos de nós, adultos, este mundo ainda está muito aquém da nossa limitada capacidade de entendê-lo, como ficam as mentes das nossas 'pobres' crianças?
Harry Potter e a Pedra Filosofal - 2001
O filme, baseado na obra de J.R.Rowling, conta a história de um menino bruxo, que descobre que tem poderes mágicos no dia de seu 11º aniversário. Antes de ingressar na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts - onde os meninos- bruxos são levados para aprimorar seus poderes - Harry vivia com os tios Walter e Petúnia Dursley, desde bebê, onde era muito rejeitado e maltratado, especialmente pelo filho do casal, seu primo Dudley. Harry veio para quebrar paradigmas dos heróis tradicionais, que se utilizavam de espadas, escudos e armas convencionais para defender o bem contra o mal, representados por vilões querendo, em sua grande maioria, dominar e escravizar a sociedade. O menino bruxo, por sua vez, busca tão somente a vingança através de rituais de bruxaria ou cultos ocultistas, contra aqueles que aparentemente o hostilizam, ou seja, passa a idéia que é certo punir sem critérios de julgamento. Fica então a interrogação: Uma criança na idade de H.Potter, seria capaz de premeditar tão urdilosas vinganças? É obvio que não podemos acusar um personagem de aparência ingênua como tantos outros, numa história de fantasia como tantas outras existentes. Devemos sim, nos ater às atitudes tomadas por este personagem, que não condizem com atitudes reais que devem ser tomadas por uma criança. Certamente estas idéias de rebeldia e vingança poderão ser absorvidas como dogmas por todas as crianças que se sentem rejeitadas ou oprimidas. Bem que Freud já dizia: " Nascemos cópias, morremos imitados".
Outros personagens:
Lilian e Tiago Potter - São os pais de Harry Potter, mas eles só aparecem nas lembranças do garoto. Lilian e Tiago também eram bruxos e tinham estudado em Hogwarts, até serem mortos pelo monstruoso Voldemort. Valter, Petúnia e Duda Dursley - Valter e Petúnia são os tios que cuidaram Harry até seus 11 anos.
Rony (Ronald Weasley) - Estuda com Harry em Hogwarts. Os dois magos se tornaram grandes amigos. Rony tem sete irmãos, todos estudantes de Hogwarts.
Hermione Granger - Outra amiga que Harry conheceu em Hogwarts. Juntamente com Rony, "Mione" e Harry passam por grandes aventuras.
Rúbeo Hagrid - É o gigante que vai buscar Harry na casa dos tios para levá-lo a Hogwarts. Como todo gigante, Hagrid é meio atrapalhado, mas muito simpático
Draco Malfoy - É o grande inimigo de Harry. Malfoy é aluno da fraternidade Sonserina, e vive importunando nosso herói.
Lord Voldemort - É o vilão da história. O bruxo maligno que matou os pais de Harry quando ele ainda era um bebê, deixando o menino com uma cicatriz na cabeça em forma de raio.
Alvo Dublemdore - Diretor da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Ninguém sabe a idade dele, mas como todo velho bruxo, Dumbledore deve ter mais de mil anos de idade.
Minerva McGonagall - Vice-Diretora e Professora de Harry nas aulas de Transfiguração. Ela comanda a fraternidade Grifinória.
Quirrel - Professor de Defesa Contra Artes das Trevas para os alunos do Primeiro Ano. Severo Snape - Professor de Poções Mágicas e Feitiçaria. Harry acha que ele não simpatiza muito com os alunos novatos.
Gilderoy Lockhart - Professor de Defesas Contra Artes das Trevas do Segundo Ano. É boa gente, mas as vezes se acha muito convencido.
Remo Lupin - Professor de Defesas Contra Artes das Trevas do Terceiro Ano.
Sirius Black - O próprio prisioneiro de Azkaban, "vilão" do terceiro livro da série.
Harry Potter é barrado por pais na Polônia:
Vários estudantes primários poloneses tiveram de cancelar suas reservas para o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal devido aos protestos de seus pais, informou ontem o jornal Rzeczpospolita.
Kazimierz, diretor de escola primária em Rzeszow (sudeste), disse que vários pais de seus alunos protestaram contra "os elementos de ocultismo e mundo da magia apresentados pelo filme e suscetíveis de desfigurar o psiquismo das crianças".
Cerca de vinte habitantes de Tarnow escreveram uma carta à municipalidade para impedir a distribuição do filme, o qual, segundo eles, "propaga a magia e ataca os valores católicos".
Na sexta-feira passada, na Polônia, o filme baseado no romance de J.K.Rowling, bateu todos os recordes de bilheteria em uma premier no país. (A Tribuna -23/01/02)
Fantasia e Realidade:
Há muito tempo, a linha divisória entre fantasia e realidade, não só na literatura infantil, mas em quase todas as mídias, vêm ficando mais tênue. De forma alguma, nos posicionamos contrários à fantasia no universo da criança, mas ela deve ser analisada criteriosamente, segundo seu significado e consequente efeito. Não podemos esquecer das fábulas de Esopo enaltecendo o trabalho, como na "A Formiga e a Cigarra".
Não estariam as fábulas modernas exaltando o papel dos fortes sobre os fracos; não estariam as idéias de vingança, de amor próprio e de vaidade, sobrepujando os valores éticos, busca de conhecimento, altruismo, valorização dos ideais de crescimento moral e espiritual, cujos conceitos infiltram-se no imaginário infantil, contribuindo na formação do seu caráter?
Qualquer criança, em seu primeiro contato com H.Potter, já começa imaginar-se dentro da história e a desejar profundamente ser bruxo também, para que, assim como Harry, resolver da maneira dele (Harry) seus problemas de traumas, de rejeição dos pais, amigos ou qualquer trouxa (nome dado pelos bruxos da história de H.Potter, a quem não tem poderes mágicos) que atrapalhar o seu caminho.

(Imagem retirada do site oficial)
Observe nesta imagem extraída do site www.harrypotter.com, a formação de várias caras demoníacas dentro da área pontilhada.
Você pode escurecer ou clarear a tela do seu micro, para facilitar a visualização e se surpreender com os resultados!
Alguns depoimentos preocupantes:
"Os livros de Harry Potter são o máximo porque me ensinam sobre magia e como você pode usar isto para controlar pessoas e ter vingança sobre os seus inimigos. Eu quero aprender a "Praga do Cruciatos" para fazer sofrer a minha professora de ciências por ter me dado uma nota baixa". Disse Craig Nowell, um garoto de 10 anos recém convertido a "Nova Ordem Satânica do Circulo Negro", em Hartland, Wiscosin.
Veja o que disse uma garota de apenas 6 anos quando foi indagada a respeito do seu personagem favorito: "Hermonie e' a minha preferida porque ela e' esperta e tem um gatinho. Jesus morreu porque ele era um fraco e um estúpido." Disse Jessica Lehman, da Carolina do Sul.
E aqui está a declaração de Ashley, de 9 anos de idade, típica média de idade dos leitores de Harry Potter: "Eu acreditava no que eles me ensinavam na Escola Dominical da Igreja. Mas os livros de Harry Potter me mostraram que a magia é real, é algo que eu posso aprender e usar agora, e que a Bíblia não é nada mas apenas um livro de mentiras chatas." E então mostrou como invocar "CEREBUS" com palavras de magia encontradas do livro, que é um cão de caça de três cabeças do inferno...
Isto prendeu a sua atenção? Se não, que tal a declaração de um alto sacerdote da Primeira Igreja de Satanás em Salem, Massachusettes:
"Harry é um enviado dos deuses para a nossa causa. Uma organização como a nossa, prospera com esse sangue novo, e nós temos tido mais pessoas se juntando a nós nestes dias do que podemos lidar, e é claro, a maioria delas é muito jovem e ainda são virgens, o que para nós é realmente muito suculento!"
Alguns crimes influenciados pelos filmes.
·        O estudante Vitor Alexandre dos Santos, 21 anos, matou em dez/98, a avó, o tio, a tia e a mãe para cumprir uma missão designada por 'vozes do além'. Os crimes ocorreram em Mirandópolis (SP) onde morava, e suas relações com "Spawn, o Soldado do Inferno" são muito evidentes. A forma como ele agia lembra o personagem do filme, do qual o estudante anotou um trecho do texto, que depois foi encontrado pela polícia. Spawn estrangulava as vítimas com as mãos . A exumação dos corpos revelou que Vitor quebrou o hióide - osso do pescoço - dos parentes, conforme constatado pela perícia. (Folha de S.Paulo-16/12/98).
·        Em maio de 99, em Denver, Colorado (EUA), dois jovens abriram fogo contra dezenas de colegas na escola. Tinham idéias nazistas, fabricavam bombas através da Internet, eram viciados no jogo 'Doom', e é muito provável que tenham se inspirado no filme 'Diário de um Adolescente' estrelado por Leonardo de Caprio, que interpreta um jovem drogado de N.York, que jogava basquete nos anos 60. Num de seus delírios, imagina-se na sala de aula de sua escola, vestido com uma capa preta e matando todos ao seu redor. Contribuiu também, Matrix, filme violento com cenas de hiper-realismo, cujos personagens também vestiam-se se preto. Coincidência ? (Fonte:Vários jornais, revistas e noticiários de TV-Maio/99)
Bibliografia/Referências:
  • A Era da Manipulação - Wilson Bryan Key - Scritta Editorial - 1996
  • Vídeo - O Dicionário dos Melhores Filmes - Nova Cultural - 1996
  • Revista Capricho/04/06/01
  • Revista Rpg Dragon/ano1/nº1
  • Revista Época/27/11/00
  • Jornais Folha de S.Paulo
  • O Estado de S.Paulo
  • Jornal A Tribuna
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A mãe de São Pedro

A mãe de São Pedro

Era muito velhinha e má a mãe de São Pedro.

Egoísta, não fazia favor, nem prestava socorro a ninguém. De lhes sobravam jantares, preferia vê-los mofar a atirá-los aos próprios cães. Por seu gênio intratável e mau, ao morrer não quis Deus que São Pedro lhe abrisse as portas do céu àquela alma, condenando-a, por milhares e milhares de séculos, às chamas purificadoras do purgatório, benévolo castigo que impunha à velha em atenção ao filho.


Apelou, porém, o santo porteiro para a solidariedade divina, e, após muitos rogos, permitiu Deus a entrada, no céu, da alma da egoísta velha, com a condição, porém, de subir por uma trança de cebolas, que seria lançada por São Pedro.

Agarrou-se a velha à frágil concessão; mas como às saias se agarraram outras almas para também aproveitar o favor divino - não por medo da sobrecarga, mas por não querer que subisse com ela as outras - tanto esperneou que, por fim, estalou, ao meio, a trança.

Voltou São Pedro à presença de Deus e rogou-lhe nova trança, mas o Eterno negou-se formalmente a dar-lhe, e afinal por muita intercessão de Jesus, forneceu-lhe apenas tenra folha de cebola.

Diante de tão frágil meio assustou-se a mãe de São Pedro. Agarrou-se porém, a ela, jurando a si mesma nem sequer bulir para não arrebentá-la, mas o seu egoísmo a perdeu. Ao sentir que outras almas lhe agarravam às veste, entrou a dar coices e rebentou a frágil folha de cebola pela qual deveria subir ao céu e não foi. Continua no purgatório a pagar suas culpas.