24 de junho de 2010

Luís Fabiano


Luís Fabiano

MINHA BIOGRAFIA
Luis Fabiano nasceu em Campinas, no Brasil, em 8 de novembro de 1980. Ele começou a carreira na Ponte Preta, time de sua cidade-natal, pelo qual marcou 25 gols em 67 partidas.

O desempenho chamou a atenção do São Paulo FC para os talentos do jovem artilheiro e, depois de marcar 10 gols em 22 jogos na Série A do Brasileirão, ele se transferiu para o futebol europeu, para disputar o campeonato francês pelo Rennes. Mas a mudança de ares não deu certo e Luis Fabiano voltou ao São Paulo sem ter marcado um único gol em 11 partidas.

Em casa, o atacante deu a volta por cima e marcou nada menos que 19 vezes em 23 jogos na sua primeira temporada de volta ao São Paulo. O ano seguinte foi ainda melhor, com 29 gols em 34 partidas. Depois de um início impressionante da temporada de 2004, anotando cinco gols em oito jogos, Luis Fabiano voltou a chamar a atenção dos clubes da Europa e, dessa vez, se transferiu para o FC Porto, de Portugal, que pagou €10 milhões pelo artilheiro.

Conquista da artilharia da Copa Libertadores
A marca de Luis Fabiano de 118 gols em 160 jogos oficiais pelo São Paulo permanece como as melhor média de gols da história do clube. A fama de homem-gol foi reforçada com a conquista da artilharia da Copa Libertadores de 2004.

Mesmo assim, a incursão no futebol português não correspondeu às expectativas e, após apenas três gols em 22 partidas, Luis Fabiano foi vendido para o Sevilla, na Espanha. O único destaque da temporada no Porto foi a conquista da Copa Intercontinental, com uma vitória dos portugueses sobre o Once Caldas, da Colômbia.

Copa da UEFA
Na Espanha, os primeiros meses de Luis Fabiano chegaram a dar a impressão de que mais uma vez ele decepcionaria na Europa. Mas em 2006, ele ajudou a levar o clube andaluz à conquista da Copa da UEFA, marcando um dos quatro gols na vitória sobre o Middlesbrough. No ano seguinte, Luis Fabiano voltou a ser decisivo para a conquista do bicampeonato da UEFA, ao derrotar o Espanyol nos pênaltis.

Em 2007, Luis Fabiano ajudou o time espanhol a ganhar a Copa do Rei sobre o Getafe. Na temporada seguinte, o atacante ficou em segundo lugar na artilharia da Primeira Divisão espanhola.

Impetuoso, durante os anos no São Paulo, Luis Fabiano levou muitos cartões vermelhos, mas a fama de esquentado já ficou para trás. Hoje, Luis Fabiano combina força e faro de artilheiro com a tradicional categoria brasileira. Ele chuta bem com os dois pés e domina o jogo aéreo.

MEU TIME
O Sevilla FC foi fundado em 14 de outubro de 1905 por José Luis Gallegos. Gallegos aprendeu futebol na época em que estudou na Inglaterra, e nos primeiros anos do clube, os adversários eram quase que exclusivamente tripulações de navios ingleses aportados em Sevilha, já que naquela época, não existiam outros times na cidade espanhola.

O Sevilla FC sentiu o gosto do sucesso pela primeira vez em 1935 quando conquistou a Copa do Rei, título que voltou a ganhar em 1939. Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39), o Sevilla viveu uma grande fase e por pouco não levou ganhou o título da liga espanhola em 1939/40. No entanto, com um empate no último jogo do campeonato acabou amargando o vice-campeonato.

Venceu o campeonato espanhol
Depois de ficar em segundo e terceiro lugar durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945/46 o Sevilla finalmente conquistou o seu primeiro e, até o momento, único título nacional espanhol. Em 1948, voltaram a levantar a Copa do Rei, mas esse foi o último triunfo antes de décadas de fracassos.

Até o fim do século, em seus melhores anos, o clube não conseguiu passar das posições intermediárias da tabela. Nos piores, chegou a ser rebaixado para a Segunda Divisão. A humilhação aconteceu em 1999/2000, quando o Sevilla terminou como lanterninha da Primeira Divisão. Mas o fracasso acabou levando o clube a uma virada.

Estabilidade financeira
Com um time repleto de novos talentos, o Sevilla conquistou o título da Segunda Divisão em 2000/2001. A tão ansiada estabilidade financeira foi garantida com a venda de um dos seus maiores ídolos, José Antonio Reyes, para o Arsenal, da Inglaterra. Nas temporadas de 2003/04 e de 2004/05, o Sevilla FC terminou o campeonato na 6ª colocação, garantindo uma vaga na Copa da UEFA. E o título de 2005/06 na Copa da UEFA marcou a volta do Sevilla FC à elite do futebol.

Para chegar à final, o Sevilla derrotou, entre outros, o Lille, da França, e o Schalke 04, da Alemanha. Na final, os espanhóis dominaram completamente o Middlesbrough, goleando os ingleses por 4 a 0. A escalada ao topo ficou completa com uma vitória por 3 a 0 sobre o Barcelona, na final espanhola da Supercopa da UEFA.

Copa do Rei e Copa da UEFA
Na temporada seguinte, o clube fez história ao se tornar o segundo time a ganhar a Copa da UEFA por dois anos consecutivos. Dessa vez, a vitória foi nos pênaltis, sobre o Espanyol. Na caminhada até a final, o Sevilla eliminou times como o inglês Tottenham Hotspur, o ucraniano Shakhtar Donetsk e o também espanhol Osasuna. Na temporada de 2006/07, o Sevilla conquistou o primeiro título na Espanha em 60 anos, faturando a sua quarta Copa do Rei, ao derrotar o Getafe por 1 a 0 na final.

Em 2007/08, uma tragédia abalou o clube, a morte do jogador Antonio Puerta, durante uma partida contra o Getafe. O Sevilla terminou a temporada em quinto e foi até as quartas-de-final da Liga dos Campeões, mas acabou eliminado pelo Fenerbahce, da Turquia.
Os maiores rivais do Sevilla são os vizinhos do Real Betis.

Entre os mais célebres nomes a defenderem o vermelho e branco do Sevilla FC estão Diego Maradona, Toni Polster, Javier Saviola, Bebeto, Daniel Alves, Ivan Zamorano, Robert Prosinecki, Davor Suker, Rinat Dasaev e Sergio Ramos.

TITULOS
Liga da Espanha: 1946
Copa do Rei: 1935, 1939, 1948, 2007
Copa da UEFA: 2005/06, 2006/07
Supercopa da UEFA: 2006

Nenhum comentário: