14 de dezembro de 2008

DALVA DE ANDRADE


DALVA DE ANDRADE




(Dalva de Andrade Serra)

2/4/1935, Rio de Janeiro, RJ


Revelada no programa "Pescador de estrelas", do radialista e cantor Arnaldo Amaral, em 1953 atuou na Rádio Globo. Seguidora do estilo de Dalva de Oliveira, em 1955, gravou seu primeiro disco cantando o samba-canção "Tudo nos falta", de Claudionor Cruz e Pedro Caetano e o bolero "Preço do silêncio", de Othon Russo e Nazareno de Brito. É de 1956 a gravação da toada "Chuva", de Fernando César. Em 1957, gravou o bolero "Que murmurem", de Fuentes e Cardenas, com versão de Goiá Jr. e o samba "Sempre ele", de Armando Nunes e J. Portela. Data do mesmo ano a gravação de "Marcelino pão e vinho", do filme homônimo, canção de Sorozobal e Sanches, com versão de Ribeiro Filho. Em 1958, gravou de Ary Barroso e Luís Peixoto o samba "É luxo só"; no ano seguinte, o samba "Brigas, nunca mais", de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais, e o samba canção "Eu sei que vou te amar". Em 1960, passou a gravar na Odeon, onde estreou cantando "Chorei sozinha", de Paulo Tito e "Um pouco de ti", de Tito César e Fernando César. No mesmo ano, gravou "Vou fazer um samba", de Evaldo Gouveia e Almeida Rego e o grande sucesso de sua carreira, "Serenata suburbana", guarânia do compositor pernambucano Capiba e que nomeou o LP que também lançou naquele ano e no qual cantou o samba "Bebeco e Doca", de Luiz Peixoto e Ary Barroso. Em 1961, seriam gravados o samba canção "Minha solidão", de Adelino Moreira e o choro "Quero saber"; em 1962, "Tormento", de Lindolfo Gaia e Romeu Nunes e "Amor e ciúme", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. No mesmo ano, gravou de Luiz Vieira o "Prelúdio para ninar gente grande". Em 1963, de Getúlio Macedo, gravou a canção "Cigana". Lançou ainda pela Odeon o LP "Prece", interpretando composições de Marino Pinto. Em 1965 foi contratada pela gravadora Philips. Pouco tempo depois deixou a vida artístico por causa de problema de surdez.

DISCOGRAFIA


JUN/1955 - Tudo nos falta / Preço do silêncio
DEZ/1955 - Linda Espanha / Aquele quarto
SET/1956 - Chuva / Bacarat
1957 - Que murmurem / Sempre ele
1957 - Marcelino, pão e vinho / Letra e música
1958 - É luxo só / Sou eu
1958 - No azul pintado de azul / Nunca pensei
1958 - Eu, você e o mar / Sonhando à beira-mar
1959 - Brigas, nunca mais / História
1959 - Insistência / Eu sei que vou te amar
1959 - Natal / Alegre Natal
1959 - Eis Dalva de Andrade Flamingo / Além do Céu / Brigas Nunca Mais / Sereno / Eu Sei Que Vou Te Amar / É Luxo Só / História / Balada Para Esquecer / Linda Espanha / Vou-me Embora de Ti / Sou Eu / Eu Preciso de Você


ABR/1960 - Chorei sozinha / Um pouco de ti
MAI/1960 - Vou fazer um samba / Serenata suburbana
SET/1960 - Quando te encontrar / Voltei para ficar
1960 - Serenata Suburbana Serenata suburbana / Chora tua tristeza / Chorei sozinha / Ser só / A grande dor (The bir hurt) / Se tu soubesses / Bebeco e Doca / Voltei pra ficar / Vou fazer um samba / Frustração / Mais que a minha vida / Adeus


SD - Serenata suburbana / Porque / Eu sou sua mulher / Pedido à lua
SD - O relicário (El relicario) (com João Dias) / Angelito negros (com João Dias)


JAN/1961 - A grande dor / Ser só
ABR/1961 - Minha solidão / Quero saber
1961 - Se você se importasse / Quando um amor se acaba
1961 - Amor e CiúmeBenedito / Uma Vez Mais / Onde Estás Meu Amor / A Volta / Quando Um Amor Se Acaba / Se Você Se Importasse / Cubanacan / Súplica / Mente / Amor e Ciúme / Deixei de Sorrir / Meu Lago Azul
1962 - Amor e ciúme / Tormento


SET/1962 - Cravo vermelho / Prelúdio para ninar gente grande
1963 - Dalva de AndradeSabe Deus (Sabrá Dios) / Mensagem / Além da Imaginação / Sempre no Meu Coração (Always in my Heart) / Ilusão a Toa / Seu Amor, Você / Que Será de ti / Castigo / Tema do Amor Triste / Rotina / Reclamo / Incerteza
MAR/1963 - Não me esqueças / O pecador
JUL/1963 - Cigana / Amor, mon amour, my love
SET/1963 - O relicário (com João Dias) / ?


1964 - PreceQue Seja Eu / Segredo / Sucedeu Assim / Talvez / Boa Noite Esperança / Renúncia / Prece / Reverso / Velha Praça / Se o Tempo Entendesse / Céu Azul / Vulto
1965 - A Luminosa EstrelaAmor Criança / Amor (Lover) / Ai de Mim Que Amei / São Francisco / Gelo / A Dor Universal (Concerto Nº 1) / Nada Existe Sem o Nosso Amor / Postal Colorido / Eu e o Cisne (Lago dos Cisnes) / As Noites Sem Ti (Mis Noches Sin Ti) / Dança das Horas (Da Ópera ''Gioconda'') / Estranha no Paraíso (Stranger In Paradise)
SD - Venezia no / Flamenco rock
1980 - Capoeira da Ribeira

Nenhum comentário: